Selecione o dia...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Governo fará parceria para ampliar capacidade de armazenamento de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222462.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assegurou ontem (06/08/12) que o governo federal vai se empenhar na formalização de parcerias com o setor privado para garantir o aumento da capacidade de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, prometeu investimentos em logística para o escoamento da próxima safra.

Perda na safra de milho dos EUA deve ser de 100 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222460.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pelas estimativas de consultores brasileiros, o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), previsto para ser divulgado até o dia 10 de agosto de 2012, deverá apontar uma quebra entre 90 e 100 milhões de toneladas na safra de milho americana em função da seca que atinge as lavouras dos Estados Unidos.

Inventário Florestal terá R$ 65 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222457.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), terá R$ 65 milhões do Fundo Amazônia para realizar o Inventário Florestal Nacional (IFN) -- iniciativa para levantar a quantidade e a qualidade das florestas -- no bioma Amazônia. O projeto foi aprovado esta semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Consórcio Pesquisa Café lança nova edição da Coffee Science

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222455.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Coffee Science, revista científica especializada em cafeicultura, acaba de publicar mais uma edição, a de volume 7, nº 1 (2012), disponível neste link. Criada por pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café), a publicação é editada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), instituição participante do Consórcio, formado pela união de instituições de pesquisa, ensino e extensão em prol do agronegócio café no Brasil.

Representação Brasileira no Parlasul vota isenção do IPI para agricultores familiares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222461.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) vota hoje (07/08/12) substitutivo do deputado George Hilton (PRB-MG) ao projeto de lei que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos produzidos em países do Mercosul e destinados exclusivamente ao uso na agricultura nacional, quando adquiridos por agricultores familiares ou por cooperativas agrícolas. O projeto será votado em decisão terminativa.

Problemas de casco são os principais riscos na pecuária leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222459.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pecuária leiteira cresce a cada dia. Conforme dados divulgados pela Associação Leite Brasil foram produzidos 31 bilhões de litros de leite em 2011, incremento de 1% em relação a 2010. A previsão para 2012 é um aumento de 4%, em decorrência da demanda interna e crescimento das exportações, que devem aumentar 15% em relação ao ano anterior, chegando a 362 milhões de litros de leite exportados.

Investir em inovação pode dinamizar a economia, avalia pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222458.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No Brasil, é baixo o volume de investimentos em inovação tecnológica. Para o geógrafo Pablo Ibañez, esta condição representa uma significativa vulnerabilidade econômica externa para o País, que se vê altamente dependente de tecnologias importadas e de alto custo. Ibañez, que desenvolveu a tese de doutorado Geopolítica e Inovação Tecnológica: uma análise da Subvenção Econômica e das Políticas de Inovação para a saúde na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), acredita que o incremento de políticas públicas que incentivem a inovação não só contribuiria para diminuir a dependência externa da nação, como também auxiliaria a movimentar a economia interna.

Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222456.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Por volta de 2050, praticamente todos os habitantes do planeta estarão respirando um ar tão poluído quanto o que hoje se respira no leste asiático. Esta é uma das conclusões do estudo Efeito das emissões antropogênicas sobre a qualidade do ar se nada for feito (Effects of business-as-usual anthropogenic emissions on air quality), publicado no dia 1º de agosto de 2012 no periódico Atmospheric Chemistry and Physics (AVP, da sigla em ingês).

UFSCar realiza vestibular para cursos de graduação a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222454.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Entre os dias 4 e 24 de setembro estarão abertas as inscrições para o Vestibular UFSCar EaD 2012 com oferta de 770 vagas distribuídas entre 13 polos de apoio presencial localizados nos seguintes municípios do Estado de São Paulo: Araras, Bálsamo, Barretos, Cubatão, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Itapevi, Jales, Jaú, São Carlos, São José dos Campos e Tarumã. Os cursos ofertados pela UFSCar na modalidade a distância são Educação Musical, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Pesquisar este blog