Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Conceito de "água virtual" deve nortear consumo sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222651.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em Estocolmo inicia-se a Semana Mundial da Água. Especialistas sugerem modelo global de sustentabilidade para agricultura, considerando o enorme volume de água "invisível", exportado junto com alimentos. "Água é vida. É o coração da economia verde. Por isso, temos que falar sobre eficiência no uso da água", enfatiza Kenza Robinson. Ela é a secretária das Nações Unidas para Água e trabalha no Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa).

Greve docente de 2012 é um vigoroso movimento contra o sindicalismo de Estado na vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222653.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Um espectro daninho ronda o sindicalismo brasileiro há mais de oitenta anos: o sindicato de Estado. Um morto, como veremos, muito vivo! Em todos os países que viverem ditaduras fascistas ou aparentadas ao fascismo e que adotaram modelos sindicais corporativistas (de sindicalismo vertical, sindicato único, umbilicalmente ligado e controlado pelo Estado), o sindicalismo de Estado foi superado nos processos de redemocratização. No Brasil, pelo contrário, esse zumbi sobreviveu a dois processos de redemocratização, distantes 40 anos no século XX. A razão fundamental para a manutenção da estrutura do sindicato oficial está em sua funcionalidade para a classe dominante brasileira. Não é pouco significativo o fato -- inerente a sua lógica de funcionamento -- de que tal estrutura se sustenta e é sustentada por uma casta de dirigentes sindicais burocratizados, que fazem do sindicalismo meio de vida e atuam, antes de mais nada, para manterem-se à frente do aparato objetivando o usufruto do poder e das vantagens materiais que ele oferece.

Biogás é alternativa sustentável para pequenas comunidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222652.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No mundo todo, 3,2 bilhões de pessoas não têm acesso a modernas fontes de calor. Elas usam a fogueira para cozinhar e se aquecer, o que prejudica a saúde e o meio ambiente. Uma solução é a produção de biogás.

CNA aconselha cautela aos sojicultores que vão ampliar área de cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222650.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Brasília -- O Brasil deve colher pouco mais de 81 milhões de toneladas de soja na safra agrícola 2012/2013, que começará a ser plantada no mês que vem para colheita no início de 2013. Será um acréscimo de 23% em relação às 65,5 milhões de toneladas da safra anterior, impulsionado pela alta de mais de 100% do produto. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entretanto, adverte que os preços não devem se manter.

Entidades da sociedade civil sugerem metas de sustentabilidade para prefeitos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222658.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] São Paulo - A Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançaram hoje (23) a publicação Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros -- Indicadores e Referências. O documento, que será apresentado a todos os candidatos às prefeituras do país, pretende oferecer metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança. Até agora, 550 candidatos de 328 cidades já aderiram, além de cinco diretórios nacionais.

Variedade resistente à seca pode garantir níveis de produtividade agrícola em períodos de estiagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222657.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Brasília -- Em cinco anos, a agricultura brasileira pode ganhar um aliado para superar problemas climáticos que ameaçam a produtividade no campo. Um grupo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conseguiu isolar um gene do café resistente à seca. Os testes feitos em plantas de laboratório agora estão sendo estudados em culturas comerciais, como cana-de-açúcar, soja, milho, arroz e trigo.

Três mil empregos de nível superior devem ser criados na área tecnológica com o pré-sal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222656.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Rio de Janeiro -- O setor de petróleo e gás deve continuar abrindo novos empregos no Brasil a cada ano, seja por meio de concursos públicos da Petrobras ou nas empresas privadas que vão participar dos projetos na camada do pré-sal, como avalia o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro.

Programa Minha Casa, Minha Vida Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222655.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, oferece subsídios para a construção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares, trabalhadores e aposentados rurais com renda anual de até 15.000,00. A CNA, o SENAR e o INSTITUTO CNA oferecem o apoio técnico e estrutural para a construção dessas moradias e cursos de capacitação e treinamento. Com moradia digna, homens e mulheres do campo ganham novo ânimo para produzir alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida da família e a economia da região.

Tendência de gripe através do Google

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222654.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Descobrimos que determinados termos de pesquisa são bons indicadores de atividade de gripe. O Google Tendências de Gripe usa dados de pesquisa agregados do Google para realizar uma estimativa da atividade de gripe atual ao redor do mundo em tempo quase real. Toda semana, milhões de usuários ao redor do mundo buscam informações de saúde on-line. Como você deve imaginar, há mais pesquisas relacionadas à gripe durante a época de gripe, mais pesquisas relacionadas à alergia durante a época de alergia e mais pesquisas relacionadas à queimadura de sol durante o verão. Você pode explorar todos esses fenômenos usando o Google Insights para pesquisa. Mas será que as tendências de consulta de pesquisa podem fornecer a base para um modelo preciso e confiável para um fenômeno do mundo real?

Pesquisar este blog