Selecione o dia...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apelo dos Guarani-Kaiowá ecoa na comunidade internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223261.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde o início do mês de outubro de 2012, documentos assinados por integrantes do povo indígena Guarani-Kaiowá que vive no estado de Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do país, circularam na imprensa e nas mídias sociais. O mais comovente deles foi divulgado no início do mês, em resposta a uma ordem judicial de reintegração de posse de uma fazenda no município de Iguatemi. A carta assinada por indígenas Guarani-Kaiowá da comunidade de Pyelito Kue pede que a justiça decrete a "morte coletiva" dos indígenas em vez da expulsão de seu território tradicional.

Desemprego atinge em setembro menor taxa para o mês desde 2002

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223267.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A taxa de desemprego registrada em setembro (5,4%) é a menor para o mês desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. Em relação ao resultado de agosto (5,3%), o índice ficou praticamente estável. Na comparação com setembro de 2011, quando a taxa chegou a 6%, houve redução de 0,6 ponto percentual.

Governo vai incentivar produção de pescado na agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223263.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plano Safra da Pesca e Aquicultura, anunciado ontem (25/10/12) pela presidente Dilma Rousseff, pretende incentivar a produção de pescado pela agricultura familiar. A expectativa é que sejam aproveitadas as estruturas de irrigação da pequena propriedade para alimentar os viveiros da nova atividade. Além disso, de acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) não terá limite de compras para peixes e pescados.

Dia de Campo na TV mostra produção de uva orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223260.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar hoje, 26 de outubro de 2012, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas. E no dia 28 de outubro, às 7 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprises aos domingos, às 17 horas, terça-feiras, às 11h30, quinta-feiras, às 15 horas, e sábado, às 7 horas.

Epagri lança livro sobre produção de leite à base de pasto em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223265.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O lançamento do livro editado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) aconteceu durante a abertura da ExpoLages 2012, no dia 19 de outubro, ocasião em que o presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Cícero Pamplona, entregou um exemplar ao governador João Raimundo Colombo. O presidente da Epagri, Luiz Hessmann prestigiou a abertura da Feira e entregou um volume do livro às outras autoridades presentes na solenidade.

Divulgado regulamento para universalização da telefonia e internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223262.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou ontem (25/10/12) no Diário Oficial da União (DOU) o regulamento para universalização do acesso à telefonia fixa e internet. De acordo com as regras descritas na Resolução n° 598 do Conselho Diretor da Anatel, as concessionárias de serviços de comunicação devem cumprir prazos e metas de instalação de infraestrutura de rede para conexão à internet e na instalação de telefones públicos (orelhões).

Georreferenciamento de imóveis rurais é tema de evento com transmissão online

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223259.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O MundoGEO, líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor de geotecnologia na América Latina, irá promover em novembro um seminário presencial e online sobre georreferenciamento e certificação de imóveis rurais. Os participantes poderão atualizar seus conhecimentos sobre a legislação, conhecendo casos práticos e discutindo sobre os melhores caminhos para a aprovação de projetos.

Jornais brasileiros optam por desafiar poder do Google

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223266.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Insatisfeitos com o uso de seu conteúdo pelo Google News, maiores jornais brasileiros resolvem desafiar o gigante da internet. Problema também existe em outros países, incluindo a Alemanha. No dia 22 de outubro de 2012, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) publicou um esclarecimento em relação ao Google News, depois de uma série de notícias na imprensa internacional anunciando que alguns dos maiores jornais brasileiros haviam retirado seu conteúdo do mecanismo de buscas na internet.

Produtores rurais da África podem alimentar continente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223264.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um relatório do Banco Mundial, divulgado ontem (25/10/12), diz que os produtores rurais da África podem produzir os alimentos necessários para atender à demanda do continente inteiro, se as barreiras comerciais impostas por alguns países forem reduzidas. A África e a Ásia são os continentes que concentram as maiores populações de pessoas que sofrem com a fome no mundo.

Abertas inscrições para duas vagas de professor titular ICA/UFMG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223258.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Estão abertas as inscrições e vão até o dia 8 de janeiro de 2013 para duas vagas de professor titular nas áreas de Agricultura Familiar e Recursos Genéticos e Produção de Plantas Medicinais e Aromáticas. A exigência é que o candidato tenha Doutorado na área de Ciências Humanas e em Produção Vegetal, respectivamente. O regime de trabalho nos dois casos é de dedicação exclusiva e a remuneração de R$ 12.225,25.

Pesquisar este blog