Selecione o dia...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Economia da natureza mostra que proteger o ambiente compensa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223361.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quanto vale uma floresta? Qual é a receita gerada pela produção de uma única abelha? E quanto custa o serviço prestado pelos manguezais ao protegerem a costa e a vida marinha? Até agora, questões como essas desempenhavam papel secundário na política ambiental, porque os serviços da natureza são difíceis de mensurar economicamente. Porém, desde que o Programa Ambiental das Nações Unidas, O Pnuma, realizou um estudo para estimar o valor da diversidade ecológica do planeta, em 2007, a perspectiva financeira da natureza ganhou mais força.

Estratégias de agricultores para resistir à seca serão mapeadas a partir de 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223366.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estratégias inovadoras, adotadas por pequenos agricultores para enfrentar os impactos da estiagem e das inundações no Semiárido brasileiro, serão mapeadas e catalogadas a partir de 2013. A ideia do projeto é entender como essas práticas sustentáveis têm impacto nos sistemas de produção e na qualidade de vida das populações locais para garantir que outras famílias possam se apropriar das técnicas usadas.

UFRRJ, UFC e UFGD oferecem 52 vagas em concursos para professores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223364.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] Terminam no 7 de novembro de 2012, as inscrições ao concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do magistério superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). São cinco vagas no total, todas para o campus Seropédica. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Inscrições no site www.ufrrj.br/concursos.

Fruticultura do Norte de Minas investe em marca própria e na busca novos mercados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223360.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Contando atualmente com uma área cultivada de 24 mil hectares de frutas, onde são gerados cerca de 60 mil empregos diretos, a cadeia produtiva da fruticultura no Norte de Minas Gerais vai ganhar, a partir deste mês de novembro de 2012, um reforço bem-vindo com o lançamento da estratégia de place branding da região do Jaíba. Trata-se de um sistema que certifica o produto quanto à sua qualidade e local de origem, que é tratado como uma marca comercial.

Polícia Federal apreende 14 mil animais silvestres somente em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O período que vai de setembro a dezembro é a época de reprodução da arara (algumas aves pertencentes à família Psittacidae) e do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), duas das principais vítimas do mercado negro de animais silvestres no Brasil. Este é também o período em que as autoridades mais registram ocorrências do tráfico ilegal dessas aves e de outros animais.

Tecnologia possibilita aumento da safra de mamão em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223359.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os investimentos em tecnologia realizados pelos produtores mineiros para aumentar a safra de mamão estão garantindo bons resultados. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a produção do fruto nas lavouras do Estado, em 2012, deve superar a do ano passado, que alcançou 45 mil toneladas e foi cerca de 50% maior que a de 2010.

Epamig dá dicas de como melhor comprar e preparar a batata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223358.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Alimento muito consumido na Europa, a batata é de origem andina, cultivada pelos incas há mais de 7 mil anos. No Brasil, ela é a principal cultura olerícola em importância econômica. Minas Gerais é o maior produtor de batatas no Brasil. A produção está mais concentrada nas regiões Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul. "O Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que lideram em produtividade, mas o Sul de Minas tem maior área plantada", explica o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Joaquim de Pádua.

Brasil perde bilhões de reais com crimes cibernéticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223367.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o espaço cibernético, todos os tipos de informações passaram a ser acessadas e compartilhadas em tempo real e em alta velocidade. Por um lado, a rede proporcionou avanços inestimáveis, mas no âmbito criminal, o advento da internet trouxe problemas. Desvios de dinheiro em sites de bancos, interrupção de serviços, invasão de e-mails, troca e divulgação de material de pornografia infantil são apenas alguns exemplos de crimes que não precisam mais ser executados na calada da noite. Tudo pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar do planeta. Basta um computador conectado à internet.

Encontro discute inovação tecnológica voltada para a apicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223363.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Técnicas inovadoras de manejo e gestão que melhorem a produção apícola do Sul do Estado de Tocantins. É isso que pretende o Encontro de Inovação Tecnológica para Apicultores, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2012, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO), em Gurupi.

Brasil aposta nas relações comerciais com o mundo árabe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223362.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Visível nos traços físicos de pessoas, na culinária, nos nome de políticos, personalidades ou empresas, a imigração árabe pode ser facilmente encontrada no Brasil. Basta um passeio por alguns bairros de São Paulo - cidade que concentra uma grande comunidade de sírios e libaneses e cujo novo prefeito, Fernando Haddad, tem origens no Líbano - para esbarrar na herança cultural dos imigrantes árabes.

Pesquisar este blog