Selecione o dia...

sábado, 10 de novembro de 2012

Ministra diz que implantação do Código Florestal será feita com calma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223415.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com um tom tranquilizador, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu que o processo de regularização dos produtores rurais, nos moldes estabelecidos pelo novo Código Florestal, será feito com serenidade e informação. "Teremos uma gestão de muito tranquilidade, [os produtores] não precisam sair afobados. Todos serão informados", disse ontem (09/11/12), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência em parceria com a EBC Serviços.

Brasil ampliará em quase 50% rede de radares meteorológicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223414.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil vai ampliar em quase 50% a rede de radares meteorológicos a partir de 2013, permitindo previsões mais rápidas e precisas, o que pode ser determinante para salvar vidas e diminuir prejuízos com chuvas fortes e tornados. Já foram licitados nove radares, que serão somados à base existente de 20. Também foram licitados 4 mil pluviômetros automáticos, que vão medir a quantidade de chuva em tempo real. Hoje o total de pluviômetros no país é cerca de 300. O investimento é R$ 90 milhões e os novos equipamentos devem estar funcionando em sua totalidade até 2014.

Fenômenos climáticos extremos e conectados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223411.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Teleconexões são associações remotas. O que acontece em um lado do planeta pode ter efeito no outro lado. Um exemplo é o El Niño, fenômeno climático de origem tropical provocado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, produzindo seca no Nordeste brasileiro e chuvas intensas no Sul do Brasil, entre outros efeitos.

USP e Estadão lançam biblioteca digital sobre corrupção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223410.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o jornal O Estado de São Paulo lançam a Corrupteca, uma biblioteca internacional digital especializada em corrupção. De acordo com a USP, nessa primeira fase, a Corrupteca conta com cerca de 100 mil volumes digitais de textos completos.

Modelo matemático auxilia gestão em escola agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223412.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) desenvolveram um modelo matemático que poderá ser usado como uma ferramenta pedagógica e gerencial na produção agropecuária de uma escola agrícola. A modelagem gerou uma equação capaz de representar todas as atividades realizadas no local, auxiliando a equipe de gestores.

Resgate da memória guarani é destaque da edição de novembro do Jornal Unesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223409.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os 1.300 anos de história da ocupação guarani no Vale do Rio Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, estão vindo à luz com a ajuda de uma equipe do Câmpus de Presidente Prudente. Há mais de duas décadas, o Laboratório de Arqueologia Guarani (LAG) promove coletas e escavações que resultaram na descoberta de dezenas de milhares de peças produzidas pelos indígenas. Os materiais vão de utensílios cerâmicos, como vasilhas e urnas funerárias, até produtos em pedra polida - facas e pontas de machado, por exemplo.

Reflorestamento de áreas degradadas é destaque da Unesp Ciência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223408.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma década de pesquisa e trabalho trouxe de volta à vida áreas da Floresta Amazônica que haviam sido degradadas por mineração. Esse é o resultado de um projeto pioneiro que teve início em 1999 e continua até hoje, com resultados surpreendentes, que a revista Unesp Ciência divulga com exclusividade.

Semeadura aumenta eficiência da restauração ecológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223413.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A semeadura pode ser uma alternativa mais eficiente e mais barata na restauração florestal, em comparação com os processos tradicionais, que utilizam mudas. A pesquisa da bióloga Andrea Garafulic Aguirre, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, aponta que a germinação de sementes por hectare é quase o dobro em relação às mudas.

Estação Experimental de Urussanga da Epagri comemora 70 anos de atividades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223416.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A solenidade oficial de comemoração dos 70 anos da Experimental da Epagri de Urussanga, aconteceu ontem, 9 de novembro de 2012. Diversos eventos ao longo do mês de novembro foram programados para comemorar a data como dias de campo, lançamento de publicações (livros, boletins técnicos, boletim didático e folders), palestras com especialistas de renome nacional, homenagens e outras atividades.

Pesquisar este blog