Selecione o dia...

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Produtores rurais de Santa Catarina conquistam mercado com associativismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223547.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pequenas propriedades rurais situadas no litoral sul de Santa Catarina encontraram na parceria um caminho para o crescimento. A Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), que engloba 380 famílias, participa da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra) Brasil Rural Contemporâneo com uma bela história para contar. A oitava edição do evento acontece na Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro (RJ).

Dia de Campo na TV mostra a silagem de cereais de inverno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223542.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar hoje (23/11/12) pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas. E no dia 25 de novembro, às 7 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet), com reprises aos domingos, às 17 horas, terça-feiras, às 11h30, quinta-feiras, às 15 horas, e nos sábados, às 7 horas.

Brasil volta a crescer, afirma Tombini

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223541.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de crescer apenas 0,5% e 1,6% nos primeiro e segundo trimestres, o Brasil dá sinais de um ritmo de atividade econômica mais intenso neste segundo semestre de 2012 e em 2013. A avaliação foi feita pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em prestação de contas a deputados e senadores sobre as políticas monetária, creditícia e cambial, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000).

Eventos climáticos extremos acendem sinal de alerta no Governo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223538.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O aumento da frequência e da intensidade dos eventos climáticos extremos no Brasil elevou o patamar do debate sobre como minimizar esses impactos sobre a produção agrícola e pecuária brasileira. Atento a isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), criou o Grupo de Trabalho para monitorar as adversidades climáticas e fornecer informações antecipadas aos agentes do agronegócio brasileiro.

Ciência sem Fronteiras disponibiliza 5 mil bolsas para intercâmbio com a China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223545.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O programa federal de mobilidade estudantil Ciência sem Fronteiras disponibilizará 5 mil bolsas para o envio de alunos de graduação das universidades para a realização de intercâmbio em instituições de Ensino Superior chinesas. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante o encontro Diálogo Brasil-China sobre Educação, realizado no dia 21 de novembro de 2012.

CMN autoriza financiamento de animais de carga no Pronaf Mais Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223544.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) incluiu ontem (22/11/12) o financiamento de animais de serviço (carga) no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos. A alteração vai beneficiar agricultores que utilizam animais de carga, como mula, burro, boi ou cavalo em suas atividades agropecuárias.

Taxa de desemprego cai para 5,3% no Brasil; valor é menor em 10 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223543.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,3% em outubro de 2012, atingindo o menor nível para o mês nos últimos dez anos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem (22/11/12). Em setembro, o número havia fechado em 5,4% e em outubro de 2011 a taxa foi de 5,8%.

Cientistas descobrem por que tomates vistosos não são saborosos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223546.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos identificou as alterações moleculares responsáveis pelo "amadurecimento uniforme" característico da maioria dos tomates à venda em supermercados e feiras. Essas alterações fazem com que os tomates amadureçam no tempo certo para os vendedores, ganhando em aparência e aumentando as vendas. Mas o "amadurecimento uniforme" também implica em redução no sabor do fruto, que acaba com "gosto de papelão", segundo a revista científica Science, que acaba de publicar os resultados do novo estudo.

Clima econômico mundial continua em queda, mas melhora na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223540.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O clima econômico na América Latina avançou em outubro e atingiu 5,2 pontos, após recuar para 4,8 no trimestre anterior. Os dados são do Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE) divulgado ontem (22/11/12) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Indicador que mede a Situação Atual (ISA) subiu, mas continua em nível relativamente baixo, sendo o segundo pior desde abril de 2010 (superando apenas julho passado). Já o Indicador de Expectativas (IE) saltou para o maior nível desde janeiro de 2011.

Ministério da Agricultura regulamenta produção de vinho colonial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223539.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A produção e a classificação dos vinhos fabricados por produtores rurais familiares está em processo de regulamentação pelo Governo, o que permitirá que os pequenos produtores de vinho coloquem no rótulo de suas bebidas a denominação Vinho Colonial. Isso não é permitido pela atual legislação. A medida visa eliminar a informalidade, atualmente de alto índice, entre os agricultores familiares, além de uniformizar os procedimentos para garantir a comercialização do produto.

Pesquisar este blog