Selecione o dia...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pesquisa mostra o impacto da madeira extraída da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223722.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A derrubada de árvores na floresta amazônica por exploração convencional, legal ou ilegal, e sua transformação em tábuas, vigas, pranchas e outros formatos de madeiras serradas utilizadas na construção civil é responsável por algo entre 6,5 e 24,9 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por metro cúbico de madeira serrada. Essa estimativa é uma das conclusões da dissertação de mestrado Emissão de CO2 da madeira serrada da Amazônia: o caso da exploração convencional, que foi realizada pela arquiteta Érica Ferraz de Campos na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do professor Vanderley John.

Produção de soja em Minas Gerais deve crescer 8,6% na safra 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223718.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Minas Gerais deve colher, em 2013, cerca de 3,3 milhões de toneladas de soja, volume 8,6% superior ao registrado no ano passado. Os dados constam do terceiro levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no dia 6 de dezembro de 2012. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a perspectiva positiva em relação à soja reflete o interesse dos agricultores em atender à demanda aquecida nos mercados interno e externo.

Conferência da ONU estende Protocolo de Quioto até 2020

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223716.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Delegados de quase 200 países reunidos em Doha, no Catar, na 18ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP18) concordaram em estender o Protocolo de Quioto até 2020, evitando um grande retrocesso na luta contra as mudanças climáticas.

UFLA é a 3ª melhor universidade do País e 1ª de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223713.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi considerada a melhor universidade de Minas Gerais e a terceira melhor universidade do País pelo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no dia 6 de dezembro de 2012 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Mercosul terá incentivo à concessão de bolsas de estudo e a pequenas empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223720.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff anunciou no dia 7 de dezembro de 2012 que serão criados dois programas de incentivo à educação, ciência, tecnologia e inovação nos países que integram o Mercosul: o Sistema Integrado do Mercosul (SIM), cujo objetivo é a concessão de bolsas de estudo, e o Ciência e Tecnologia do Mercosul, que se destina às empresas de pequeno porte.

Nível de independência de empresas do setor agrícola é baixo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223715.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor de cooperativas agrícolas no Brasil é composto por 1,5 mil organizações, gera mais de 146 mil empregos diretos e possui 946 mil associados. Entretanto, uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP), aponta para o risco do não cumprimento de regras básicas de Governança Corporativa, principalmente no que se refere à independência e especialização das empresas de auditoria com relação à gestão das 72 maiores cooperativas.

Manejo define melhor período climático para semear soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223714.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores de soja e a comunidade científica buscam estratégias de manejo com objetivo de identificar os períodos de semeadura de menores riscos climáticos e maior rentabilidade. "Além das condições climáticas, características específicas das cultivares também podem ser utilizadas no manejo da cultura da soja, como os níveis de tolerância ao déficit hídrico. Assim, as condições climáticas e de tolerância ao déficit hídrico das cultivares de soja podem ser consideradas em modelos de estimativa de produtividade, auxiliando na definição das épocas de preferências de semeadura", explica o engenheiro agrônomo Rafael Battisti. A soja é a cultura agrícola que ocupa a maior área de cultivo no Brasil. No entanto, o déficit hídrico é um fator que limita sua produtividade.

Conselho de biologia quer fim de reserva de mercado na produção de sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223721.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O representante do Conselho Federal de Biologia (CFBio) Fernando Torres na audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados reivindicou o fim da reserva de mercado para engenheiros agrônomos e florestais na produção de sementes. A lei em vigor que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas - Lei 10.711/03 - impede os biólogos de assumir responsabilidade técnica pelas sementes e mudas produzidas. Só os engenheiros agrônomos e florestais podem exercer a atividade.

Ministério altera regras para simplificar exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223719.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (Mdic) publicou no dia 7 de dezembro de 2012 no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que, segundo o órgão, simplifica as operações relacionadas às exportações brasileiras. Clique aqui para acessar a Portaria.

UEL mantém banco de sementes de orquídeas ameaçadas de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223717.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Várias espécies de orquídeas da flora brasileira estão ameaçadas de extinção. A quantidade de plantas chama atenção. São 34 espécies que correm o risco de desaparecer da natureza. De olho nesta ameaça, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) mantém no Centro de Ciências Agrárias (CCA) um Banco de Sementes de Orquídeas Brasileiras, mantidas através da técnica de "criopreservação", isto é, depois de tratadas com crioprotetores, as sementes são mantidas em nitrogênio líquido a 196 graus negativos dentro de um tanque especial.

Pesquisar este blog