Selecione o dia...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CMN altera classificação de produtores para obtenção do crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223916.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Banco Central (BC) aprovou no dia 27 de dezembro de 2012, durante reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), resolução que introduz alterações no Manual de Crédito Rural (MCR). O objetivo é harmonizar o MCR com a implantação do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), que entrará em vigor no primeiro dia útil de 2013.

Aumentam empréstimos para médio produtor rural em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223915.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Continuam em alta as contratações por meio do Programa de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), que entre julho e novembro de 2012 somou R$ 4,7 bilhões - alta de 42% sobre igual período do ano passado, quando o valor atingiu R$ 3,3 bilhões. Os dados são do Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Parceria busca genes para enfrentar mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223912.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai atuar em conjunto para gerar tecnologias genéticas e biotecnológicas que podem contribuir para a geração de plantas capazes de suportar estresses causados pelo aumento de temperatura no planeta. Dois graus Celsius. Essa é a previsão de aumento de temperatura na Terra em 2050, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), que busca fornecer informações científicas sobre esse fenômeno. Pode parecer pouco, mas, caso se confirme, esse aquecimento deve trazer forte impacto à produção de alimentos.

Mais seis estados aderem ao Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223900.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Seis estados aderiram no dia 20 de dezembro de 2012 ao acordo com o governo federal para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com a assinatura pelos governos do Amapá, de Alagoas, da Paraíba, de Roraima, do Maranhão e do Tocantins, são 18 estados integrados à medida, que se tornou obrigatória desde a aprovação do novo Código Florestal.

Países buscam garantir financiamento para ações de sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223914.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Na tentativa de garantir o financiamento de ações relativas ao desenvolvimento sustentável, a partir de janeiro de 2013 negociadores de países em desenvolvimento buscarão alternativas. A ideia é fechar até dezembro um documento no qual estarão definidos os detalhes, o calendário e até a estratégia para assegurar os recursos. A iniciativa foi provocada pela ausência de acordo entre os países desenvolvidos em relação aos financiamentos.

Tecnologias fazem da Bahia o quarto produtor de café do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223913.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Nos últimos anos, a Bahia não só agregou o café à sua produção agrícola, como também se tornou uma das grandes regiões produtoras do Brasil. Essa conquista é resultado da articulação de produtores, pesquisadores e demais segmentos do agronegócio café que, unidos, vêm obtendo resultados positivos nos índices de produção, produtividade e melhoria da qualidade. Como reflexo desse esforço conjunto, hoje a Bahia é o quarto maior produtor de café, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, alcançando em 2012 volume de 2.164,7 mil sacas (Conab - setembro de 2012), o que representa 5% da produção nacional.

Biguaçu, em Santa Catarina, produz banana orgânica há quase dois séculos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/223901.htm
[ ECONOMIA # ] Grande parte da banana colhida em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, vem de lavouras conduzidas há cerca de 200 anos com manejo orgânico. Essa história começou no Império de D. Pedro II, quando predominava na região a produção de matéria-prima para os engenhos baseada na mão de obra familiar, sem o uso de insumos químicos. Mais detalhes na revista Agropecuária Catarinense vol. 25, n° 2.

Pesquisar este blog