Selecione o dia...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Agricultura da região serrana do Rio de Janeiro volta a mostrar força

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224054.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A agricultura da região serrana do estado do Rio de Janeiro voltou a mostrar força e o verde das lavouras de novo faz parte da paisagem rural dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingiram a região em janeiro de 2011, matando mais de 900 pessoas, segundo o governo do estado. Na avaliação da Secretaria estadual de Agricultura, o mais importante polo agrícola do estado na produção de hortaliças, flores e aves, a região serrana deu a volta por cima com o apoio do governo estadual e voltou a mostrar a sua força por meio do trabalho e da união de seus produtores rurais.

Abertas inscrições para Residência em Medicina Veterinária da UFLA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224050.htm
[ CURSOS # CURSOS ] A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou o edital de processo seletivo do Programa de Residência em Medicina Veterinária em Área Profissional da Saúde da UFLA (PRMV). São oferecidas vagas para profissionais de nível superior, formados há cinco anos ou menos em Medicina Veterinária, com bolsas do Ministério da Educação (MEC).

Como conviver com a seca?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224048.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Mais de 8 milhões de brasileiros sofrem com o atual período de semiaridez, definido por especialistas como a pior seca dos últimos 40 anos. Reduzir os efeitos da estiagem e aprender métodos de convivência com o problema são objetivos do projeto lançado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa catalogará, a partir do mês de março de 2013, estratégicas e métodos já utilizados por pequenos agricultores para enfrentar e conviver, de forma sustentável, com a situação, tanto na região Nordeste como em parte Minas Gerais.

UFLA abrirá concurso para cargos técnico-administrativos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224047.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anuncia a abertura de concurso público para técnicos administrativos. Há 24 vagas, com nível de classificação C e D (veja a tabela neste link). As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 de janeiro, às 8 horas, e serão encerradas no dia 7 de fevereiro de 2013, às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições só poderão ser feitas via internet, no endereço www.prgdp.ufla.br/concurso/ta.

Ciência sem Fronteiras tem inscrições prorrogadas até dia 25 de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224046.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo federal, foram prorrogadas. Os interessados em se candidatar a bolsas nas novas chamadas de graduação-sanduíche em instituições de 15 países têm até o dia 25 de janeiro de 2013 para se inscrever. Os destinos são Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Originalmente, o prazo se encerraria no dia 14 de janeiro.

Pró-Genética negociou mais de 1.500 touros puros de origem em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224045.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Aprimorar o rebanho bovino comercial do Estado de Minas Gerais e contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e renda do pequeno e médio produtor rural, oferecendo a oportunidade de adquirir animais geneticamente melhorados e mais produtivos. Esse é o foco do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais - Pró-Genética -, que fechou o ano de 2012 arrecadando R$ 7,3 milhões com a comercialização de 1.561 touros puros de origem e garantidos por registro genealógico.

Comunidade guarani-kaiowá aguarda decisão sobre área em Rio Brilhante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224052.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Com 3.987 quilômetros quadrados e pouco mais de 30,6 mil habitantes, Rio Brilhante, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e a 160 quilômetros da capital, Campo Grande, é uma das principais produtoras de cana-de-açúcar do Brasil. Nos últimos anos, contudo, a cidade tem aparecido no noticiário nacional com alguma frequência devido à disputa de terras entre fazendeiros e cerca de 140 índios guarani-kaiowá que vivem no acampamento conhecido como Laranjeira Ñanderu.

UFOP abre concurso para docentes em diversas áreas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224051.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga edital sobre o Concurso Público de provas e títulos para Seleção de Professor Integrante da Carreira do Magistério Superior do Quadro de Pessoal. São oito vagas disponíveis em diversos departamentos da Universidade.

Isótopos permitem diferenciação entre tipos de frango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224049.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, utilizaram isótopos estáveis de carbono e nitrogênio para diferenciar o frango caipira daquele criado em granja, após o abate. Os resultados comprovaram que o sistema de criação do frango caipira permite que as aves tenham uma alimentação mais variada, influenciando diretamente na qualidade da carne.

Unesco concede prêmio a Frei Betto por contribuição para a paz e a justiça social

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224053.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu ao escritor e assessor de movimentos sociais Frei Betto o Prêmio Internacional José Martí. Em nota, a Unesco informou que Frei Betto foi escolhido por um júri internacional por sua contribuição à justiça social, aos direitos humanos e à construção de uma cultura de paz universal e por sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão.

Pesquisar este blog