Selecione o dia...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Presidente da SNA considera positivo cenário para o agronegócio brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224063.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O ano de 2013 começa com perspectiva positiva para o agronegócio brasileiro, avaliou em entrevista à Agência Brasil o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga. Mesmo considerando que houve problemas em determinados produtos, ele definiu 2012, como um ano excepcional para o agronegócio do país, em especial no que se refere a grãos.

A Viagem - Cloud Atlas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224065.htm
[ LIVROS # LIVROS ] Seis vidas entrecruzadas - uma aventura extraordinária. Numa narrativa que dá a volta ao mundo e se estende desde o século XIX até a um futuro pós-apocalíptico, David Mitchell derruba as fronteiras do tempo, dos gêneros literários e da linguagem para nos proporcionar uma visão arrebatadora da perigosa ânsia da humanidade pelo poder e até onde ela nos pode levar.

Fundação Boticário seleciona 31 projetos de conservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224061.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza selecionou 31 novos projetos de conservação da natureza que receberão apoio financeiro da instituição a partir do primeiro semestre de 2013. Serão doados, com recursos próprios, mais de R$ 1,2 milhão. No total foram inscritas 283 propostas até 31 de agosto de 2012 para os três editais disponíveis: Edital de Apoio a Projetos, Edital Bio&Clima-Lagamar e Edital de Apoio a Projetos Fundação Araucária & Fundação Grupo Boticário.

Justiça proíbe pagamento por produção em usina de cana em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224060.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Em uma decisão considerada inédita no país, a Justiça do Trabalho de Matão, município canavieiro localizado no norte do Estado de São Paulo, proibiu uma usina sucroalcooleira de vincular o salário de seus cortadores à quantidade de cana colhida por eles. O chamado pagamento por produção, utilizado em praticamente todas as usinas brasileiras, é historicamente criticado por sindicalistas, líderes sociais e estudiosos das condições de saúde dos canavieiros. A razão são os constantes casos de exaustão, doenças crônicas e até morte precoce encontrados entre esses profissionais.

Primeira chamada de aprovados no Sisu será divulgada hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224059.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) será divulgado hoje, 14 de janeiro de 2013. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Propriedades rurais de SC são referência em tecnologia e inovação na gestão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224056.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As propriedades rurais do oeste do Estado de Santa Catarina (SC) surpreendem pela utilização de tecnologias avançadas, patrimônio diversificado, organização, gestão do processo produtivo e logística adequada. Por trás de todo esse processo existem famílias, pessoas que pensam e agem de forma inovadora, reafirmando que esses empreendimentos nada mais são do que empresas rurais.

CNC estima em 7,5% incremento das vendas do comércio em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224064.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As vendas do comércio varejista devem crescer em torno de 7,5% em 2013, menos do que os 9,1% estimados para o ano passado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Divisão Econômica da CNC calcula que, apesar de menores em relação a 2012, as vendas terão "ritmo razoavelmente positivo" em 2013; principalmente por causa da esperada evolução favorável do mercado de trabalho e pela provável queda nos níveis de inadimplência dos consumidores, que contribuirá para a melhoria das condições de crédito.

Indícios de desmatamento à vista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224062.htm
[ POLITICA # POLITICA ] No fim do 2012, a organização não governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou que o desmatamento da maior floresta tropical do mundo continua a fazer seus estragos, apesar de dados do Prodes apontarem recuo entre agosto de 2011 e julho de 2012, época em que foram derrubados 4.600 quilômetros quadrados, a menor taxa registrada desde o início das medições, em 1988.

Turismo rural oferece experiências ricas e diversificadas em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224058.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Belezas naturais, culinária diversificada, opções de hospedagem em fazendas centenárias, muito verde e tranquilidade. Esses são alguns dos atrativos que impulsionam o turismo rural em Minas Gerais, sobretudo em períodos de férias ou feriados prolongados. A modalidade, que começou a ser explorada no Estado nos anos 1980 como uma atividade econômica, busca permitir um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade em ambiente rural e familiar.

Pesquisa revela que o pecuarista perdeu margem nos últimos 9 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224057.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A margem do pecuarista brasileiro, entre 2004 e 2012, foi o tema abordado por André Luiz Barbosa Delgado, aluno do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em trabalho de iniciação científica. O estudo, construído com a colaboração da economista Nicole Rennó Castro, e da Gestora Ambiental Mariane Crespolini dos Santos, foi apresentado na 20ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp), que ocorreu entre 22 e 26 de outubro de 2012.

Produtores de Minas vencem o 9º Concurso ABIC de Qualidade do Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224055.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] Produtores de Minas Gerais se destacaram no 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. O cafeicultor José Alexandre de Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, situada na cidade Espera Feliz, foi o vencedor do concurso, com seu café recebendo a nota de 84,63 pontos de qualidade global na xícara. Alem de campeão do certame, esse café também conquistou o 1º lugar na categoria Microlote (2 sacas), na qual concorrem apenas pequenos produtores, com propriedades de no máximo 15 hectares -- a de José Alexandre tem 4 ha.

Pesquisar este blog