Selecione o dia...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

OIE mantém status do Brasil de risco insignificante para EEB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224344.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou ontem (11/02/13), a manutenção do status do Brasil de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). Após uma sabatina com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no início de fevereiro, em Paris, o comitê científico afirmou que a identificação de um caso atípico, numa fazenda do Paraná, não coloca em risco a saúde animal ou dos consumidores dos parceiros do Brasil.

Ciência sem Fronteiras é opção para quem deseja estudar fora do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224352.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Alunos brasileiros de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos também têm oportunidade de estudar no exterior e conhecer a cultura de outros países. O governo federal lançou, em 2011, o programa Ciência sem Fronteiras para estimular os interessados que cursam graduação, pós-graduação ou cursos técnicos. Até o final do mês de janeiro de 2013, cerca de 18 mil bolsas foram oferecidas, segundo o Ministério da Educação (MEC).

CFMV estabelece novas regras para funcionamento de clínicas de animais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224350.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Clínicas e hospitais veterinários têm 180 dias para se ajustarem às novas exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que publicou resolução no final de janeiro de 2013 no Diário Oficial da União (DOU) sobre o assunto. De acordo com o conselheiro da CFMV Marcelo Roza, a resolução estabelece novas exigências como equipamentos mais modernos e adequados à legislação sanitária nacional. Além disso, proíbe a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em consultórios veterinários.

Pecuária brasileira reduz área e dobra produção em 36 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224346.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As áreas de pastagens brasileiras diminuíram 8% entre 1975 e 2011, período em que o efetivo de bovinos dobrou, passando de 102,5 milhões para 204 milhões de cabeças. As informações são da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a partir da análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Produção Integrada de gengibre, inhame e taro pode ser regulamentada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224349.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Ainda em 2013, os produtores das cadeias de gengibre, inhame e taro que optarem pela certificação de Produção Integrada terão uma norma regulamentada. A elaboração dessas regras será feita por meio de uma Comissão Técnica, instituída por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Campos de sementes e mudas serão registrados pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224348.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] As inscrições de campos de produção de sementes para a safra 2013/2014 serão realizadas pela internet. No dia 1º de fevereiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o módulo de Controle da Produção de Sementes e Mudas do Sistema de Gestão e Fiscalização (Sigef).

Rússia pode exportar trigo para o Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224345.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Um acordo sobre requisitos fitossanitários que possibilitará a importação de trigo da Rússia pelo Brasil será assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e pelo ministro da Agricultura da Federação Russa, Nikolay Fedorov, no dia 19 de fevereiro de 2013, em Brasília (DF). Autoridades russas daquele país visitam o Brasil entre os dias 18 e 20 de fevereiro.

CNBB se diz surpresa com notícia de renúncia de Bento XVI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224353.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A notícia da renúncia do papa Bento XVI ontem (11/02/13) foi recebida com surpresa pelos católicos brasileiros, segundo o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner. Na avaliação do religioso, Bento XVI entrará para a história da Igreja como o papa que sempre abordou a questão mais essencial do Cristianismo, a do amor de Deus.

Missões comerciais incrementam exportações brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224351.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As missões empresariais brasileiras incrementaram em US$ 210 milhões a pauta de exportações do país em 2012. Durante o ano, as comitivas de negócios buscaram estreitar e consolidar relações comerciais no Oriente Médio, na China, América do Sul, Turquia e no Leste Europeu. Ao todo, 141 empresas nacionais participaram das rodadas de negócios.

Livro analisa comércio internacional do agronegócio brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224347.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A secretaria de Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicou o livro Intercâmbio Comercial do Agronegócio: principais mercados de destino. Com uma tiragem de 5.000 exemplares, esta é a 7° edição referente aos dados de 2011 com análises do comércio bilateral com os 30 principais parceiros do Brasil nesta área.

Pesquisar este blog