Selecione o dia...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Um terço do café consumido no mundo é produzido no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224364.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O agronegócio café é uma das atividades que tem se destacado historicamente na balança comercial brasileira com expressiva geração de divisas. Daí a importância do esforço conjugado da pesquisa agrícola, cadeia produtiva e setor exportador para que o País mantenha participação crescente no mercado de café mundial. Em 2012, a produção de café no mundo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), foi cerca de 144,5 milhões de sacas de 60 kg. Desse total, o Brasil produziu mais de 50,8 milhões, seguido pelo Vietnã (22 milhões), Indonésia (10,9 milhões), Colômbia (8 milhões) e ainda Etiópia, Honduras, Índia, México e outros países.

Livro resgata história da Fazenda-Modelo de Ponta Grossa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224362.htm
[ LIVROS # LIVROS ] Os fatores políticos, econômicos e sociais que motivaram a instalação da Fazenda-Modelo de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, são discutidos pelo historiador Marco Antonio Stancik no livro Fazenda-Modelo da Ponta Grossa: pecuária, ciência e sociedade - anos 1910-1930, publicado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Garantia de Preços assegura desconto de 11 produtos em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224359.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Para o mês de fevereiro de 2013, o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) concede bônus para os financiamentos de 11 produtos: babaçu (amêndoa), banana, borracha natural extrativa, cará/inhame, castanha de caju, juta/malva, laranja, manga, pequi (fruto), piaçava (fibra) e sisal.

Inscrições para o III Sigera terminam dia 15 de fevereiro de 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224358.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] As inscrições para os interessados em participar do III Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera) terminam no dia 15 de fevereiro de 2013. A inscrição pode ser feita no site do evento na internet, no endereço www.sbera.org.br/sigera2013. Na página também é possível acompanhar todas as informações sobre o III Sigera, como as listas dos trabalhos aprovados para apresentação oral e pôsteres.

Pesquisadores alertam para o controle de pragas e doenças nas roseiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224356.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A rosa é a flor de corte mais produzida e apreciada no mundo. No Brasil a cultura da roseira destaca-se com cerca de 180 milhões de hastes comercializadas por ano e Minas Gerais é uma das maiores regiões produtoras do País: são 150 ha de área plantada com roseiras, principalmente nas cidades de Andradas, Alfredo Vasconcelos e Barbacena.

Embrapa lança Calendário dos Solos Brasileiros 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224365.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), a exemplo do que faz desde 2011, lança o calendário de parede Solos do Brasil 2013. Essa iniciativa foi elaborada quando o centro de pesquisa iniciou a organização do seu vasto arquivo de fotos -- mais de trinta anos de história do estudo do solo -- com a intenção de organizar um banco de imagens. Como exemplo, utilizou-se o calendário dos solos africano, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Tinta de terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224363.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A iniciativa de fabricar tintas inspirou professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a criarem o Projeto Cores da Terra. Aperfeiçoaram e divulgaram a técnica e, em outubro de 2012, extensionistas do Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de São Joaquim (Cetrejo), conheceram o projeto. A técnica "Cores da Terra" consiste em produzir tintas mais baratas, de boa qualidade e livre de componentes sintéticos encontrados nas tintas vendidas no mercado, que são mais caras e poluentes.

Cultivo de microalgas pode garantir bom lucro ao produtor rural do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224361.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] É o que aponta projeto realizado no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) visando extração de óleo para produção de biocombustível e substâncias de interesse comercial. "É um projeto inovador que busca a viabilidade do cultivo de microalgas para a produção de biodiesel a partir do óleo extraído desses microrganismos aquáticos", informa a pesquisadora Diva de Souza Andrade.

Projeto torna obrigatório Programa de Ecoeficiência nas escolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224360.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Está em análise na Câmara dos Deputados projeto que determina a implantação de Programa de Ecoeficiência pelos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada. Pela proposta (PL 4609/12), do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), as escolas deverão adotar o Programa de Ecoeficiência em suas instalações, como parte da educação ambiental formal e não formal. O programa deverá abranger a eficiência no uso de energia, da água, no reuso e na reciclagem de materiais e na destinação correta de resíduos.

Reprodução ainda é gargalo para os sistemas de produção de carne e leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224357.htm
[ ARTIGOS # ARTIGOS ] A reprodução é considerada o fator que mais influencia na rentabilidade da pecuária bovina, pois afeta diretamente o nível de produtividade de um rebanho, sendo dependente de fatores nutricionais, sanitários, genéticos e de um manejo adequado. Neste sentido, quanto mais maximizada for a produção, principalmente através da utilização de biotécnicas da reprodução, como inseminação artificial, controle farmacológico do ciclo estral, transferência de embriões e produção de embriões in vitro, maior será a exigência reprodutiva do rebanho.

Novas tecnologias propiciam o cultivo sustentável da batata em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224354.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Minas Gerais é o maior produtor nacional de batatas, com área colhida de 41 mil hectares e produção de 1,2 milhão de toneladas. Grande parte da produção está concentrada nas regiões Sul de Minas e Triângulo e Alto Paranaíba. Com o tema Batata: tecnologias e sustentabilidade da produção a nova edição da revista Informe Agropecuário visa o crescimento desta cultura em todo o estado de Minas Gerais.

Pesquisar este blog