Selecione o dia...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Rotação de culturas adequada é fator importante no controle de nematoides nas lavouras de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224370.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Durante a expedição Soja Brasil, o consultor técnico da equipe, Áureo Lantmann, vai produzir conteúdos técnicos sobre as lavouras visitadas pelo grupo. Este relatório fala sobre a presença de nematoides nas lavouras de soja. Confira:

Empresas são investigadas na Europa por suspeita de usar carne de cavalo em produtos de origem bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224374.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O escândalo com a adulteração de carne na Europa cresce a passos largos. Na terça, dia 12, a polícia britânica invadiu um matadouro e uma empresa processadora de alimentos com a suspeita de que estariam vendendo carne de cavalo como sendo bovina. Em meio à crise, surgem suspeitas que dão tom quase ficcional ao caso: 70 mil cavalos estariam desaparecidos na Irlanda, a carne de cavalos também estaria sendo vendida em kebabs e pode, ainda, haver contaminação com carne de burro.

Produção de pimenta garante renda extra a agricultores em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224368.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Em Minas Gerais, a produção de pimenta está presente em 57 municípios, dentro da realidade da agricultura familiar. Na região de Monte Carmelo, onde estão oito agroindústrias de pequeno e médio porte, novas variedades vão sendo testadas, incluindo a pimenta que chega ser mil vezes mais ardente do que a conhecida malagueta.

Agrocurso 2012 chega ao fim e registra mais de 840 inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224367.htm
[ CURSOS # CURSOS ] Com mais de 840 inscrições, o projeto Agrocurso finaliza sua etapa 2012 com o curso Nutrição e Alimentação de Bovinos. O módulo é o último de três apresentados, complementado por Manejo de Bovinos e Planejamento e Gestão na Fazenda de Pecuária de Corte. O projeto é uma parceria entre a emissora, as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Invenção que pode ser atribuída a um brasileiro, rádio se integra às novas tecnologias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224366.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Rio de Janeiro - Atribuída comumente ao italiano Guglielmo Marconi, a paternidade do rádio - cujo dia mundial é comemorado ontem (13/02/2013) - é motivo de polêmica. A exemplo do que ocorreu com outras grandes invenções, ela foi fruto de uma sucessão de descobertas e tentativas que, na época, nem sempre alcançaram a devida repercussão. Esse foi o caso do padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928), um pioneiro que o Brasil hoje começa a reconhecer e que antecedeu em dois anos a experimentação de Marconi, datada de 1895.

Preço da mandioca fica estável na maioria das regiões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224373.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O clima favoreceu a colheita de mandioca em algumas regiões do país, mas desfavoreceu as atividades em outras, informou nesta quarta, dia 13, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em parte das praças, produtores estiveram retraídos em relação à colheita.

Nível de reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste continua a subir

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224372.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O nível dos reservatórios do subsistema elétrico Sudeste/Centro-Oeste continuou a subir nas últimas semanas e chegou a 42,9%, segundo dados de terça, dia 12, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Paraná cria medidas para escoamento de soja devido ao aumento da produção no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224371.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O crescimento sucessivo da produção brasileira de soja, que estimula fortemente o interesse do comprador internacional, fez com que o governo do Paraná criasse novas regras de escoamento da soja pelo porto de Paranaguá. A medida, anunciada em 1º de fevereiro, visa agilizar os embarques do grão e evitar longas filas, que, geralmente, refletem em grandes prejuízos.

Safra de camarão no Rio Grande do Sul está abaixo da expectativa de pescadores e compradores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224369.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Aberta há duas semanas, a safra do camarão na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, está abaixo da expectativa de pescadores e comerciantes, devido à pequena quantidade e ao tamanho, médio ou miúdo dos crustáceos. A situação ruim já se reflete nos preços, que estão mais altos do que no mesmo período do ano passado.

Novo Informe Agropecuário trata da qualidade e produtividade do maracujá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224355.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Brasil destaca-se como maior produtor mundial de maracujá, com cerca de 920 mil tonelada e potencial de produção e demanda de mercado, tanto nacional como internacional, que indicam a importância do cultivo dessa fruta para a economia brasileira. A revista Informe Agropecuário, da Empresa da Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), sobre o tema Maracujá reúne informações de conceituadas instituições de pesquisa de todo o País dedicadas ao desenvolvimento do maracujazeiro.

Pesquisar este blog