Selecione o dia...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Brasil pode exportar até 2,6 bilhões de litros de etanol aos EUA em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224418.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A FCStone estima que o Brasil poderá exportar até 2,6 bilhões de litros de etanol para os Estados Unidos em 2013. O biocombustível do Brasil tem mercado nos EUA graças ao Padrão de Combustíveis Renováveis (RFS) da Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA, na sigla em inglês). Para 2013, o governo norte-americano determina o consumo de 2,75 bilhões de galões dos chamados biocombustíveis avançados (etanol celulósico, etanol de cana e biodiesel) e, pela projeção da FCStone, o Brasil poderia contribuir com até 0,686 bilhão de galões de etanol de cana, já que os EUA não conseguem, sozinhos, alcançar o total estipulado pela EPA.

Pesquisadores de São Paulo testam produção de leite funcional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224423.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), do polo de Ribeirão Preto (SP), testaram o lançamento do chamado leite funcional, um produto mais saudável e rico em nutrientes. O processo iniciou pela mudança na alimentação dos animais, que foram obervados por quatro meses.

Incerteza econômica leva produtor a reter venda de soja na Argentina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224422.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O volume de soja 2012/2013 negociado pelos produtores argentinos é 35% inferior ao de igual período do ciclo 2011/2012. Segundo dados do Ministério de Agricultura, somente 6,6 milhões de toneladas da soja nova foram comercializadas até o momento. Os agricultores seguram as vendas por preocupações com a economia do país e uma possível desvalorização do peso. Os produtores estão dispostos a interromper as venda como forma de protesto à política oficial. A manobra gera reação no governo de Cristina Kirchner, que ameaça com mais intervenção no mercado. As associações que representam os produtores rurais argentinos reunidas na chamada Mesa de Enlace realizaram assembleia na sexta, dia 15, para discutir eventual paralisação da comercialização de grãos no final de março. Nos próximos dias as entidades vão realizar novas assembleias para deliberar o assunto. O protesto pode complicar o caixa do governo em um ano eleitoral -- a Frente pela Vitória (FPV), da presidente Cristina Kirchner, busca mais cadeiras no Senado e na Câmara para reformar a Constituição Nacional e permitir sua terceira candidatura.

Trabalhadores do Porto de Santos (SP) protestam contra MP que dá mais autonomia para a iniciativa privada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224420.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Trabalhadores do Porto de Santos (SP) protestaram nesta segunda, dia 18, contra a Medida Provisória (MP) que dá mais autonomia para iniciativa privada não só na hora de ampliar os terminais, mas também para contratação de funcionários. Com medo de perder espaço e ter os salários reduzidos, dezenas de sindicalistas invadiram um navio chinês que trazia equipamentos para o novo terminal da Embraport. O desembarque foi bloqueado e os manifestantes negociam com a administradora do terminal para que eles próprios trabalhem na retirada dos equipamentos.

Governo francês libera parcialmente operações de processadora de carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224419.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O governo francês autorizou a empresa suspeita de ter originado o escândalo da carne de cavalo na Europa a retomar parcialmente suas operações. A processadora de carne Spanghero SAS, uma unidade da francesa Poujol, foi liberada para produzir carne moída, linguiças e comidas prontas feitas com carne, após autoridades terem inspecionado as instalações da empresa no último fim de semana. O armazenamento de carne congelada, no entanto, continua suspenso.

Brasil e Rússia fecham acordo sobre trigo e soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224425.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A finalização do acordo sobre os requisitos fitossanitários que possibilitará a importação de trigo da Rússia pelo Brasil e o protocolo de cooperação para o fornecimento de farelo de soja do Brasil foram assuntos tratados por técnicos durante a segunda reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia que começou na manhã desta segunda, dia 18, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No entanto, segundo o governo, o documento final só deverá ser assinado pelo ministro Mendes Ribeiro Filho e pelo ministro da Agricultura da Federação Russa, Nikolay Fedorov, na próxima quarta, dia 20, em Brasília.

Plantações de cana e de grãos disputam espaço na região sul de Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224424.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A cana e a lavoura de grãos disputam espaço na região sul de Goiás. Como o mercado está bom para ambas culturas, muitos produtores dividem as áreas, diversificando a produção.

Conab vende 38,4 toneladas de feijão dos estoques oficiais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224421.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará na próxima sexta, dia 22, a partir das 9h, duas operações de venda de feijão comum cores. Nos leilões serão ofertadas 38,4 toneladas, sendo 11 toneladas de São Paulo e 27,4 toneladas do Paraná.

Manchas com origem desconhecida causam prejuízos nas lavouras de melão do Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224427.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Produtores de São Jerônimo, região carbonífera do Rio Grande do Sul, estão intrigados com a safra de melão devido ao aparecimento de manchas com origem desconhecida nas frutas. A praga já chegou a afetar 80% de algumas lavouras do Estado. O produtor Jair Corrêa conta que percebeu que as folhas do fruto também estavam arrasadas. Ele acrescenta que nunca viu esse tipo de mancha.

Software brasileiro aprimora planejamento de segurança em locais de grande aglomeração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224426.htm
[ SOFTWARES # SOFTWARES ] Brasília -- Com eventos que vão reunir grandes multidões previstos para ocorrer no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, cresce a preocupação com a segurança nos ambientes de grande aglomeração. Para aprimorar o planejamento nesses locais, pesquisadores brasileiros desenvolveram um software que leva em conta os diferentes perfis do público para mapear a velocidade com que as pessoas se deslocam, o tempo gasto para esvaziar o ambiente e os pontos de maior concentração em situações de normalidade e de emergência.

Pesquisar este blog