Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de março de 2013

Novo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados toma posse

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224587.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Tomaram posse nesta quarta, dia 6, os novos presidentes das Comissões da Câmara dos Deputados. Para presidir a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural foi eleito o deputado Fernando Giacobo (PR). Natural do Paraná, ele está no terceiro mandato.

Programa quer estimular presença feminina em carreiras ligadas à ciência e tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224596.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Brasília - Noventa e duas estudantes do ensino médio, vindas de todas as regiões do país, participaram no dia(5/03/2013) da abertura do Programa Science Camp - Elas nas Ciências, destinado a estimular vocações femininas para a carreira científica e tecnológica. Elas vão passar uma semana em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), referência mundial em biologia tropical, e instituição que realiza, há quase 60 anos, estudos científicos do meio físico e sobre as condições de vida na região. A iniciativa é uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Embaixada dos Estados Unidos, que está custeando as passagens aéreas.

Governo federal institui Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224594.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O decreto presidencial que institui a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados (Pnatre) foi publicado no Diário Oficial da União na quarta, dia 6. De acordo com o governo, o objetivo da política é fortalecer os direitos sociais e a proteção social desses trabalhadores.

PIB agropecuário deve crescer de 4% a 4,5% em 2013, projeta CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224589.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Depois do tombo do setor agrícola no ano passado, a presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD), projetou, na quarta, dia 6, que o setor terá crescimento de 4% a 4,5% em 2013. Ela apresentou essa perspectiva ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião que contou também com presidentes de outras cinco confederações patronais.

Com negociações lentas, portuários anunciam paralisação para o dia 19

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224588.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Portuários anunciaram nesta quarta, dia 6, uma nova paralisação em 36 portos brasileiros para o próximo dia 19. O presidente da Força Sindical, deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP), disse que a decisão foi tomada na noite de terça, dia 5, em reunião plenária da categoria. Ainda segundo o sindicalista, será uma greve de advertência para forçar a negociação com o governo.

Emater estima safra gaúcha de verão em 25 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224593.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A safra gaúcha de grãos de verão deve chegar a 25 milhões de toneladas neste período, consolidando-se como a segunda maior da história. Os números foram divulgados pela Emater na manhã desta quarta-feira durante a 14ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS).

Índice brasileiro de commodities cai 2,97% em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224592.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado pelo Banco Central (BC), registrou queda de 2,97% em fevereiro comparado com o resultado de janeiro. Em 12 meses encerrados em fevereiro, no entanto, houve alta de 8,31%.

Venda de máquinas agrícolas chega a 6,2 mil unidades em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224591.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] As vendas internas de máquinas agrícolas no atacado em fevereiro apresentaram uma alta de 15% sobre janeiro e avanço de 26,9% ante o mesmo mês de 2012. Ao todo, foram vendidas 6.208 unidades, o que superou o recorde registrado no mês anterior, com 5,4 mil unidades, informou na quarta, dia 6, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado do primeiro bimestre do ano, as vendas avançaram 24,7% sobre o mesmo período de 2012.

Geada antecipada pode atrapalhar expectativa de recorde na segunda safra de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224590.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O clima prejudicou o início da colheita de soja e plantio de milho, principalmente no Centro-Oeste, na safra 2012/2013, segundo a Somar Meteorologia. Da segunda quinzena de fevereiro em diante, porém, as condições do tempo ficaram mais favoráveis aos trabalhos no campo, já que as chuvas ocorreram em forma de pancadas e os dias registraram predomínio de sol. Essa situação ajudou na retirada da soja e na semeadura do milho em todo o Brasil.

Alta de 5% no preço do diesel eleva custo do frete em 3% em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224595.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O aumento de 5% no preço do diesel nas refinarias da Petrobras, que entrou em vigor na quarta, dia 6, deve provocar um aumento entre 2,5% a 3% no custo de transporte do frete em Mato Grosso. O cálculo é do diretor executivo da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, Miguel Mendes, que alerta para o fato de o combustível responder por metade das despesas das transportadoras.

Pesquisar este blog