Selecione o dia...

terça-feira, 19 de março de 2013

Agricultura fará concurso público para contratações na Defesa Agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224713.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou ontem (18/03/13), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 74 que autoriza a realização de concurso público para reposição de pessoal e substituição de terceirizados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No total serão 736 vagas. Destas, 422 serão para preenchimento de cargos na Secretaria de Defesa Agropecuária.

Iapar inicia Programa de Pós-Graduação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224717.htm
[ CURSOS # CURSOS ] Começou ontem (18/03/13) o Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista do Instituto agronômico do Paraná (Iapar). Após a cerimônia de abertura, às 18h30, houve Aula Inaugural proferida pelo secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara.

Aliança fortalece parceria da Embrapa e sistemas estaduais de pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224709.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A pesquisa agropecuária brasileira terá uma nova alternativa para permitir que a inovação chegue mais rapidamente à sociedade. Embrapa e Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) são os protagonistas de uma nova união em estudo, denominada Aliança para a Inovação Agropecuária no Brasil.

Governo de Minas lança a Semana Internacional do Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224708.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Governo de Minas lançou ontem (18/03/13), em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café. O evento será realizado na capital no período de 9 a 13 de setembro no Expominas, e vai receber a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à cafeicultura.

Conceito de água virtual aumenta alerta sobre escassez

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224707.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Você já pensou na quantidade de água que consome? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa gasta em média 39,6 m³ (metros cúbicos) de água por ano (cerca de 110 litros por dia), de forma direta. Esse é o volume considerado para atender às necessidades de ingestão, higiene pessoal, preparação de alimentos e limpeza em geral.

Ministério regulamenta importação de trigo fora do Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224715.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A regulamentação da importação de 1 milhão de toneladas de trigo, que estarão isentas da alíquota de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC), incidente nas compras feitas fora de países fora do Mercosul, foi publicada ontem (18/03/13) no Diário Oficial da União (DOU). A medida, que entra em vigor em 1º de abril e se encerra no dia 31 de julho, visa atender à demanda dos moinhos, por causa da quebra da safra brasileira. Houve também problemas de queda na produção e perda de qualidade de trigo na Argentina, que abastece metade do consumo nacional. O objetivo é garantir o abastecimento interno e evitar pressões inflacionárias.

MP dos Portos enfrenta resistência e recebe mais de 600 emendas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224714.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Três meses após ter enviado ao Congresso a Medida Provisória (MP) 595/12, que cria um novo marco regulatório para os portos brasileiros, o governo federal ainda enfrenta forte resistência de categorias de empresários e trabalhadores. Mobilizados, eles contribuíram com boa parte das 645 emendas de parlamentares que sugerem alterações no texto. A MP e todas as emendas estão sendo analisada por uma comissão mista de deputados e senadores.

Preços de alimentos devem demorar a desacelerar, projeta economista da FGV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224711.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Os alimentos devem dar um alívio à equipe econômica, mas o processo de desaceleração de preços deve acontecer apenas no fim do semestre e com os preços em um patamar mais elevado do que o esperado, de acordo com projeções do economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) Salomão Quadros, divulgadas ontem (18/03/13). Ele ressalta ainda que os alimentos que fazem parte da safra recorde de 2013 não têm o mesmo peso na composição do indicador oficial da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Volume da água usada no beneficiamento do café pode ter redução de até 76%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224710.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Com o objetivo de maximizar resultados da produção e da renda, cafeicultores a partir da década de 1980 começaram a fazer uso intensivo da água em tecnologias de processamento via úmida para obtenção do café cereja descascado, cuja qualidade de bebida é superior. No entanto, o uso dessas tecnologias resultou na produção de grande quantidade de água residuária de café que, potencialmente, poderá ser diretamente despejada nos cursos d´água contaminando mananciais e lençóis freáticos.

Setor elétrico deve receber investimentos em transmissão de R$ 14,6 bilhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224716.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O setor elétrico deverá receber investimentos de R$ 14,6 bilhões nos próximos cinco anos em novos projetos de transmissão. O dado foi divulgado ontem (18/03/2013) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), referente ao Programa de Expansão da Transmissão (PET) 2013-2017.

Pesquisar este blog