Selecione o dia...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Novo ministro dará ênfase no aumento da renda do trabalhador do campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224734.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, destacou que entre as prioridades da gestão à frente da pasta estará o trabalho para aumentar a renda do trabalhador no campo e o fomento ao uso de tecnologias sustentáveis para os produtores rurais que abastecem o mercado interno. O anúncio foi feito durante a cerimônia de transferência de cargo ocorrida no dia 18 de março de 2013.

Cacau de Linhares, no Espírito Santo, conquista espaço no mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224739.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, que no período da Páscoa ganha destaque no comércio. No Espírito Santo, o cacau do município de Linhares conquistou espaço e reconhecimento por meio da Identificação Geográfica (IG). O cacau de Linhares foi o primeiro produto do setor agropecuário do estado a receber uma IG.

Presidente Dilma Rousseff nomeia adida agrícola na China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224737.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Escolhida por processo seletivo feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), Andrea Curiacos Bertolini, é nomeada adida agrícola da China. A indicação oficial da presidente da República, Dilma Roussef, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no início do mês de março de 2013.

Finalizado modelo de distribuição do Ácaro-vermelho-das-palmeiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224733.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Os pesquisadores da Embrapa Roraima George Amaro (Economia e Dinâmica de Sistemas) e Elisângela Fidelis (Entomologia) concluíram o modelo da distribuição geográfica potencial do ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indicaHirst) na América do Sul. A pesquisa possibilitou identificar potenciais locais de ocorrência da praga, permitindo o desenvolvimento de políticas e ações mitigatórias para prevenir ou retardar sua dispersão.

Inscrições abertas para curso de produção de hortaliças da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224732.htm
[ CURSOS # CURSOS ] No dia 1º de abril de 2013, terá início o primeiro módulo do Curso de Produção de Hortaliças da Embrapa, voltado para extensionistas e para alunos de graduação e de institutos federais. A capacitação mobiliza todo o corpo técnico-científico da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) em aulas teóricas e práticas que vão desde a produção de sementes até a pós-colheita de hortaliças, permeando cada etapa da cadeia produtiva.

Receita das exportações de carne para a Rússia registra aumento de 119,5%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224741.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O principal mercado das carnes embarcadas por Minas Gerais, nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, foi a Rússia. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), as compras do país atingiram US$ 45,1 milhões, um aumento de 119,5% em relação a idêntico período de 2012. Destaque para as exportações de carne bovina para aquele mercado, que somaram US$ 27,5 milhões, um incremento de 86,4% em relação à cifra registrada no primeiro bimestre de 2012.

Aposentados e pensionistas cobram aprovação da PEC 555 no Congresso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224740.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Servidores públicos, aposentados e pensionistas da União ouviram, na manhã de ontem (20/03/13), na Câmara dos Deputados, manifestações de parlamentares em apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006, que trata da extinção gradual da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos pagos pela Previdência Pública aos inativos.

Estados recebem imagens de satélite para fazer Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224738.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os órgãos ambientais estaduais e do Distrito Federal (DF) receberam ontem (20/03/13) todas as imagens de satélite contratadas pelo governo federal que serão usadas para formular o Cadastro Ambiental Rural (CAR). As imagens trazem detalhes dos mais de 5 mil imóveis rurais distribuídos em território nacional e de áreas de preservação permanente, reservas legais e nascentes de rio.

Embrapa implanta coleção de micro-organismos de importância agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224736.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) implantou uma Coleção de Micro-organismos de Importância Agrícola e Ambiental contendo quase 20 mil isolados de fungos, bactérias, leveduras, arqueias e actinobactérias. Dentre eles há micro-organismos endofíticos ; micro-organismos de vários biomas, como Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e manguezais; actinobactérias associadas a insetos; fungos celulolíticos como o Trichoderma; bactérias associadas a líquens e algas marinhas da Antártida; fungos e bactérias agentes de controle biológico; fungos pigmentados produtores de corantes; e bactérias associadas aos crustáceos que são produtoras de antibióticos.

Pesquisa desenvolve tecnologias para produção sustentável de couro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224735.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Diante do avanço da China no mercado mundial de couros, investir em sustentabilidade é a alternativa para o Brasil manter-se competitivo e conquistar os mercados exigentes. Este é o foco dos trabalhos de pesquisa em couro na Embrapa Pecuária Sudeste: produzir de forma cada vez mais sustentável.

Pesquisar este blog