Selecione o dia...

domingo, 24 de março de 2013

FAO alerta que progresso da bioenergia não pode afetar segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224775.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O desenvolvimento da bioenergia no Brasil deve evitar comprometer a segurança alimentar, alertou o coordenador do programa de Bioenergia da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Olivier Dubois. Em entrevista à Agência Brasil, Dubois falou da necessidade constante de mapeamento do solo para investigar o impacto ambiental da produção agropecuária. Destacou que é preciso estudar os efeitos indiretos da ocupação do solo, para que não haja danos, principalmente, à agricultura familiar ao redor do mundo.

Mais arroz, com menos água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224773.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A escassez de água é uma realidade da biosfera, o que torna importante o desenvolvimento de estratégias que aumente a eficiência de seu uso, especialmente, nas lavouras de arroz irrigado. Uma vez que a demanda por arroz é crescente devido ao contínuo aumento da população e a água está cada vez mais escassa em nível mundial, se faz necessário produzir mais arroz com menos água. No dia 22 de março, mundialmente comemorado pela presença da água no planeta - em tempos modernos, um recurso esgotável - a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), contribui com estratégias para o seu melhor aproveitamento.

Revista Agropecuária Catarinense mostra a luta pela preservação do gado flamengo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224768.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O gado flamengo, que já formou inúmeros rebanhos em Santa Catarina e hoje está ameaçado de extinção, é o tema da reportagem de capa da edição de março de 2013 da revista Agropecuária Catarinense. A matéria apresenta o trabalho de recuperação dessa raça realizado em parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Livro infantil defende a preservação do meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224767.htm
[ LIVROS # LIVROS ] Seres mitológicos, como a Iara, o Saci-Pererê e o Curupira, se juntam a animais da Mata Atlântica para salvar um rio, que está poluído e com suas matas ciliares devastadas. Inserido na temática do Ano Internacional de Cooperação pela Água, que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou para 2013, o livro infanto-juvenil Era uma vez um rio conta esta história, com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da preservação das águas do bioma, que abastecem as maiores cidades brasileiras.

Rede vai conectar crianças de todo o país em defesa da sustentabilidade ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224766.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Júlia Pires tem 10 anos de idade e participa da Rede Criança - Alô, Planeta Terra: Vamos Nos Conectar, lançada no dia 22 de 2013, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A iniciativa torna permanente o projeto Criança na Rio+20, promovido pela Fundação Xuxa Meneghel para garantir o envolvimento de crianças e adolescentes nas discussões da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio 20), ocorrida no Rio de Janeiro, no ano passado.

Sobre folhas, flores e frutos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224774.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) firmaram parceria que vai fortalecer a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN), iniciativa que irá gerar um panorama dos recursos florestais do país a partir de levantamentos em campo. O JBRJ reunirá amostras de material botânico coletadas em todo o país durante o inventário, que vai avaliar os recursos florestais em cerca de 20 mil pontos no território nacional.

Guia orienta sobre boas práticas para uso da água na produção de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224772.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] No Dia Mundial da Água, a Embrapa Pecuária Sudeste lançou um guia de boas práticas para orientar produtores, técnicos extensionistas e gestores a produzir leite, conservando os recursos hídricos em quantidade e qualidade. O comunicado técnico Boas práticas hídricas na produção leiteira possui apenas sete páginas e linguagem simples, com orientações para o manejo ambiental e hídrico da propriedade.

Ferramenta do Sebrae ajuda a deixar ponto de venda mais atrativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224771.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Montar uma loja convidativa e fazer de cada detalhe um aliado para alavancar as vendas. Esse é o foco do Inova Loja Digital, nova ferramenta do Sebrae em São Paulo para ajudar micro e pequenos varejistas, via internet, a identificar problemas e oportunidades nas instalações do negócio, que possam impactar diretamente nos lucros. O serviço está disponível apenas para comerciantes do Estado de São Paulo

Seminário discute competitividade na produção de vinho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224770.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Especialistas e produtores de vinho no Brasil se reuniram no dia 21 de março de 2013 na sede do Sebrae Nacional, na capital federal, para discutir medidas que possam melhorar a competitividade e a produtividade da vitivinicultura no país, especialmente nos pequenos negócios. O Seminário Tributação e Competitividade do Setor Vitivinícola foi mais uma ação do convênio entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), parceria que durou cerca de três anos e que se encerra no próximo dia 29 de março.

Técnicas de plantio ajudam produtores da Paraíba a driblar estiagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224769.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Para manter rebanhos bovinos em longos períodos de estiagem é preciso se preparar com antecedência. De forma que os produtores possam conviver melhor com o período, não compromoter a produção leiteira e evitar o êxodo rural, algumas alternativas estão sendo adotadas. Produtores do Agreste e do Cariri paraibanos estão utilizando técnicas eficazes de plantio e alimentação, adotando o pastejo rotacionado, técnica que alimenta o gado sem desmatar o meio ambiente. Em 2012, 171 municípios paraibanos decretaram estado de emergência por conta da seca.

Sem acordo, CPI do Trabalho Escravo da Câmara encerra trabalhos sem relatório

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224765.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo, deputado Claudio Puty (PT-PA), acusou no dia 22 de março de 2013 os parlamentares da bancada ruralista de tentarem usar o colegiado para flexibilizar a legislação que trata do trabalho escravo. Já os ruralistas argumentam que Puty encerrou os trabalhos de forma "arbitrária" e "intransigente".

Pesquisar este blog