Selecione o dia...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Fórum Social Mundial inicia discussões na Tunísia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224816.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As atividades do 13º Fórum Social Mundial começaram ontem (27/03/13) na capital da Tunísia. Nesta edição, são esperados 70 mil participantes, integrantes de movimentos sociais, sindicatos e associações de todo o mundo. Os debates vão até o dia 30 de março, quando será elaborada a carta de encerramento. O fórum foi oficialmente aberto no dia 26 com uma marcha no centro de Túnis, capital do país.

Epagri homenageia produtor centenário de vinho Goethe em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224815.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Os sinos da Igreja Madonna Della Salute, na localidade de Rio Carvão e da Igreja Nossa Senhora das Graças na localidade de Rio Salto bateram simultaneamente no dia 23 de março de 2013 para anunciar e agradecer os 100 anos de João Trento, o mais idoso produtor de uva e de vinho Goethe do município de Urussanga, nascido em Rio Carvão, Santa Catarina.

Brasileiros interessados em voltar do exterior ganham portal com informações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224812.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os brasileiros que moram no exterior podem contratar um financiamento para a casa própria, na Caixa Econômica Federal (CEF), e contar o tempo de trabalho fora do país para aposentadoria. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser resgatado no exterior. Essas são algumas das informações que estão no Portal do Retorno - retorno.itamaraty.gov.br, primeiro site a centralizar os dados sobre programas e serviços destinados aos brasileiros que estão no exterior e pretendem voltar ao país.

Brasil avança para obter status internacional de país livre de febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224808.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Com todo trabalho de estruturação feito ao longo dos últimos anos e investimentos de R$ 34,8 milhões nos dois últimos anos em sete estados da região Nordeste e no Pará para erradicação da febre aftosa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prevê que até maio deste ano essas áreas sejam reconhecidas nacionalmente como livres da doença. A expectativa é que haja também o reconhecimento desse status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2014.

Inscrições estão abertas para o 9º Congresso Brasileiro do Algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224807.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] Já estão abertas as inscrições para a nona edição do Congresso Brasileiro do Algodão - 9º CBA, o maior encontro nacional da cadeia produtiva do algodão. Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2013, no Hotel Brasília Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF), será apresentado o panorama do segmento algodoeiro por meio de uma série de exposições, painéis de pesquisas e fóruns de debates para fomentar a troca de conhecimento entre os principais profissionais do setor, assim como promover um espaço para negócios.

Comissão do Senado aprova criação de mais de 2,3 mil cargos no Executivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224814.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou ontem (27/03/13) projeto de lei que cria mais de 2,3 mil cargos em vários órgãos do governo federal. Segundo o relator da matéria, senador Gim Argelo (PTB-DF), o objetivo é repor vagas que serão extintas com a rescisão de contratos trabalhistas com terceirizados. Além disso, o projeto cumpre o que foi estabelecido em termo de conciliação judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Abate de bovinos sobe 8% em 2012 e bate recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224813.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O abate de bovinos em 2012 foi o maior desde 2007, com alta de 8% em relação a 2011, informou ontem (27/03/13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto aponta a redução dos preços nos mercados interno e externo e o aumento das exportações como as principais causas que elevaram o número para 31,118 milhões de cabeças, superando os 30,713 milhões de cinco anos antes.

Vendas nos supermercados brasileiros registram queda de 1,33% em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224810.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As vendas nos supermercados brasileiros tiveram queda de 1,33% em fevereiro de 2013 na comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento divulgado ontem (27/03/13) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a janeiro, a retração foi maior, com queda de 3,26%. No acumulado do ano, o setor registra alta de 0,25% na comparação com o primeiro bimestre de 2012.

Taxa para financiamento do BNDES é mantida em 5% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224809.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Pelo segundo trimestre consecutivo, a taxa de juros de longo prazo (TJLP) foi mantida em 5% ao ano, o menor nível da história. O índice, usado nos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi definido ontem (27/03/13) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Manual de Avaliação da Pegada Hídrica é lançado em português

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224806.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Uma importante publicação apoiada internacionalmente por empresas, ONGs e cientistas acaba de ser lançada em português. Com financiamento e coordenação da organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Rede da Pegada Hídrica (Water Footprint Network - WFN), o Manual de Avaliação da Pegada Hídrica - Estabelecendo o Padrão Global está disponível para download neste link. A publicação traz definições e métodos para a contabilização, a avaliação da sustentabilidade e ainda auxilia a padronização global da avaliação da pegada hídrica.

Pesquisar este blog