Selecione o dia...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Banco conjunto fica no papel e reflete dificuldade de integração dos Brics

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224821.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Lacunas no projeto sobre a nova instituição financeira e indefinição sobre criação de fundo anticrise levam grupo a ficar novamente no campo das promessas. Para analistas, faltou senso de urgência na cúpula de Durban, na África do Sul. A quinta edição da cúpula do grupo dos Brics -- formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -- chegou ao fim no dia 27 de março de 2013 em Durban, na África do Sul. E uma das principais expectativas antes do encontro, que seria a criação de um banco de desenvolvimento, ficou limitada a promessas e ainda não saiu de fato do papel.

Produtores de MG são os que mais contratam pelo Programa ABC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224826.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Governo Federal tem fomentado o aumento da produção sustentável no campo por meio de linhas de crédito do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Na safra atual, já foram liberados R$ 2 bilhões entre julho de 2012 e fevereiro deste ano, valor quatro vezes maior que os R$ 500 milhões obtidos no mesmo período da temporada anterior.

Aliança do Pacífico quer ampliar comércio com Ásia e rivalizar com Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224822.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Bloco formado por Chile, Peru, Colômbia e México quer tarifa zero de exportação para todos os produtos nos próximos cinco anos e ser plataforma para negócios com a Ásia. Europeus também demonstram interesse. A Aliança do Pacífico, zona de livre comércio lançada em junho de 2012 por Chile, Peru, Colômbia e México, quer liberar 90% dos produtos de qualquer tipo de tarifa até 31 de março de 2013 e dar, assim, o pontapé inicial para o início do comércio entre seus membros. A Aliança pretende, ainda, estabelecer tarifa zero para todos os produtos nos próximos cinco anos.

Presidente da Fepagro é eleito para a Academia Francesa de Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224819.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, foi eleito membro da Academia Francesa de Agricultura. Ele é o quarto brasileiro a ingressar na renomada academia, como correspondente exterior. A Academia Francesa de Agricultura - www.academie-agriculture.fr -, fundada em 1761, é uma das mais importantes instituições no mundo ligada às áreas de agricultura, alimentação e meio ambiente. Para fazer parte da Academia, o candidato passa por rigorosa análise feita por um colegiado.

Governo vai reajustar a partir de abril valores de bolsas de pós-graduação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224817.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) terão reajuste de cerca de 10% sobre o valor atual. O pagamento com os novos valores será feito a partir de maio de 2013.

Canadá retoma comércio de dois estabelecimentos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224825.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Canadá restabeleceu as exportações de carne de aves de dois estabelecimentos brasileiros, de São Paulo e de Minas Gerais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recebeu o comunicado oficial das autoridades canadenses ontem (28/03/13). As exportações destas plantas estavam suspensas desde agosto de 2011 por causa da detecção de resíduos de quinolonas (antibiótico) nas carnes de aves.

MEC divulga regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224824.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem (28/03/12) no Diário Oficial da União (DOU) portaria com as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcado para o dia 24 de novembro. O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências.

Ex-arquiteto do Distrito Federal colhe sucesso no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224823.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Há cerca de dez anos, o arquiteto Roberval Gontijo Durães apostou na produção de alimentos processados e, em parceria com a esposa Rute Maria de Azevedo Sá Gontijo, arrematou a Agroindústria Machadinho. O empreendedor, que no início tinha uma equipe de 15 funcionários e produzia em torno de 1,2 mil quilos por dia, atualmente conta com mais de 40 empregados e produz cerca de 70 toneladas por mês. Devido à qualidade na gestão dos negócios, foi vencedor da etapa distrital do Prêmio MPE Brasil e vai representar o Distrito Federal na fase nacional da premiação, no dia 4 de abril de 2013.

Publicação mostra a adequação ambiental e socioeconômica de propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224820.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A nova edição da revista Informe Agropecuário sobre Adequação socioeconômica e ambiental de propriedades rurais aborda o tema sob a perspectiva de uma ferramenta de administração rural, denominada ISA, cujo objetivo é auxiliar o produtor na gestão de sua propriedade de forma sustentável, priorizando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Cachaça é reconhecida como produto brasileiro pelos EUA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224818.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Foi publicado no dia 27 de março de 2013 no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto n° 7.968, que garante o reconhecimento ao bourbon whisky e ao tennessee whisky apenas para as bebidas elaboradas pelos produtores dos Estados Unidos. O reconhecimento é parte do acordo bilateral entre os governos de Brasil e Estados Unidos, firmado em abril de 2012, quando da visita da presidente Dilma Rousseff ao país, que também garantiu que a cachaça seja considerada produto exclusivamente brasileiro no mercado norte-americano.

Pesquisar este blog