Selecione o dia...

sábado, 30 de março de 2013

Presidente Dilma sanciona lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224829.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos, na noite do dia 28 de março de 2013, a lei que criou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A secretaria será o 39º ministério do governo federal e terá estrutura já existente que será deslocada do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Alertas de desmatamento na Amazônia Legal sobem 26% em seis meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224831.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal subiram 26%, entre 1º de agosto de 2012 e 28 fevereiro de 2013, em comparação o mesmo período anteriormente verificado, informou no dia 28 de março o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados foram registrados pelo Deter (Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real) do Inpe, que usa imagens de satélite para analisar a perda da Floresta Amazônica em nove estados.

Empresas não priorizam geração de créditos de carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224828.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As empresas brasileiras não priorizam investimentos em projetos de geração de créditos de carbono, apesar do potencial de obtenção de rendimentos da ordem de cerca de R$ 500 milhões por ano. Uma pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA/RP) da Universidade de São Paulo (USP), realizada pelo economista José Affonso dos Reis Junior, demonstra que a demanda pelos créditos no mercado é pequena, o que diminui seu valor e leva as empresas a investirem em projetos com retorno mais imediato, como iniciativas de redução de emissões dos gases do efeito estufa e aumento da eficiência energética.

Agronegócio: destruição ambiental em nome da lei

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224827.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As políticas públicas de educação ambiental no Brasil estão reforçando um modelo de produção altamente destrutivo dos recursos naturais. Embora a agricultura familiar ainda seja a responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira, são as extensas monoculturas do agronegócio -- voltadas para a exportação -- que avançam sob a proteção de várias instâncias do poder. A análise é de Inny Accioly, pesquisadora do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (Lieas), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Agricultura e efeito estufa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224836.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Medidas capazes de neutralizar os poluentes gerados pela produção de alimentos ganharam um aliado de peso. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, no dia 27 de março de 2013, estudo feito em parceria com a Embaixada Britânica e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com medições e propostas de mitigação dos prejuízos causados pela atividade. O material, entregue ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) será usado como suporte para ações de combate às mudanças climáticas.

Avança colheita dos grãos de verão no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224835.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Com as boas condições climáticas das últimas semanas, as lavouras de soja entram na fase de formação do grão e maturação com boas perspectivas de colheita, mesmo que algumas de ciclo precoce apresentem potencial de produtividade inferior ao esperado inicialmente. Em termos gerais a colheita no Estado chega a 25% do total semeado neste ano [2013], com outros 29% já maduros para a colheita.

Paraná registra 222 áreas privadas que preservam recursos naturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224834.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Paraná é o segundo Estado do País em número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), com 222 áreas, atrás de Minas Gerais (242). São 213 propriedades paranaenses certificadas por órgãos estaduais e nove por instituição federal, que somam 52 mil hectares preservados. Além disso, o Paraná mantém 68 Unidades de Conservação Estaduais.

Grãos pagam custos de reformas nos canaviais em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224833.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A renovação dos canaviais vem avançando em Minas Gerais. Na região do Triângulo Mineiro, os produtores estão arrancando os canaviais envelhecidos e com baixa produtividade. Antes de plantar a nova safra de cana, ainda conseguem produzir soja de qualidade. Além de ajudar o solo, os grãos pagam os custos da reforma do canavial, que passam de R$ 4 mil por hectare.

Chip na barriga controla apetite e combate obesidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224832.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Cientistas britânicos apresentaram em Londres um microchip "inteligente" desenvolvido para ser implantado no corpo humano com o objetivo de controlar o apetite e combater a obesidade. Após testes satisfatórios nos laboratórios do Imperial College de Londres, os professores Chris Toumazou e Stephen Bloom anunciaram que os testes em animais estão prestes a começar. Testes em humanos são esperados em três anos.

Novo presidente da Emater/MG prioriza agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224830.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Empossado no dia 28 de março de 2013 para o cargo de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o engenheiro agrônomo José Ricardo Ramos Roseno tem metas ambiciosas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado em sua gestão. Além de parcerias com outros órgãos dos governos estadual e federal e com entidades ligadas aos trabalhadores rurais e do agronegócio, Ricardo Roseno, que há 18 anos é funcionário de carreira da Emater/MG, ressalta a necessidade de universalizar a extensão a todos os municípios mineiros. A sua intenção é expandir as atividades da Emater/MG como um todo, principalmente nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

Pesquisar este blog