Selecione o dia...

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dilma anuncia ampliação de medidas para combater os efeitos da seca no Semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224875.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem (02/04/13), em Fortaleza (CE), durante a 17ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a ampliação de medidas emergenciais para reduzir os impactos negativos causados pela estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos. Entre as iniciativas está o aumento da oferta de água por meio de carros-pipa e a construção de cisternas. Segundo ela, as medidas emergenciais apresentadas pelo governo desde o início da seca devem chegar a R$ 9 bilhões.

Fiesp pede mudanças na política econômica do governo federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224876.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) manifestou ontem (02/04/13) preocupação com o resultado do desempenho da indústria nacional em fevereiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve a maior queda de produção dos últimos quatro anos.

Apresentada nova teoria sobre sequestro de carbono pelas florestas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224871.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisa publicada no periódico Science indica que carbono sequestrado pelas florestas boreais é em grande parte enviado para as raízes das árvores, e seu armazenamento é auxiliado por fungos que vivem no solo. Não é novidade que as florestas são um dos principais sumidouros de carbono de nosso planeta, e contribuem muito na tentativa de compensar o aumento das emissões antropogênicas no último século. Mas até agora, os cientistas não sabiam ao certo como as árvores absorviam e armazenavam o carbono que sequestravam da atmosfera. Essa dúvida, entretanto, pode estar um passo mais próxima de ser respondida, segundo um novo estudo publicado nesta semana no periódico Science.

Lei que tipifica crimes cibernéticos entrou em vigor dia 2 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224870.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Começou a vigorar no dia 2 de abril de 2013 a Lei 12.737/12, que criminaliza a invasão de computadores para obter vantagem ilícita; a falsificação de cartões de crédito e a interrupção de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública.

Aprovação da MP dos Portos é fundamental para a competitividade do agronegócio brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224877.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, voltou a ressaltar a importância da Medida Provisória (MP) 595, que propõe a abertura dos portos brasileiros ao capital privado e está em tramitação no Congresso Nacional, para garantir a competitividade e modernizar o agronegócio brasileiro. O assunto foi o tema principal do pronunciamento feito por ela no plenário do Senado Federal, ontem, 2 de abril de 2013.

Agricultores familiares do Norte têm até fim de maio para contratar crédito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224874.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Agricultores familiares e produtores rurais que tiveram perdas devido a enchentes ou enxurradas na Região Norte têm novo prazo para contratar linhas especiais de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Ferramenta auxilia a identificar revistas para publicação de artigos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224873.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A escolha de um periódico para publicar um trabalho representa a maior dificuldade enfrentada hoje por pesquisadores da China - país que registra uma das maiores taxas de crescimento de produção científica no mundo - durante o processo de preparação de artigos científicos.

UFLA se insere no movimento mundial de acesso aberto à produção científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224872.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Repositórios Institucionais (RI) são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e pesquisa. Aderindo ao movimento de divulgação dos resultados de pesquisa por meio de livre acesso, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulga o lançamento do Repositório Institucional, disponível no site repositorio.ufla.br.

Laboratório testa bactérias em comida que cai no chão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224869.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Um pesquisador britânico resolveu testar a crença comum de que se um alimento que caiu no chão for pego de volta em poucos segundos, não há risco à saúde em consumi-lo. Acompanhado pela reportagem da BBC, o pesquisador Ronald Cutler, da Universidade Queen Mary, em Londres, decidiu verificar o nível de contaminação.

Reitores de universidades podem passar a ser escolhidos em eleições diretas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224868.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Reitor, vice-reitor e dirigentes de instituições públicas de educação superior devem passar a ser escolhidos pela comunidade acadêmica (professores, alunos e servidores) por meio de eleição direta. A democratização do processo foi proposta em substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto de lei do Senado - PLS 147/2004 - que regulamenta o conceito de gestão democrática no ensino superior público. A matéria foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte neste ontem (02/04/13) e, agora, segue para votação no Plenário do Senado Federal.

Pesquisar este blog