Selecione o dia...

sexta-feira, 12 de abril de 2013

FAO alerta que infecção das aves pelo H7N9 pode ser assintomática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224974.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Em comunicado amplo direcionado às autoridades sanitárias de todo o mundo, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) ressalta que a resposta [mundial] à ocorrência do vírus H7N9 na China requer severas medidas de biosseguridade. Além disso, alertou para o fato de que, ao contrário de outras cepas virais da Influenza (aí incluso o H5N1, caracterizado como de alta patogenicidade), a cepa chinesa do H7N9 é de difícil detecção nas aves, pois ocasiona leve ou nenhum sinal clínico.

Senar mobiliza administrações regionais para adesão ao e-Tec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224973.htm
[ CURSOS # CURSOS ] O projeto da rede de polos de apoio presencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o sistema e-Tec Brasil - que oferece educação profissional e tecnológica a distância - foi apresentado para as administrações regionais da entidade em uma videoconferência conduzida pelo coordenador de Educação Formal do Senar, Fabiano Bossle Miguel.

Laticínios pressionam alta de índice da FAO para preços de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224971.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O índice da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o preço dos alimentos subiu 1%, em março, em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje (11). O aumento foi impulsionado, principalmente, pela elevação de 11% nos produtos lácteos. Os laticínios representam 17% no cálculo do índice de preço dos alimentos.

Peixes e hortaliças crescem nos tetos da Suiça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224969.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Fazendas urbanas foram surgindo ao redor do mundo e agora estão se tornando um negócio sério. A tendência está só começando na Suíça, mas há potencial, como revela uma visita à empresa suíça Urban Farmers e sua "fazendinha de telhado" em Basileia. Os três jovens agricultores acabam de receber uma remessa de sementes e ração para peixes que eles plantam e criam em uma estufa de 250 metros quadrados localizada em uma zona industrial da cidade. Desde janeiro, a pequena equipe começou a colher os frutos de seu trabalho: peixes e uma variedade de saladas, legumes e ervas cultivadas no telhado do depósito LokDepot UF001 e entregues a cinco restaurantes da região, de bicicleta. A pequena spin-off da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique usa uma técnica chamada "aquaponia", a combinação de aquicultura (criação de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas fora do solo, na água), na qual os peixes fertilizam as plantas com os seus resíduos, enquanto as raízes das plantas extraem da água os nutrientes que elas precisam para crescer, deixando a água limpa para os peixes. Em uma sala separada na extremidade da estufa, quatro grandes tanques repletos de tilápias respingam água para todos os lados. "Esses peixinhos vão estar em um prato até o final do mês", brinca o técnico da Urban Farmers, Mark Durno, enquanto joga um punhado de ração orgânica na água. Uma rede de tubos corre pelas paredes dos tanques. Num circuito fechado simbiótico, a água dos peixes, rica em nutrientes, é bombeada continuamente para a estufa ao lado onde alimenta fileiras de vegetais plantados em jangadas de poliestireno que flutuam em grandes mesas metálicas planas ou em longos canais de plástico. A água limpa volta então para os tanques dos peixes. Isso tudo é controlado por sensores, computadores e outros componentes de alta tecnologia para garantir a utilização adequada da energia, luz, ventilação e água. "Em termos de estufa esta aqui é realmente um Rolls Royce", sorri Durno.

"Produtores rurais têm cabeça na modernidade e pés acorrentados ao atraso", diz presidente da CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224968.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, criticou o quadro de insegurança jurídica instalado no campo, muitas vezes ocasionado pelo próprio poder público, que impede os produtores rurais de ampliar a produção para fornecer alimentos cada vez mais baratos à população brasileira. Este cenário, avaliou, representa a volta ao primitivismo em um setor cada vez mais voltado para a modernidade e a inovação tecnológica. O tema foi abordado em pronunciamento, no dia 10 de abril de 2013, no Senado Federal, quando citou casos recentes, que reforçam a gravidade da situação vivida pelo setor, motivada por questões fundiárias, ambientais e trabalhistas.

Cuiabá sedia Seminário Sebrae de Sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224967.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] A metodologia de Redução de Desperdícios: Cinco Menos que São Mais, desenvolvida pelo Sebrae no Distrito Federal, será apresentada no 3º Seminário Sebrae de Sustentabilidade, que acontece no dia 15 de abril de 2013, em Cuiabá (MT). O evento ocorre no Centro Sebrae de Sustentabilidade, unidade de referência nacional especializada no tema, que tem como missão gerar e disseminar conhecimentos, informações e práticas bem-sucedidas para o atendimento de micro e pequenas empresas.

Sistema melhora em até 20% produtividade de culturas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224965.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Quando se trata de práticas sustentáveis no campo, o Sistema Plantio Direto (SPD) destaca-se por conciliar a produção e a conservação da terra, propiciando ganhos ao produtor e ao meio ambiente. "O SPD deve ser considerado um processo de gestão do solo, água e biodiversidade para máxima produção agropecuária econômica com conservação ambiental. Nesta forma de gestão agrícola se busca permanentemente a máxima rentabilidade econômica mediante a cobertura plena e continuada do solo com vegetação diversificada e integração de atividades agrícolas econômicas", explica o pesquisador Luís Carlos Hernani, da Embrapa Solos, que pesquisa o SPD há mais de duas décadas.

Presidente da CNA passa a integrar CONIT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224972.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, foi nomeada pela presidente da República, Dilma Rousseff, conselheira do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit), um órgão de assessoramento vinculado à Presidência da República que terá a responsabilidade de propor políticas nacionais de integração dos diferentes modos de transporte, seja de pessoas ou de bens. A designação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (11/04/13).

Equoterapia desenvolvida pelo Senar-MT recebe reconhecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224970.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antonio de Leveger pelo desenvolvimento do projeto de equoterapia no município. A honraria, em nome do presidente do Conselho Administrativo da entidade, Rui Prado, foi proposta pelo vereador Luís Felipe Pedroso e aprovada pelos demais legisladores.

OMC revisa para baixo previsões do comércio mundial em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224966.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Após um fraco desempenho do comércio internacional em 2012, em decorrência dos impactos da crise econômica internacional principalmente em alguns países europeus, o ano começa com tendência de crescimento lento. A Organização Mundial do Comércio (OMC) avaliou para baixo as previsões sobre 2013. A projeção, segundo a OMC, é que o crescimento siga em nível moderado de cerca de 3,3% no ano.

Pesquisar este blog