Selecione o dia...

domingo, 14 de abril de 2013

Um décimo-primeiro mandamento para a humanidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224995.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Para lembrar do Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril, segue texto traduzido pelo pesquisador da Epagri/Cepaf de Chapecó, Leandro do Prado Wildner, do livro A Conquista da Terra através de sete mil anos, de autoria de Walter C. Lowdermilk, ex-assistente chefe do Serviço de Conservação do Solo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Parlamentares discutem tecnologia para o campo com a Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224991.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O acesso à tecnologia pode ser solução para seca no Nordeste, na avaliação do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes. A afirmação foi feita no dia 9 de abril de 2013, na reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, quando apresentou o programa Agropensa: inteligência estratégica para a Agropecuária Brasileira.

Nova tecnologia a serviço do combate ao desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224989.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Global Forest Watch 2.0 é um sistema de monitoramento da cobertura vegetal em tempo real que promete facilitar as ações para evitar a devastação ambiental. Acabar com o desmatamento é um dos maiores desafios da humanidade. A pressão sobre as florestas é freqüentemente dispersa, dificultando muito as ações de fiscalização.

Universidade de Brasília vai abrir concurso para selecionar 689 servidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224987.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] O Ministério da Educação (MEC) anunciou a liberação de 689 vagas para cargos de nível médio e superior na Universidade de Brasília (UnB). A previsão é de que, até o final do ano, 210 vagas sejam disponibilizadas. O anúncio foi feito em reunião com objetivo de regularizar a situação do quadro de funcionários da universidade, com presença do reitor Ivan Camargo, de representantes do MEC, do Ministério do Planejamento e com procuradores federais e do Trabalho, no dia 5 de abril de 2013. Na ocasião, o reitor garantiu a publicação do edital do concurso no menor prazo possível após a liberação das vagas.

UFLA terá mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224986.htm
[ CURSOS # CURSOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) oferecerá, em breve, mais um mestrado profissional: em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. O novo programa de pós-graduação partiu de um histórico de atuação do Departamento de Administração e Economia (DAE) em temáticas ligadas ao desenvolvimento rural e extensão, e foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em março de 2013.

Fundação Bunge premiará trabalhos em crítica literária e em recursos hídricos e agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224985.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] Crítica Literária e Recursos Hídricos e Agricultura foram os temas selecionados para a 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge. Quatro profissionais serão premiados: dois na categoria Vida e Obra (com prêmios de R$ 135 mil) e dois na categoria Juventude (R$ 50 mil), para indicados de até 35 anos.

Nova embalagem indica se alimento está impróprio para consumo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224994.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O risco de consumir alimentos impróprios para o consumo pode estar com os dias contados graças a produto criado em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) pela engenheira agroindustrial Ana Maria Zetty Arenas. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Alimentos da Poli, e pode ser usado em embalagens de peixe cru.

Guia de Boas Práticas Ambientais para os Municípios ganha versão virtual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224993.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A partir amanhã (15/04/13), estará disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) a versão completa, em PDF, do Guia de Boas Práticas Ambientais voltado aos gestores municipais do Rio Grande do Sul. Clique aqui para abaixar a edição. O documento, resultado de um convênio firmado em 2012 entre a Sema e a Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão da Energia da França (Ademe), por meio da empresa Enviroconsult, tem por objetivo sensibilizar os gestores políticos e o público em geral sobre as mudanças climáticas e a integração desse assunto com a gestão da energia e da qualidade do ar.

UEM abre concurso público para agentes universitários e técnicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224992.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Estadual de Maringá (UEM), instituição do Governo do Estado, abriu concurso público para contratação de 34 agentes universitários. As vagas são para ajudante geral; pessoal de apoio administrativo; auxiliar de cozinha; serviços de limpeza; marceneiro; serralheiro; eletricista; além de técnicos nas áreas de agropecuária, biblioteca, edificações, enfermagem, informática e segurança do trabalho.

Reforço à produção de orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224990.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O papel do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no apoio à agrobiodiversidade foi discutido durante a 3º Reunião da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), realizada nos dias 11 e 12 de abril de 2013, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A Comissão discutiu, por meio de grupo formado por representantes do governo e sociedade civil, a elaboração do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), previsto para ser lançado nos próximos meses. Trata-se de ferramenta de apoio à produção de orgânicos, conservação dos recursos naturais, pesquisa e consumo.

Pesquisar este blog