Selecione o dia...

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Representantes africanos visitam Brasil para conhecer experiência nacional com transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224996.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A experiência brasileira em produção e consumo de alimentos transgênicos é o foco de representantes de sete países africanos em visita ao país. Pesquisadores e autoridades do Egito, de Moçambique, do Quênia, de Malauí, de Uganda, da Nigéria e de Gana acompanharam palestras na Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao longo da semana. Os africanos também ouviram relatos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que tem parceria com o Brasil. Nesta quinta, dia 10, seguiram viagem para a cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, onde visitarão áreas de produção de milho transgênico.

Embrapa recomenda criação de sistema de alerta contra lagarta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225003.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A criação de um consórcio, a redução da janela de semeadura das culturas do milho, soja e algodão, a adoção de áreas de refúgio com plantas convencionais próximas a cultivos de transgênicos, o uso de estratégias de controle biológico e de monitoramento de pragas são algumas das estratégias propostas para o manejo de Helicoverpa, praga que tem causado severas perdas no País.

Publicado programa de gestão de risco diferenciado para estabelecimentos avícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225001.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As normas do programa de gestão de risco diferenciado com vigilância epidemiológica e adoção de vacinas em estabelecimentos avícolas considerados de maior susceptibilidade à introdução e disseminação de doenças foram publicadas nesta sexta-feira, 13 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Estados Unidos planeja cortar subsídios à agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225000.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O governo dos Estados Unidos pretende reduzir significativamente os subsídios agrícolas no ano fiscal 2014, de acordo com a proposta de orçamento anunciada pelo presidente Barack Obama na última quarta, dia 10. O lucro líquido do setor agrícola nos EUA deve ter aumento de 13,6% este ano, para US$ 128,2 bilhões - o maior valor em 40 anos, descontada a inflação. A proposta de Obama reduziria os subsídios em US$ 37,8 bilhões ao longo de dez anos.

Conservação correta do solo ganha incentivo com Plano ABC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224998.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A produção sustentável na agricultura brasileira, que ganhou novo impulso com a implantação do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), desde 2011, é um dos fatores que vem permitindo um avanço na correta conservação do solo.

Resultados de pesquisas da Embrapa abrem perspectivas para produção de milho no Amazonas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224997.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Cultivar milho sempre foi um desafio para os agricultores no Amazonas. Alguns resultados de recentes pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) abrem boas perspectivas para minimizar as dificuldades com o cultivo desse grão no Estado.

Tolerância de plantas à seca é tema de estudo da Embrapa com ARS/USDA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225002.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Na próxima semana, o pesquisador da Embrapa Agroenergia Hugo Molinari começa a trabalhar no desenvolvimento de novas ferramentas de engenharia genética de precisão, no Plant Gene Expression Center, do Agricultural Research Center (ARS) -- o órgão de pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O trabalho será realizado em conjunto com o pesquisador Alexandre Nepomuceno, da Embrapa Soja, e terá como foco o estudo de genes relacionados à tolerância à seca em plantas modelo. O objetivo é melhorar essa característica em culturas de importância comercial no Brasil, especialmente para a cadeia produtiva da agroenergia, tais como a cana-de-açúcar e a soja.

Tecnologia usada na agricultura irrigada no Piauí servirá de exemplo para produtores do Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224999.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Uma comitiva liderada pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, visitou na quinta, dia 11 assentamentos e comunidades de Oeiras, no Piauí. O objetivo da missão gaúcha é conhecer a tecnologia usada na agricultura local, onde há o cultivo de produtos através dos kits de agricultura irrigada. A ideia é aproveitar a experiência no RS.

Embrapa Soja realiza o 58° Curso Diacom

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225005.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] A Embrapa Soja realiza, de 15 a 19 de abril, a 58º edição do curso DIACOM: Tetrazólio e Patologia de Sementes, no Núcleo Tecnológico de Sementes e Grãos Dr. Nilton Pereira da Costa, nas instalações da empresa, em Londrina (PR).

Mais de um terço da carne que chega à mesa do brasileiro não passa por inspeção, afirma relatório

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225004.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Pesquisa inédita sobre o abate bovino no país mostra que um terço da carne que chega à mesa do brasileiro não passa sequer por inspeção. O trabalho, realizado ao longo de oito meses pela OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Amigos da Terra -- Amazônia Brasileira, foi apresentada na quarta, dia 10, em audiências públicas no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados.

Pesquisar este blog