Selecione o dia...

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Setor de suínos e aves pode enfrentar pouca oferta de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225041.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A perspectiva de boa rentabilidade deve fazer com que os agricultores optem pelo plantio da soja na safra de verão de 2013/2014 em vez do milho, que disputa espaço com oleaginosa. "Esse movimento preocupa um pouco os produtores de aves e suínos, principalmente para o pequeno e médio integrado, que não tem estoque regulador. Eles podem encontrar menor oferta de milho no início do ano que vem e terão de aguardar os grãos da segunda safra", informa o gerente de Oleaginosas e Produtos Pecuários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomé Luiz Freire Guth. O milho concorre em área com a soja, com a vantagem de poder ser plantado como segunda safra.

Autoridades chinesas admitem que transmissão do vírus H7N9 pode ser possível entre pessoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225044.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As autoridades sanitárias da China admitiram na quinta, dia 18, que o contágio de três membros de uma mesma família pelo vírus H7N9 pode indicar que há transmissão entre humanos da nova variante de gripe aviária. Apenas no país, 83 pessoas foram infectadas pelo vírus. O caso mencionado pelas autoridades refere-se a uma família de Xangai, que inclui o pai, de 87 anos, que morreu no último dia 4, e dois filhos.

Ritmo de exportação de carne bovina deve se manter no segundo trimestre, diz Abiec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225040.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, espera que o ritmo das vendas externas se mantenha no segundo trimestre, em linha com o desempenho do primeiro trimestre. De janeiro a março, as exportações de carne bovina aumentaram 25% em volume e 16% em receita.

Navio que funcionou como base para pesquisadores na Antártica volta ao Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225046.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Rio de Janeiro -- O navio de pesquisa antártico Almirante Maximiano retornou ontem (18) à capital fluminense encerrando sua participação na trigésima primeira Operação Antártica (Operantar) brasileira. O navio ficou mais de seis meses no mar e substituiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em fevereiro de 2012, como principal base dos pesquisadores brasileiros neste verão.

CNA defende linha de crédito para pequena e média agroindústria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225045.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Brasília -- A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, defendeu ontem (18) a criação de linha de crédito especial financiar pequenas e médias agroindústrias. Segundo Kátia, que é senadora pelo PDS do Tocantins, o objetivo é fortalecer as empresas de menor porte, que, por falta de "capital de giro", têm sido absorvidas por grandes companhias. Trata-se de um gargalo muito importante, e pouca gente fala sobre ele, disse a senadora. "Estamos vendo, todos os dias, grandes agroindústrias, que são meia dúzia no país, comprando e, muitas vezes, fechando pequenas e médias empresas para aumentar monopólio e o controle de preços. Queremos linha de crédito específica para que o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], por intermédio dos bancos, possa criar capital de giro, uma linha específica para a pequena e a média agroindústria brasileiras."

Brasil pode ganhar mercado após episódio da carne de cavalo, diz Abiec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225043.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, disse que, no longo prazo, o episódio da carne de cavalo em produtos industrializados comercializados na Europa pode ser benéfico para as exportações brasileiras da proteína.

Ministro Manoel Dias assina norma sobre trabalho em frigoríficos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225042.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou nesta quinta, dia 18, a Norma Regulamentadora (NR) dos Frigoríficos, que será publicada na sexta, 19, no Diário Oficial da União (DOU). A norma trata do ambiente de trabalho em áreas de abates e processamentos de carnes e derivados e traz inovações que, segundo o Ministério do Trabalho, visam a prevenção e a redução de acidentes de trabalho em frigoríficos e abatedouros em geral.

Canaviais da região Centro-Sul apresentam melhores condições em relação ao ano passado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225039.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Com chuvas acima da média em março e início de abril, os canaviais da região Centro-Sul do país apresentam melhores condições hoje do que aquelas observadas em igual período de 2012, anunciou nesta quinta, dia 18, a Datagro. A consultoria afirma, no entanto, que o excesso de umidade levou a um atraso das operações de colheita mecanizada nos primeiros dez dias de abril.

Plano Safra da Pesca beneficia 600 pescadores e aquicultores do Rio de Janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225038.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os pescadores que precisarem de melhorias em suas embarcações -- como infraestrutura do barco e materiais para pesca, podem contatar a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e participar do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

Syngenta nega que proibição de neonicotinoides afeterá negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225037.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O executivo-chefe da empresa de agroquímicos e sementes suíça Syngenta, Mike Mack, disse nesta quinta, dia 18, que a proposta da Comissão Europeia de proibir por dois anos inseticidas neonicotinoides, que podem ser prejudiciais às abelhas, não deve afetar os negócios da companhia este ano.

Pesquisar este blog