Selecione o dia...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pesquisadores tentam salvar o café das mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225111.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O café é a bebida preferida do mundo e a commodity mais requisitada depois do petróleo. Mas ele pode estar ameaçado pelas mudanças climáticas. Com um quarto da produção mundial, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do planeta, e o consumo da bebida aumenta cada vez mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa para o ano de 2013 no Brasil é de colher 47,8 milhões de sacas de 60kg de café, mais de 2 milhões de toneladas.

Empresa faz do coco um negócio de sucesso no Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225110.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Determinação, empenho e visão de negócio. Esses fatores transformaram a trajetória de Diogo Gaspar, empresário potiguar que se tornou conhecido por dominar o mercado de fornecimento de água de coco envasada no Rio Grande do Norte e em outros estados do Nordeste. A notoriedade do empresário, no entanto, não vem apenas desse nicho, mas principalmente da visão empreendedora de aproveitar tudo o que o coco verde oferece - inclusive a casca - para gerar novos negócios, tendo como palavra de ordem a sustentabilidade.

Fiocruz disponibiliza na internet vídeos informativos sobre o mosquito da dengue

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225106.htm
[ VIDEOS # VIDEOS ] Um material audiovisual completo sobre o mosquito transmissor da dengue, atualizado e com linguagem simples, acessível a todo tipo de público e disponível na internet. Essa é a proposta do projeto Aedes aegypti - Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor, lançado ontem (24/04/13) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Abertas as inscrições para workshop em Cafeicultura de Precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225105.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] No intuito de ampliar o debate sobre Agricultura de Precisão (AP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promove um Workshop relacionado à cafeicultura nos dias 6 e 7 de junho de 2013, no Centro de Excelência do Café na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais.

Em 2100 parte do Semiárido pode se tornar deserto, revela Inpe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225102.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com base em tendências climáticas revelam que, em 2100, parte do Semiárido brasileiro pode se tornar uma região de deserto. De acordo com o pesquisador do Inpe Jose Antonio Marengo Orsini, o aumento da temperatura e a falta de chuva podem ser os principais responsáveis pela aridez na região.

Ministro diz que agência nacional de assistência técnica rural será criada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225101.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o Plano Safra 2013/2014, da agricultura familiar, deve ser lançado pelo governo na mesma época, e que entre as novidades estará a criação de uma agência nacional de assistência técnica rural, pedida pela presidente Dilma Rousseff no lançamento do último plano, no meio do ano passado. Segundo o ministro, o governo federal destinou R$ 800 milhões para a assistência técnica rural este ano, mas a agência deve qualificar essa política.

Livro debate papel das novas tecnologias nos negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225109.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Os profissionais que desejam se informar sobre o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho contam agora com uma publicação que discute o tema sob a ótica do empreendedorismo. É o livro O Profissional do futuro - uma visão empreendedora, do consultor em Planejamento Estratégico, Gestão de Processos e Responsabilidade Social, Roberto Souza de Morais.

Método Treino & Visita de transferência de tecnologias fortalece cafeicultura do PR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225108.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Primeiro, o treino. Profissionais da assistência técnica e extensão rural - principalmente da Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), mas também de secretarias municipais de agricultura e cooperativas - e pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) se reúnem para trocar informações sobre o andamento da safra, uniformizar o entendimento sobre as questões técnicas relevantes verificadas no campo e, a partir daí, definir estratégias de atuação junto aos cafeicultores.

Apoio tecnológico garante produção agrícola em plena seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225104.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Depois de três anos sem plantação, a comunidade do assentamento rural Antônio Conselheiro, localizada na zona rural de Barra, na Bahia, consegue produzir, apesar da pior seca dos últimos 50 anos na região do Semiárido brasileiro. Desde o ano passado [2012], as famílias têm plantado mandioca, umbu, laranja, caju, milho, abóbora, banana, feijão, acerola e hortaliças com a ajuda de tecnologias implementadas pela Embrapa. A experiência com o projeto de agricultura familiar em áreas irrigadas também tem beneficiado moradores do assentamento Santo Expedito, na Bahia.

Morosidade da Justiça é problema para reforma agrária, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225103.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse ontem (24/04/13) que processos "paralisados" na Justiça são um problema para a reforma agrária no país. Segundo ele, metade dos processos de aquisição de terras para assentamento pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão parados.

Pesquisar este blog