Selecione o dia...

domingo, 28 de abril de 2013

Jovens do campo terão direito a 5% dos lotes da reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225140.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os jovens do meio rural terão, a partir deste ano [2013], 5% dos lotes da reforma agrária em todo o Brasil. Com isso, o governo espera assegurar, nos assentamentos com vinte lotes ou mais, a permanência (ou o retorno ao campo) de jovens trabalhadores rurais solteiros até 29 anos, residentes ou com origem no meio rural. Segundo o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, a medida, estabelecida em portaria do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é inédita, já que estimula o fortalecimento dos laços familiares e a manutenção dessas comunidades no campo.

Grama híbrida pode ajudar a mitigar efeito de enchentes, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225137.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Uma grama híbrida cultivável, desenvolvida por uma equipe de pesquisadores britânicos, pode ajudar a conter enchentes, aponta um estudo recém-publicado. Testes científicos mostraram que a grama reduz inundações pela metade, se comparada com a grama plantada para alimentar gado. Os cientistas responsáveis pelo estudo dizem, em artigo na publicação Scientific Reports, que o crescimento rápido e o bem desenvolvido sistema de raízes da grama híbrida fazem com que ela absorva mais umidade no solo, em vez de deixar que a água escorra.

Vigilâncias sanitárias poderão uniformizar procedimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225134.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais poderão agilizar e uniformizar o processo de autorização de funcionamento para os negócios dos microempreendedores individuais (MEI), agricultores familiares e trabalhadores da economia solidária, quando houver necessidade de vistoria. A possibilidade é o tema da consulta pública que será lançada no final de maio de 2013 pela Anvisa. A ideia é conceder automaticamente a autorização de funcionamento para os produtos e serviços oferecidos por essas categorias.

Abiec contesta exames holandeses após embargo de carne contendo bactéria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225133.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) contestou, em nota, a validade dos exames holandeses que ocasionaram o bloqueio de duas cargas de carne brasileira no Porto de Roterdam, na Holanda após exames detectarem a presença da bactéria Escherichia coli. A Abiec informa que as cargas interceptadas não serão necessariamente devolvidas e passarão por análises mais aprofundadas na Holanda.

Pesquisadores buscam introduzir queijo do Serro ao mercado formal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225141.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos estão em busca de solução para os entraves que impedem a comercialização do queijo do Serro no país. De qualidade e sabor reconhecidos, o queijo artesanal mineiro foi registrado em 2008 como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Especialistas defendem rotação de culturas para preservar caatinga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225139.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Estudos realizados pela Embrapa e por universidades nordestinas demonstram que práticas agrícolas desenvolvidas com técnicas tradicionais, como o pousio (descanso proporcionado às terras cultiváveis para tornar o solo mais fértil) e a rotação de cultura, permitem conciliar a produção econômica com a conservação da caatinga. A informação foi dada pelo diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Campello, que participou de audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados no dia 25 de abril de 2013 para lembrar o Dia da Caatinga, comemorado hoje (28/04).

ANTT e UFSC lançam estudos para novas ferrovias em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225138.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em reunião de sua diretoria, a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a própria ANTT e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem por objeto a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental dos trechos ferroviários Rondonópolis/Cuiabá e Cuiabá/Santarém (EVTEA).

Projeto permite plantio de cana em áreas alteradas da Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225136.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal pode examinar, em reunião no dia 30 de abril, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que permite o cultivo sustentável da cana de açúcar em áreas já exploradas por outras atividades agrícolas e também em áreas dos biomas Cerrado e Campos Gerais situados na Amazônia Legal.

Comissão do Senado vota projeto que cria selo Preservação da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225135.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deve votar no dia 30 de abril de 2013, em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 185/2011, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que cria o Selo Verde "Preservação da Amazônia" para produtos oriundos da Zona Franca de Manaus, com o objetivo de atestar a adequação ambiental de produtos. Pelo projeto, o selo será concedido pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) às pessoas jurídicas que ofereçam produtos ambientalmente adequados, segundo os princípios do desenvolvimento sustentável.

MP dos Portos chega à Câmara dos Deputados para votação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225132.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Medida Provisória (MP) 595, ou MP dos Portos, que dispõe sobre a exploração direta e indireta, pela União, de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários, chegou no início da noite do dia 26 de abril à Secretaria-Geral da Câmara para ser pautada e começa a tramitar amanhã (29/04/13). Depois de muita polêmica e discussão, a MP foi aprovada nesta semana pela Comissão Mista do Congresso Nacional.

Pesquisar este blog