Selecione o dia...

segunda-feira, 29 de abril de 2013

População subestima a gravidade da dengue, avaliam gestores de saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225151.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Quase 30 anos depois de a dengue ter se instalado no Brasil e apesar de todo o conhecimento sobre o ciclo do mosquito transmissor -- o Aedes aegypti --, a doença ainda é um problema de saúde pública. Até meados de março deste ano [2013] já foram registradas 132 mortes e mais de 714 mil casos da doença em todo o país. Em 2012, no mesmo período, as notificações chegaram a 190 mil.

Agro Ética será realizado em maio pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225150.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] Depois do sucesso das edições do Congresso de Ética nos Negócios e da Semana Brasileira das PMEs, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios realizará o Encontro Nacional de Ética no Agronegócio que acontecerá na capital paulista, nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2013, no auditório do Campus da Vila Mariana, da Anhanguera Educacional. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site www.agroetica.org.br.

Projetos para rotular transgênicos chegam ao Congresso dos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225147.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O esforço de uma década nos Estados Unidos para rotular os alimentos com ingredientes geneticamente modificados recebeu um impulso significativo esta semana, com a entrada nas duas casas do Congresso de dois projetos de lei. É a primeira vez que uma iniciativa deste tipo é apresentada no Senado em mais de dez anos, período em que o uso de organismos geneticamente modificados aumentou de forma exponencial. Caso sejam aprovados, os Estados Unidos se unirão aos 64 países no mundo que já contam com normas e leis semelhantes.

Análise revela cultivares de tomate orgânico mais produtivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225145.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de Sâo Paulo (USP), em Piracicaba, pesquisa com 14 cultivares de tomate de mesa em sistema orgânico avaliou os parâmetros produtivos e identificou as variedades mais adequadas para comercialização e consumo. O trabalho da engenheira agrônoma Jacqueline Camolese de Araujo, observou as características físico-químicas e sensoriais da fruta. Entre os cultivares estudados, o HTV 0601, Granadero, Netuno e Bari apresentaram maiores valores para produção total, produção comercial e número de frutos comerciais.

Federal do ABC tem quatro vagas para professor em Economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225144.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] Estão abertas, até o dia 3 de junho de 2013, as inscrições para quatro concursos que buscam preencher vagas de docentes do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os concursos são nas áreas de: Finanças e Economia Monetária; Microeconomia e Economia do Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; e Macroeconomia e Economia Internacional.

Universidades estaduais paulistas criam doutorado conjunto em bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225143.htm
[ CURSOS # CURSOS ] As três universidades estaduais paulistas preparam em conjunto um inédito curso de doutorado em bioenergia. "Estamos organizando um programa de excelência em bioenergia, no qual os alunos terão oportunidade de estudar com os melhores especialistas nos diferentes aspectos do setor e poderão se conectar com os principais centros de pesquisa na área no mundo", disse o professor Carlos Alberto Labate, da Universidade de São Paulo (USP), coordenador-geral do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia. As aulas deverão ter início em março de 2014.

Unesp lança mais 54 títulos digitais para download gratuito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225142.htm
[ LIVROS # LIVROS ] A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Editora Unesp disponibilizam desde o dia 24 de abril de 2013 um total de 54 novos títulos do selo Cultura Acadêmica para download gratuito. As obras integram a Coleção Propg/FEU Digital, que conta agora com 192 títulos.

Cuidados com a lavoura começam pela análise de solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225149.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Está na hora de começar o planejamento para a próxima safra. Agricultores familiares que vão financiar o custeio agrícola na safra 2013/2014, a partir de julho de 2013, podem planejar suas ações começando com a análise de solo. "Os agricultores devem fazer as análises com antecedência, para terem o resultado antes do momento de fazer um contrato ou de renovar as operações", observa o coordenador do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), José Carlos Zukowski, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Insa e UFPB abrem inscrições de especialização para assentados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225148.htm
[ CURSOS # CURSOS ] O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o edital do curso de especialização lato sensu Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido Brasileiro. O curso será ofertado em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq.

Governo de Goiás propõe a criação de três parques no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225146.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O governo de Goiás iniciou no dia 23 abril de 2013 uma série consultas públicas para discutir a criação de três novos parques em áreas do Cerrado, no nordeste de Goiás: São Bartolomeu, Serra da Prata e Rio São Félix. As audiências serão realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh), com a assessoria da Fundação Pró-Natureza (Funatura), nos municípios goianos de Nova Roma, Alto Paraíso, Monte Alegre e Cavalcante.

Pesquisar este blog