Selecione o dia...

terça-feira, 30 de abril de 2013

Negociações climáticas começam com senso de urgência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225157.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Representantes de 195 países reunidos na Alemanha encaram a notícia de que o planeta está beirando um nível recorde de concentração de CO2 na atmosfera; nações mais vulneráveis cobram ações. "É preciso fazer mais, e mais rápido", foi a mensagem de abertura da presidente da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres, para os 195 países reunidos em Bonn, na Alemanha, para mais uma rodada de negociações climáticas que começou ontem (29/04/13).

Brasil conseguirá eliminar pobreza extrema, diz representante do Pnud

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225161.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Jorge Chediek, disse que o Brasil conseguirá cumprir uma das principais promessas da presidente Dilma Rousseff e tirar toda a população da pobreza extrema. Ele falou depois de conhecer o estudo Vozes da Nova Classe Média, divulgado ontem (29/04/13) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Segundo ele, as políticas do governo brasileiro para a nova classe média influenciarão a Organização das Nações Unidas (ONU).

Plataforma WebAgritec será incrementada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225160.htm
[ SOFTWARES # SOFTWARES ] A Embrapa e o Canal Rural assinaram, no dia 24 de abril de 2013, um Acordo de Cooperação Geral para viabilizar o licenciamento da Plataforma WebAgritec, o sistema criado pela Embrapa que agrega vários produtos gerados pela pesquisa. Um dos objetivos do acordo é, no futuro, promover o uso comercial da Plataforma.

Superagro Minas se consolida como a vitrine do agronegócio mineiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225156.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] Minas Gerais será sede de um dos maiores encontros do agronegócio do país no final de maio. A Superagro Minas será realizada entre os dias 29 de maio e 9 de junho de 2013, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte e continua com sua tradicional programação composta pela Exposição Estadual Agropecuária, Expocachaça, Expovet e a Vila da Agricultura Familiar.

Secretários de Meio Ambiente do RS e Porto Alegre são presos por fraudes em licenças ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225153.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os secretários de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Carlos Niedersberg, e de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia, foram presos na madrugada de ontem (29/04/13), durante operação deflagrada pela Polícia Federal (PF). Até as 10 horas de ontem, 16 pessoas também haviam sido detidas, em caráter temporário, pela mesma operação. Entre os presos está o ex-secretário estadual de Meio Ambiente e ex-deputado estadual, Berfran Rosado.

Brasil tem tecnologia para promover revolução na citricultura, diz pesquisador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225152.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A citricultura brasileira poderá ser palco de uma importante transformação nos próximos anos, com a incorporação de conhecimentos avançados em melhoramento genético e genômica. As pesquisas estão bastante adiantadas, disponibilizando novas variedades, mais resistentes às doenças e à seca. O sistema produtivo, no entanto, ainda reage com lentidão às novidades, de acordo com Marcos Antonio Machado, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Genômica para o Melhoramento de Citros (INCT-Citros), apoiado pela Fapesp e pelo CNPq.

Embrapa inova na sua comunicação com a sociedade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225159.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Novidades no processo de comunicação da Embrapa com a sociedade foram anunciadas durante a solenidade comemorativa aos 40 anos da instituição de pesquisa, ocorrida no dia 24 de abril de 2013. A primeira é a estreia hoje (30/04/13), no TV NBR, do programa "Conexão Ciência", produzido em parceria pela Embrapa e a TV do Governo Federal. Temas de interesse da sociedade sobre pesquisa, meio ambiente, desafios e soluções para o setor agropecuário vão ser debatidos com enfoque em aspectos sociais, econômicos e científicos. Acesse vídeo com a apresentação do programa aqui.

Estudo identifica o uso da Agricultura de Precisão no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225158.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Para promover políticas públicas que impulsione a inovação tecnológica pela adoção de Agricultura de Precisão (AP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), elaborou um plano de ação que estabelece as etapas do trabalho a ser desenvolvido. A primeira fase já está em andamento com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e tem a finalidade de identificar quais indústrias, propriedades agrícolas e serviços de assistência técnica, utilizam a ferramenta.

Pedidos de registro profissional podem ser feitos pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225155.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As solicitações de registro profissional expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) podem ser feitas pela internet desde ontem (29/04/13). O novo sistema está disponível para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser votada até julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225154.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor do Senado Federal quer votar em até três semanas o relatório com propostas para a norma em vigor desde 1990. A expectativa do relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), é que a votação em plenário ocorra antes do recesso parlamentar de julho de 2013.

Pesquisar este blog