Selecione o dia...

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Justiça bloqueia bens de ex-dirigente do Incra em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225171.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Após ter recebido denúncia de prática de atos de improbidade administrativa, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens do ex-superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, Raimundo Pires Silva, e do presidente da Cooperativa de Comercialização e Prestação de Serviços dos Assentados de Reforma Agrária de Iaras e Região (Cocafi), Miguel da Luz Serpa. A determinação é do dia 25 de abril, mas só foi divulgada ontem (30/04/13).

Criação de pacas em Minas evita caça predatória e gera renda para produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225169.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) acompanha o produtor rural Adilson Campos Pimenta em sua criação de pacas, na Fazenda Floresta, em Soledade de Minas, na região Sul do Estado. Pimenta tem licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criar e comercializar pacas. O animal silvestre é o segundo maior roedor do Brasil, perdendo apenas para a capivara. Sua carne tem público certo, que pode comprá-la de criadores autorizados, que garantem a procedência e que não precisam mais recorrer à caça predatória.

União Europeia suspende pesticidas que seriam prejudiciais para abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225167.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Comissão Europeia (CE) aprovou no dia 29 de abril de 2013 a suspensão por dois anos de três pesticidas da família dos neonicotinóides (tioametoxam, imidacloprid e clotianidin) que foram considerados perigosos para a população de abelhas do continente.

Política que integra lavoura, pecuária e floresta entra em vigor em seis meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225164.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O governo federal definiu os benefícios para agricultores que adotam sistemas integrados de recuperação de áreas degradadas. As normas fazem parte da Lei 12.805/13, que entra em vigor em seis meses, e institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta publicada ontem (30/04/12) no Diário Oficial da União (DOU).

Produção de goiaba em Minas aumenta com tecnologia e boas práticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225170.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A crescente produtividade dos pomares mineiros está favorecendo principalmente o aumento da safra de goiaba, avalia a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ao comparar os números das colheitas dos últimos anos. Em 2012, foram colhidas 15,8 mil toneladas da fruta, volume cerca de 4% maior que o do período anterior, segundo dados do IBGE, informa João Ricardo Albanez, superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria.

Ministério da Agricultura altera calendário de vacinação contra aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225168.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Os estados do Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, além de parte dos municípios de Minas Gerais e Pernambuco, terão alterações no calendário da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que começa hoje, 1º de maio de 2013. A informação foi divulgada por meio de nota técnica pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Escola do meio rural de Mato Grosso amplia carga horária com aulas práticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225166.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O manejo adequado do solo, a melhoria da produtividade, geração de renda para os pequenos agricultores e os cuidados com o meio ambiente integraram neste ano o currículo do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Campo Antonio Garcia, localizada na comunidade 120, município de Poconé (100 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá).

Restituições do primeiro lote do TR serão pagas no dia 17 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225165.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013 será liberado no dia 17 de junho (veja na tabela ao lado). Ao todo, são sete lotes regulares. O último está previsto para o dia 16 de dezembro. O ato declaratório com as datas de liberação dos lotes foi publicado na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União. Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extrato no site da Receita para ver por que caiu na malha fina.

Senado aprova isenção de IPI para máquinas e equipamentos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225163.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Senado Federal aprovou ontem (30/04/13) projeto de lei que isenta máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos, de fabricação nacional, do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta, que agora tramitará na Câmara dos Deputados, estende a isenção aos mesmos produtos fabricados por países do Mercosul.

Ministério da Agricultura testa lacre para acelerar liberação de cargas nos portos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225162.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Com o objetivo de agilizar o trâmite burocrático para liberação de contêineres nos portos brasileiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a iniciativa privada testa o uso de lacre eletrônico em cargas. Batizado de Canal Azul, o projeto tem sido avaliado nos portos de Santos, em São Paulo, e dos Navegantes, em Santa Catarina. A expectativa do Mapa é que o sistema seja implementado em definitivo dentro de um ano.

Pesquisar este blog