Selecione o dia...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pronatec vai oferecer 120 mil vagas a trabalhadores do campo em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225172.htm
[ CURSOS # CURSOS ] Trabalhadores de áreas rurais do Brasil receberão cursos específicos de qualificação profissional em 2013. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação (MEC) tem previsão de ofertar 120 mil vagas em cursos direcionados à população do campo. Numa ação que teve início em 2012, o MEC, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), identifica o público que necessita de formação para definir a oferta de cursos.

Conheça oito áreas de trabalho que passam por profundas mudanças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225179.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Não é só o trabalho doméstico, recentemente alvo de uma nova legislação no Brasil, que está em transformação. Seja por motivos legais, econômicos ou tecnológicos, outras profissões também passam por mudanças significativas, que podem ocasionar desde mais ganhos para o trabalhador até novas exigências de qualificação ou adaptação a novos desafios.

Publicação da Embrapa reúne avanços técnicos em manejo de pragas na soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225177.htm
[ LIVROS # LIVROS ] Aumento dos casos de resistência de percevejos, lagartas e outras pragas da soja a inseticidas; pragas que antes eram consideradas secundárias, tornando-se problemas sérios em algumas regiões; desconhecimento do momento ideal para início do controle de insetos-pragas; redução dos inimigos naturais das pragas nas lavouras - esses são alguns dos problemas encontrados em lavouras de soja em diferentes regiões brasileiras. Mas tudo isso poderia ser diferente. Com informação e atenção às recomendações técnicas, muitos dos problemas e prejuízos que tiram o sono de técnicos e produtores poderiam ser evitados.

II Simpósio Nacional de Biorrefinarias está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225176.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] De 24 a 26 de setembro de 2013, acontece o II Simpósio Nacional de Biorrefinarias, em Brasília (DF). Estratégias para adicionar valor à cadeia da biomassa é o tema central do Simpósio que tem o propósito de discutir o potencial e os desafios das biorrefinarias para contribuição no desenvolvimento da economia verde. Com assuntos relacionados aos segmentos de bioenergia, química, química fina, biotecnologia e papel e celulose, a programação conta com palestrantes do Brasil e outros cinco países. O Simpósio terá como idiomas oficiais o português e o inglês, com tradução simultânea.

BNDES aprova R$ 3,1 milhões para projeto de inovação na área agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225175.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 3,1 milhões para a Arvus Tecnologia, empresa de Santa Catarina que atua na prestação de serviços tecnológicos e no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos de alta precisão para o setor agrícola.

CMN vota medidas para beneficiar agricultores atingidos pela seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225173.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Uma série de medidas que beneficiam agricultores com operações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi votada no dia 30 de abril de 2013 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). As decisões aumentam prazos para contratação de crédito e renegociação de dívidas e preveem estímulo para instituições financeiras disponibilizarem crédito. A intenção é beneficiar principalmente agricultores das áreas atingidas pela estiagem em 2012 e neste ano.

CLT representa as raízes da luta trabalhista brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225181.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A entrada do Brasil no século 20 pavimentou o caminho que conduziu, mais tarde, à criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. O mundo vivia o despertar da classe operária e acontecimentos como a Revolução Russa, na qual a força popular derrubou o regime absolutista do país, evidenciavam isso.

China registra 24 mortes por novo vírus H7N9 da gripe aviária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225180.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O novo vírus H7N9 da gripe aviária já causou 24 mortes na China. A última vítima é um idoso, de 89 anos, em Xangai. O número de pessoas afetadas chega a 126. Não foram identificados, no entanto, novos casos na cidade de Xangai, segundo garantiu a Comissão de Saúde e Planejamento Familiar local.

Política Nacional de iLPF deve impulsionar adoção da tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225178.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A presidente Dilma Roussef sancionou, no dia 30 de abril de 2013, a lei que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Os objetivos da legislação incluem: melhorar de forma sustentável a produtividade, a qualidade dos produtos e a renda das atividades agropecuárias, por meio da aplicação de sistemas integrados de exploração de lavoura, pecuária e floresta em áreas já desmatadas, como alternativa aos monocultivos tradicionais; mitigar o desmatamento e contribuir para a manutenção das áreas de preservação permanente e reserva legal; além de fomentar novos modelos de uso da terra, conjugando a sustentabilidade do agronegócio com a preservação ambiental.

Integração lavoura, pecuária e floresta: pesquisa avança rápido, mas ainda há muitos desafios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225174.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Mais de 80 pesquisadores e estudantes de pós-graduação se reuniram em Ponta Grossa, no Paraná, no dia 25 de abril de 2013, para discutir os resultados de uma pesquisa sobre integração lavoura, pecuária e floresta (iLPF) conduzida na Estação Experimental Fazenda-Modelo, unidade do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O projeto completou seis anos e envolve especialistas da Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Pesquisar este blog