Selecione o dia...

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Balança comercial tem pior resultado para mês de abril desde 1959

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225182.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A balança comercial (diferença entre exportações e importações) fechou o mês de abril de 2013 com rombo de US$ 994 milhões, divulgou ontem (02/05/13) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O resultado é o pior para o mês desde o início da série histórica, em 1959. No acumulado de 2013, a balança comercial registra déficit de US$ 6,15 bilhões, o maior resultado negativo da história para o primeiro quadrimestre.

Revista Unesp Ciência aborda a situação dos aquíferos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225190.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Muito usados pela população, mas ainda pouco conhecidos pela ciência, os aquíferos são um recurso cada vez mais estratégico para o futuro da humanidade. A reportagem de capa da revista Unesp Ciência de maio de 2013 mostra o que os cientistas brasileiros estão fazendo para conhecer, preservar e gerenciar as águas subterrâneas, que já são bastante utilizadas no abastecimento público.

Para especialistas ingleses, nova gripe aviária é ameaça séria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225187.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O surgimento de um novo tipo de gripe aviária na China representa uma ameaça séria à saúde humana, mas ainda é cedo para prever se a doença poderá se espalhar em escala global, afirmam especialistas ouvidos pela BBC. Desde março de 2013, quando o vírus H7N9 foi identificado, 126 pessoas foram contaminadas. Entre elas, 24 morreram e outras dezenas estão internadas em estado crítico.

Insa e Articulação Semiárido Brasileiro selecionam bolsista para projeto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225186.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] Os candidatos devem ter graduação em ciências agrárias ou área afim. O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), abre seleção para bolsista no projeto Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes a Eventos Ambientais Extremos no Contexto do Semiárido Brasileiro (SAB): Alternativas para Enfrentamento aos Processos de Desertificação e Mudanças Climáticas.

Agência das Nações Unidas alerta sobre recorde de degelo no Ártico em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225183.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou ontem (02/05/13) para um degelo recorde no Ártico entre agosto e setembro de 2012. O alerta está no relatório anual sobre mudanças climáticas denominado Atlas da Saúde e do Clima - clique aqui para baixar a edição em espanhol (PDF - 18,4 Mb) -, que faz uma relação entre como as mudanças no clima e os eventos climáticos extremos afetam a saúde das pessoas. De acordo com o documento, o ano de 2012 foi um dos nove anos mais quentes desde 1850.

Governo envia proposta que destina 100% dos royalties para educação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225191.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Em mensagem presidencial publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo informou ontem (02/05/13) que encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei que trata da destinação exclusiva dos royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal para investimentos em educação.

Unesp de Botucatu seleciona professor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225189.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] Estão abertas até 7 de maio de 2013 as inscrições ao concurso público de Títulos e Provas para preenchimento de 01 emprego público de Professor Assistente Doutor, registrado sob o nº 17, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, sob o regime jurídico da CLT e Legislação Complementar, criado por meio da Lei Complementar nº 1.185/2012, no conjunto de disciplinas de Bovinocultura de Corte e Produção de Ruminantes, junto ao Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia do Câmpus da Unesp de Botucatu.

Pesquisa da Unesp usa lodo de esgoto e cascas de palmito como adubo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225188.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Para dar uma destinação sustentável ao lodo gerado durante o tratamento de esgoto, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Registro em parceria com a Sabesp, desenvolveu um estudo que o material e a casca de palmito como adubo. O composto tem desempenho em média 20% superior ao substrato industrializado.

Proposta isenta de IPI microtratores comprados por produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225185.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4967/13, do deputado Policarpo (PT-DF), que isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os microtratores comprados por produtores rurais. Para garantir a isenção, os microtratores terão que ser fabricados no Brasil e possuir motor com potência máxima de 15 CV. Eles deverão ser utilizados única e exclusivamente na agricultura.

Estudantes receberão este mês bolsas de pós-graduação com valores reajustados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225184.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A partir deste mês de maio de 2013, estudantes passam a receber as bolsas de pós-graduação com os valores reajustados. Para os alunos, mesmo com o aumento, o valor é insuficiente para pagar as contas, ter condições de viajar, apresentar trabalhos, comprar livros e se dedicar exclusivamente à pesquisa. Entidades que atuam no setor pedem melhores condições, mas a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) diz que tem que optar entre aumentar o valor ou a quantidade de bolsas e beneficiar mais estudantes.

Pesquisar este blog