Selecione o dia...

terça-feira, 14 de maio de 2013

Governador Geraldo Alckmin regulamenta lei que cassa ICMS de empresas que empregam trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225294.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou na manhã de ontem (13/05/13) nova regulamentação da lei nº 14.946/2013, que cassa o registro de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas flagradas com trabalho escravo. O anúncio foi feito durante o seminário O enfrentamento à escravidão contemporânea, realizado no Tribunal Regional Federal da 3ª região, em comemoração aos 125 anos da abolição da escravatura, celebrado neste 13 de maio.

Comércio eletrônico terá novas regras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225301.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O comércio eletrônico terá regras mais claras e rígidas a partir de hoje (14/05/13) com a entrada em vigor do Decreto 7.962/13. Entre as obrigações previstas para as vendas feitas por meio da internet está a disponibilização, em lugar de fácil visualização, de informações básicas sobre a empresa, como nome, endereço, CNPJ -- ou CPF, quando for o caso de a venda ser feita por pessoa física.

Projeto norte-americano quer criar árvores geneticamente modificadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225299.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Era uma vez, reza a lenda, uma época em que um esquilo podia pular de castanheira em castanheira, do Maine à Flórida, sem jamais precisar pisar no solo. Estima-se que a população de castanheiras na América do Norte então chegasse a cerca de 4 bilhões de árvores. Isso mudou e parte da culpa cabe a machados e serras elétricas. Mas o principal culpado é o Cryphonectria parasitica, o fungo que causa a clorose nas castanheiras. No fim do século XIX, algumas mudas infectadas trazidas da Ásia trouxeram o C. parasitica para a América do Norte. Em 1950 as castanheiras eram pouco mais de uma lembrança na maior parte do continente.

Mais de 80 tecnologias da Embrapa estarão na Agrobrasilia 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225297.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marca presença em mais uma edição da Agrobrasília, feira realizada pela COOPA-DF de 14 a 18 de maio de 2013 no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, Distrito Federal. Nove unidades de pesquisa e serviços da Embrapa vão apresentar mais de 80 tecnologias no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na vitrine tecnológica.

Governo organiza seminário nacional para discutir agricultura irrigada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225304.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] O Ministério da Integração Nacional (MI) promove, nos dias 6 e 7 de junho de 2013, o 2º Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável. O encontro, que ocorrerá em Belo Horizonte (MG), visa a discutir os desafios do setor na produção de alimentos com sustentabilidade. São esperados representantes de instituições públicas, privadas, além de produtores rurais e especialistas do setor agrícola.

Governo vai aumentar limite de compras de alimentos da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225303.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A presidente Dilma Rousseff disse ontem (13/05/13) que o governo federal vai aumentar o limite de compras de alimentos da agricultura familiar. No programa semanal Café com a Presidente, ela lembrou que, em 2003, quando começou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo comprava até R$ 2,5 mil de cada agricultor familiar por ano. Atualmente, o limite está em R$ 4, 8 mil e deve aumentar ainda mais a partir de junho.

Com safra antecipada, usinas moem 41 milhões de toneladas de cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225302.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Com a antecipação da colheita, a moagem de cana-de-açúcar pelas usinas do Centro-Sul, desde o início da safra, chegou a 41 milhões de toneladas no dia 30 de abril. Segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgado ontem (13/05/13), no mesmo período de 2012 foram moídas 14,1 milhões de toneladas.

Água do mar para remediar as secas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225300.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A dessalinização é vista como uma arma efetiva contra a falta de água doce, embora os riscos de contaminação decorrentes do processo tenham disparado vários alarmes. Diante da seca que ameaça o México, a dessalinização da água aparece como uma opção viável, embora especialistas questionem seus efeitos ambientais. Um dos métodos é a filtragem por meio de membranas semipermeáveis para reter os sais.

Estrangeiros resgatados de escravidão no Brasil são a ponta do iceberg

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225296.htm
[ POLITICA # POLITICA ] No dia em que o Brasil comemora 125 anos da abolição da escravatura [13 de maio de 2013], especialistas ouvidos pela BBC Brasil afirmam que no cenário atual do combate ao trabalho escravo no país, a situação que desponta como a mais preocupante é a dos estrangeiros que chegam ao Brasil em busca de um eldorado de oportunidades.

Historiadora defende combate à escravidão contemporânea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225295.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Ontem, 13 de maio de 2013, celebrou-se os 125 anos da Abolição no Brasil. A escravidão, porém, está longe de acabar no país. Nesta entrevista exclusiva, Angela Maria de Castro Gomes, professora do Departamento de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), defende a importância de se chamar a atenção para esta violação que, apesar de abolida oficialmente, continua presente, sob novas formas. Ela defende o conceito de "trabalho escravo contemporâneo", e afirma que sua dimensão política e simbólica deve ser ressaltada. "É inaceitável que pessoas ainda trabalhem e vivam submetidas a esse tipo de condição", diz.

Pesquisar este blog