Selecione o dia...

terça-feira, 21 de maio de 2013

Queda das commodities sugere fim de ciclo de crescimento na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225375.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A queda no preço internacional das commodities, que está em seu nível mais baixo desde a metade do ano passado [2012], vem criando incertezas quanto à manutenção do progresso econômico na América Latina, cujo crescimento entre 2002 e 2012 dependeu fortemente do valor elevado dessas matérias-primas. Só neste ano, o preço da prata caiu 23%, o do cobre, 12%, e do ouro, 17%. Já a cotação do minério de ferro caiu pela metade, o barril de petróleo se mantém abaixo dos US$ 100 (R$ 200) e a soja já viveu tempos melhores.

Embrapa oferece curso teórico e prático-demonstrativo em Agricultura Orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225374.htm
[ CURSOS # CURSOS ] A Embrapa Meio Ambiente oferece o Curso Teórico e Prático-Demonstrativo em Agricultura Orgânica, que será realizado de junho a setembro de 2013 em Indaiatuba e Serra Negra, no interior de São Paulo.

UFLA recebe inscrição para professor substituto até o dia 27 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225373.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu início às inscrições para seleção de professor substituto para preencher sete vagas em cada uma das seguintes áreas do conhecimento: Máquinas e Mecanização Agrícola (Departamento de Engenharia - DEG), Tecnologia de Alimentos de Origem Animal (Departamento Ciência dos Alimentos - DCA), Epidemiologia e Doenças Infecciosas dos Animais e Imunologia (Departamento de Medicina Veterinária - DMV), Ciência da Computação (Departamento de Ciência da Computação - DCC) e Educação (Departamento de Educação - DED).

Simpósio em genética e melhoramento de plantas recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225372.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] As contribuições da biotecnologia para o melhoramento de plantas será o tema da 17ª edição do Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas, promovido Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN), que comemora 20 anos de atuação. O evento será realizado no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), nos dias 11 e 12 de julho de 2013, e está com inscrições abertas, no site do Simpósio.

Governo reduz o IPI produtos usados em refrigerante e refresco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225370.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A redução das alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) incidentes sobre extratos concentrados de sementes de guaraná, de açaí e sucos de frutas destinados à elaboração de refrigerantes e refrescos será retomada. A determinação faz parte do Decreto 8.017 publicado ontem (20/05/13) no Diário Oficial da União (DOU) - clique aqui para acessar.

Presos sete suspeitos de roubar e adulterar leite em Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225369.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Polícia Civil de Goiás prendeu ontem (20/05/13) sete pessoas suspeitas de integrar quadrilha de roubo e adulteração de leite em vários municípios do estado. As prisões ocorreram em Morrinhos, cidade localizada a 128 quilômetros da capital Goiânia.

Ação humana coloca planeta em nova época geológica, dizem cientistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225368.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A atividade humana transformou o planeta de forma tão permanente e vasta nos últimos dois séculos que a Terra entrou em uma nova época geológica, a Antropocena. É o que defendem cientistas e geólogos que discutirão de 21 a 24 de maio de 2013 o impacto da ação humana e da natureza sobre os sistemas hídricos globais, na conferência Water in the Anthropocene (Água no Antropoceno, em tradução livre), organizada pelo Global Water System Project (GWSP), em Bonn, na Alemanha.

Imazon registra desmatamento de 140 km² na Amazônia no mês de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225371.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Em abril de 2013, metade (55%) da área florestal da Amazônia Legal estava coberta por nuvens, o que comprometeu a detecção do desmatamento e da degradação florestal através das imagens MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectrometer) utilizadas pelo SAD (Sistema de Monitoramento do Desmatamento) principalmente nos estados de Roraima, Amapá e Pará que apresentaram 90%, 77% e 75% de cobertura de nuvens respectivamente.

Emater-MG estimula o plantio de novas variedades de batata em Extrema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225367.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Emater-MG e a Prefeitura de Extrema, no Sul de Minas, estão implantando um campo de multiplicação para e estimular a produção de novas variedades de batata. A previsão é que em novembro seja possível a distribuição gratuita de mudas para os produtores da região. O campo de multiplicação será implantado em agosto de 2013. Serão cinco variedades cultivadas em um hectare: Brazlândia Roxa, Brazlândia Rosa, Brazlândia Branca, Beauregard e Princesa.

Terra de Minas mostra produção do queijo artesanal na Serra da Canastra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225366.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A última edição do programa Terra de Minas, exibida no dia 18 de maio de 2013, na TV Globo Minas, destaca a produção do queijo artesanal em Minas Gerais, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Pesquisar este blog