Selecione o dia...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CNI lança compromisso para dobrar produtividade da indústria até 2022

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225377.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou ontem (21/05/13), em Brasília (DF), o documento intitulado Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que estabelece metas e objetivos visando à melhoria da indústria nacional e ao aumento da competitividade até 2022, ano em que o Brasil completa 200 anos de independência.

Unesp abre inscrições para pós-graduação em Química e Biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225385.htm
[ CURSOS # CURSOS ] Estão abertas até o dia 14 de junho de 2013 as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado nos programas de Pós-Graduação em Química e em Biotecnologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara.

A seca e o Bolsa Família

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225383.htm
[ ARTIGOS # ARTIGOS ] A atual seca no Nordeste apresenta uma intensidade equivalente à ocorrida entre 1982 e 1984. Há trinta anos não acontecia uma seca com tal amplitude no Semiárido. Eu morei em Petrolina (PE) e trabalhei como pesquisador em todo o sertão através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre 1980 e 1988. Vivi de perto a dura realidade dos períodos de seca. Contudo, agora, uma combinação virtuosa de diversas ações sociais está obtendo um resultado inédito na proteção dos mais pobres frente aos impactos de dois anos de estiagem.

Mesmo com desonerações, arrecadação deve crescer de 3% a 3,5% este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225381.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A arrecadação total de impostos e contribuições federais deve registrar um crescimento real entre 3% e 3,5% em 2013. A estimativa é do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e leva em consideração uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5%.

Ainda incipiente, energia eólica avança a passos largos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225379.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Nos últimos dois anos, a produção de energia eólica triplicou no Brasil, e especialistas dizem que o país - e principalmente o Nordeste - reúne condições excepcionais para crescer ainda mais. Com uma extensão de 8 mil quilômetros e ventos constantes, o litoral brasileiro desperta cada vez mais a atenção de empresas de energia, dispostas a suprir as crescentes necessidades energéticas de um dos principais países emergentes do mundo. O potencial é enorme e atrai a atenção de investidores internacionais e locais.

CMA modifica política de irrigação para incentivar sistemas que economizam água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225378.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Política Nacional de Irrigação poderá ser modificada para prever taxas menores de juros para agricultor que financiar sistemas por gotejamento e microaspersão, que economizam água. A medida consta de projeto aprovado ontem (21/05/13) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal.

Código Florestal completa um ano com poucos avanços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225384.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Um ano após entrar em vigor, o novo Código Florestal ainda não recebeu a necessária atenção do Governo e do Congresso. Mecanismos de incentivo econômico à conservação e à restauração florestal não decolaram, ferramentas que determinarão as áreas a serem preservadas e recuperadas em cada estado e bioma não foram definidas e um de seus principais instrumentos, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), precisa ser implantado urgentemente para a regularização ambiental de propriedades.

Cartilha do Procon-SP revela maneira correta de informar preços ao consumidor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225382.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Fundação Procon de São Paulo, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), elaborou um manual para auxiliar comerciantes sobre como afixar preços em diferentes estabelecimentos, utilizando diversas plataformas como o código referencial ou o código de barra para leitores óticos. A falta de informação ou informação inadequada de preço é um dos principais motivos de autuações aplicadas pelo Procon-SP, causadas em grande parte por dúvidas dos próprios fornecedores.

Vegetação é restaurada com semeadura direta e adubação verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225380.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, pesquisa utiliza semeadura direta de espécies arbustivas e adubação verde como estratégia de sombreamento para restauração de áreas degradadas. Desenvolvido no programa de Pós-graduação em Recursos Florestais pela engenheira florestal colombiana Diana Carolina Vásquez Castro, o estudo avaliou possibilidades de redução de custos da restauração, que são elevados quando o método adotado é o de plantio total de mudas.

Ministério da Agricultura queima 6,2 toneladas de leite em pó contaminado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225376.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó, em Taquara, no Rio Grande do Sul. No produto, foi detectada a presença de formol. De acordo com o ministério, a ação aconteceu no dia 20 de maio de 2013, dando continuidade à Operação Leite Compen$ado, deflagrada no início do mês pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura.

Pesquisar este blog