Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Entidades da sociedade civil pedem cumprimento do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225437.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Entidades da sociedade civil lançaram no ontem (26/05/13) no Parque Ibirapuera, na capital paulista, um manifesto pedindo o cumprimento do Código Florestal, que passou a valer há um ano, em 25 de maio de 2012. O documento é assinado por mais de 15 entidades. "Preocupa-nos a falta de investimento, a lentidão e a fragilidade do governo. Um ano depois, o novo Código Florestal continua no papel. O apoio aos agricultores, com orientação técnica e incentivos econômicos, vai ajudar muito no cumprimento da lei", diz a carta.

UFMG e UFPR com inscrições abertas para concursos de técnicos administrativos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225435.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estendeu até 3 de junho de 2013 o prazo de inscrições para o concurso público que vai selecionar servidores técnicos e administrativos. O prazo terminaria no dia 24 de maio. O adiamento foi publicado na edição do dia 24, no Diário Oficial da União (DOU). São oferecidas 154 vagas em 37 cargos, entre os quais médico, biólogo, analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, desenhista projetista e técnico de laboratório.

Sistema de irrigação a energia solar é criado para agricultores de baixa renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225433.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Um sistema de irrigação movido a energia solar foi criado pela International Development Enterprises (iDE) e deverá chegar em breve ao mercado internacional, com preços acessíveis. A solução sustentável foi desenvolvida para agricultores de subsistência, mas poderá ser usada por todos os proprietários de plantações, uma vez que o dispositivo dispensa o uso de combustíveis ou eletricidade para funcionar, reduzindo gastos.

Embrapa Estudos e Capacitação lança primeiro Catálogo de Cursos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225430.htm
[ CURSOS # CURSOS ] Sete temas voltados para o desenvolvimento da agricultura nos trópicos compõem o primeiro Catálogo de Cursos organizado pela Embrapa Estudos e Capacitação. Todas as sete capacitações já foram aplicadas e estão à disposição de organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas, que atuam em pesquisa, ensino, assistência técnica, extensão rural e desenvolvimento rural. Os cursos foram estruturados pedagogicamente em conjunto com várias Unidades de Pesquisa da Embrapa e com instituições parceiras, a partir do conteúdo técnico por elas gerado.

Conferência mundial quer promover sustentabilidade baseada em conservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225428.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Começou ontem (26/05/13), na cidade de Darwin, na Austrália, a World Indigenous Network 2013, primeira conferência mundial que objetiva a promoção da sustentabilidade por meio de práticas e conhecimentos tradicionais de conservação de culturas indígenas e de comunidades locais. O evento é iniciativa do governo australiano e conta com apoio dos governos do Brasil, da Nova Zelândia e da Noruega.

Professor da USP de São Carlos lança curso on-line de escrita científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225434.htm
[ CURSOS # CURSOS ] O professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) Valtencir Zucolotto lançou na internet e em DVD o Curso de Escrita Científica: produção de artigos de alto impacto, com dicas para pesquisadores e estudantes de pós-graduação que escrevem textos para publicações científicas.

Conama regula medida de liberação para guarda de animais silvestres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225432.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou, no dia 22 de maio de 2013, resolução que regula a guarda provisória de espécies da fauna silvestre por pessoas físicas em todo o País, quando não houver outra solução possível. A prioridade de guarda continua a cargo dos Centros de Triagem de Animais Silvestres, os Cetas, autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e responsáveis pela recuperação e reintrodução desse animais na natureza.

Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo tira dúvidas sobre concursos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225431.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] Os concursos são procurados por centenas de cidadãos atraídos pela estabilidade e pela carreira no serviço público. Alguns processos são tão concorridos que a relação candidato-vaga ultrapassa a das carreiras mais procuradas nos vestibulares das grandes universidades.

Código Florestal: continuam divergências entre ambientalistas e ruralistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225429.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Código Florestal, aprovado sob fortes disputas políticas e interesses no Congresso Nacional, completou um ano no dia 25 de maio de 2013 em uma situação semelhante. Enquanto, desta vez, o setor produtivo está mais afinado com as estratégias do governo, as organizações ambientais criticam a demora na implementação de dispositivos da lei. Mais de 20 itens da nova legislação precisam ser regulamentados.

Política de gestão territorial e ambiental em terras indígenas é desafio da Funai

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225427.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O grande desafio da Fundação Nacional do Índio (Funai) este ano é a implementação da política nacional de gestão territorial e ambiental em terras indígenas, disse à Agência Brasil a assessora para Assuntos Internacionais do órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, advogada Cristina Timponi Cambiaghi.

Pesquisar este blog