Selecione o dia...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Banco Central aumenta juros básicos da economia para 8% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225476.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Pela segunda vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano. "O comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano", informou o Copom em comunicado. Em abril, o Copom iniciou um novo ciclo de alta nos juros básicos, depois de quase dois anos sem aumento, e elevou os juros básicos para 7,5% ao ano. Desde agosto de 2011, a taxa Selic vinha sendo reduzida sucessivamente até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012, o menor nível da história. Nas três reuniões seguintes, em novembro de 2012, janeiro e março deste ano, o Copom optou por não alterar a taxa.

Ciência sem Fronteiras abre inscrição para graduação-sanduíche em cinco países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225475.htm
[ CURSOS # CURSOS ] O programa Ciência sem Fronteiras vai abrir novas chamadas para graduação-sanduíche no Canadá, na Alemanha, nos Estados Unidos, na Hungria e no Japão. Os estudantes interessados devem se inscrever de 4 de junho a 8 de julho de 2013 no site do programa. A graduação-sanduíche é a modalidade de ensino superior na qual o estudante faz parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira.

Poupança passa a render mais que maioria dos fundos de investimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225474.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A elevação da taxa Selic (juros básicos da economia) para 8% ao ano beneficiou quem guarda dinheiro na poupança. Por causa da fórmula em vigor desde o ano passado, que atrelou a remuneração da caderneta aos juros básicos, o rendimento da aplicação subiu de 5,25% para 5,6% ao ano. De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a mudança na taxa Selic deixa a poupança mais rentável que a maioria dos fundos de investimento. Apenas nos casos em que os fundos cobram taxas de administração baixas e o dinheiro fica aplicado por mais tempo, a caderneta torna-se menos vantajosa.

MS sanciona lei que cassa ICMS de empresa com trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225473.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O governador do Mato Grosso do Sul (MS), André Puccinelli (PMDB), sancionou no dia 14 de maio de 2013 uma lei que prevê a cassação do registro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas flagradas com o uso de trabalho escravo em qualquer uma das etapas da cadeia produtiva. O projeto foi apresentado pelo então deputado estadual Diogo Tida (PPS), que hoje é prefeito da cidade de Paranaíba, no interior do Estado. A lei é semelhante à regulamentada em São Paulo recentemente. No Maranhão e no Tocantins, deputados estaduais apresentaram projetos de lei de iniciativa parecida.

Clonagem Animal é tema do Conexão Ciência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225472.htm
[ VIDEOS # VIDEOS ] Clonar um animal ou uma planta é uma técnica que tem sido desenvolvida há décadas. A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Margot Alves Nunes Dode explica no programa Conexão Ciência do dia 28 de maio de 2013, como a técnica é feita, os impactos econômicos e as questões legais que regulamentam o tema.

Estudo indica como aumentar a conservação de frutas amazônicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225470.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] As propriedades funcionais presentes em boa parte das frutas amazônicas já foram reconhecidas por diversos estudos. Mas os consumidores de outras regiões do país e do mundo costumam ter acesso a esses alimentos somente após seu processamento, geralmente na forma de polpa congelada ou de doce.

UFLA abre concurso para 11 vagas de professor do quadro permanente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225468.htm
[ CONCURSOS # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou o edital e, a partir do dia 3 de junho de 2013, estarão abertas as inscrições para o concurso público destinado ao provimento do cargo de Professor Adjunto A, classe A, nível 1, da Carreira de Magistério Superior do Quadro Permanente.

Verticalização de colmeias triplica produção de mel na Paraíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225477.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Depois de um longo período de estiagem, apicultores do Sertão paraibano estão triplicando a produção de mel com a verticalização de colmeias, tecnologia que permite o aumento do número de ninhos e melgueiras. Metade dos produtores atendidos pelo Sebrae na Paraíba já aderiu ao método e alguns estão extraindo 35 quilos de mel por colmeia, 25 a mais do que no sistema convencional.

Marcadores apontam variabilidade genética do pinhão manso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225471.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisa desenvolvida no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, caracterizou a variabilidade genética de acessos de pinhão manso (Jatropha curcas L.) depositados no Banco de Germoplasma da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A análise permitiu estudos sobre as relações entre as populações, centro de diversidade e sistema reprodutivo da espécie. As descobertas obtidas com o uso de marcadores genéticos podem ajudar a desenvolver variedades melhoradas para o cultivo comercial, destinado principalmente à produção de óleo, visando a produção de biocombustíveis.

Pesquisa da Unesp mostra que cores vibrantes aumentam apetite em peixes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225469.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] As cores quentes e vibrantes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, costumam ser utilizadas estrategicamente nos restaurantes e na comunicação visual das cadeias de fast food para atrair consumidores. Isso porque, apesar de não ter sido comprovado cientificamente, muitos consideram que elas podem estimular o metabolismo e aumentar o apetite das pessoas.

Pesquisar este blog