Selecione o dia...

sábado, 1 de junho de 2013

Vice-presidente dos EUA avalia que há espaço para ampliar comércio com Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225487.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu ontem (31/05/13) que norte-americanos e brasileiros intensifiquem as parcerias comerciais. "Não há razão para que a maior economia do mundo [EUA] e a sétima mundial [Brasil] não possam multiplicar por cinco vezes o comércio bilateral", disse Biden, que concedeu uma declaração à imprensa ao lado do vice-presidente Michel Temer, após reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. "Ambos reconhecemos que há lacunas e discutimos uma agenda ambiciosa sobre a qual devemos nos concentrar", acrescentou.

TecnoParq quer atrair empresas de base tecnológica do Brasil e do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225480.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A completa infraestrutura urbana do Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoParq), aliado à proximidade com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), têm atraído empresas de base tecnológica para o empreendimento inaugurado há apenas dois anos na Zona da Mata de Minas Gerais. Atualmente, o TecnoParq abriga seis empresas residentes. Várias outras, de todo o país, têm demonstrado o real interesse de se instalarem no complexo, que prepara novas intervenções urbanísticas para atender a crescente demanda.

Pelo fim da "numeração especial" para máquinas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225479.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Em debate durante audiência pública realizada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, no dia 29 de maio de 2013, o assessor técnico da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Leonardo Oliveira Machado, defendeu a suspensão da vigência de duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelecem "numeração especial" para máquinas agrícolas.

Suplementação alimentar no período seco evita prejuízos na pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225478.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] No período de estiagem, entre junho e setembro, a baixa disponibilidade de forragem no pasto prejudica o desempenho de bovinos, resultando em perda de peso, declínio acentuado da produção de leite, diminuição da fertilidade e enfraquecimento geral do rebanho. Para manter a nutrição adequada dos animais, a suplementação alimentar é fundamental.

Pequenos produtores formam redes solidárias para atingir mercado global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225486.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Uma feira que começou no dia 30 e terminou ontem (31/05/13), nas areias de Copacabana, foi um exemplo do que pode ocorrer quando produtores se reúnem e formam redes, nacionais e internacionais. O Salão Mundial do Comércio Justo e Solidário faz parte da 1ª Semana Mundial do Comércio Justo e Solidário, que começou no dia 26 de maio, com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Cresce campanha contra tabagismo. Governo preocupa-se com produtores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225485.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] No Dia Mundial sem Tabaco, uma realidade econômica no Brasil contrasta com os esforços dos serviços de saúde e entidades da sociedade civil em combater o tabagismo. Segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), 200 mil famílias concentradas, principalmente na Região Sul, sobrevivem da cultura do fumo. São produtores que ocupam pequenas áreas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o governo não pretende suprimir essas lavouras. Em vez disso, criou, em 2005, o Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco. A ideia é dar opções de outras fontes de renda aos agricultores na medida em que campanhas e outras ações contribuem para redução do número de fumantes.

Índios ocupam mais uma fazenda em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225484.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Um grupo de índios terenas ocupou na madrugada de ontem (31/05/13) parte de uma fazenda localizada na cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul (MS), a cerca de 140 quilômetros da capital do Estado, Campo Grande. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os índios ocuparam uma das quatro áreas em que a Fazenda Esperança se divide. A propriedade tem 12 mil hectares e fica no interior de um território que os índios afirmam ter pertencido a seus antepassados. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial.

Finep lança edital de R$ 30 milhões para infraestrutura física de pesquisas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225483.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A modernização e recuperação da infraestrutura física de pesquisa em universidades estaduais e municipais é o tema da nova chamada pública da Agência Brasileira da Inovação (Finep) - antiga Financiadora de Estudos e Projetos - no valor de R$ 30 milhões, com igual contrapartida dos estados. O objetivo do edital é estimular a distribuição territorial mais equilibrada da pesquisa brasileira.

Atividade agrícola impactou florestas brasileiras, revela estudo na Science

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225482.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O grande desaparecimento de aves frugívoras (que comem frutos) das florestas tropicais brasileiras, em decorrência da agricultura, tem causado um impacto sobre as árvores da região, que têm produzido sementes menores e mais fracas ao longo do último século. A conclusão é de uma equipe de pesquisadores brasileiros, mexicanos e espanhóis, cujo estudo foi publicado na edição revista Science do dia 31 de maio de 2013.

Pesquisadores desenvolvem novos métodos de captação de energia solar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225481.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), uma equipe de pesquisadores de Belo Horizonte desenvolveu uma tecnologia que transforma pedaços de plástico transparente, fino e flexível em painéis de energia solar. A novidade representa uma pequena revolução na forma de gerar energia limpa a partir da luz do sol. Assista a reportagem ao final da matéria.

Pesquisar este blog