Selecione o dia...

terça-feira, 4 de junho de 2013

Presidente Dilma anuncia plano safra específico para o Semiárido brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225519.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem (03/06/13), em Natal (RN), o lançamento de um plano safra específico para o Semiárido nordestino. A presidente foi ao Rio Grande do Norte entregar retroescavadeiras e motoniveladoras a 149 municípios do estado para construção e reestruturação de estradas rurais e disse que a regionalização de um plano específico para os agropecuaristas do Semiárido visa à garantia produtiva.

Uso de materiais orgânicos na produção de combustíveis tende a aumentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225514.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Embora a maioria não note a diferença no cotidiano, a geração de energia e a fabricação de produtos a partir da biomassa - matéria orgânica, animal ou vegetal - já se tornaram realidade. A eletricidade gerada do bagaço de cana-de-açúcar abastece as próprias usinas sucroalcooleiras e alguns lares brasileiros. O mesmo bagaço pode ser usado na produção de papel. Do etanol, biocombustível feito da cana, extraem-se compostos como polietileno para fabricação de embalagens plásticas. A partir de resíduos de soja e sebo bovino é possível produzir outro combustível renovável, o biodiesel.

Plano ABC já contratou mais de 14 mil financiamentos agrícolas sustentáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225512.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Desde a criação da linha de crédito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) no Plano Agrícola e Pecuário 2010/11, já foram realizados mais de 14 mil contratos, totalizando R$ 4,46 bilhões dos financiamentos firmados. Em três anos, houve um crescimento de 507% na aquisição de empréstimo pelos produtores para adoção de tecnologias para recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto, florestas plantadas, entre outros.

Pecuária é o setor com mais casos de escravidão em 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225510.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A pecuária, a produção de carvão vegetal para o beneficiamento de minério de ferro e a construção civil são os setores da economia dos quais o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mais resgatou trabalhadores em condições análogas às de escravo durante o ano de 2012. Tais segmentos estão entre os que apresentam o melhor desempenho econômico no Brasil atualmente.

Instituto Mineiro de Agropecuária certifica lavoura sustentável de banana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225518.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Incentivar a produção sustentável em Minas Gerais, agregando valor e qualidade aos produtos. Estas são ações previstas a partir do primeiro certificado emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para uma propriedade que produz bananas sem agrotóxicos. O certificado - voltado para produtos de origem vegetal sem agrotóxico - é inédito para produção de banana em Minas.

Consórcio Pesquisa Café lança publicação sobre clonagem de mudas de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225517.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Técnica que multiplica in vitro, a partir de tecido da folha, plantas de café arábica de características favoráveis, como resistência ao bicho mineiro e à ferrugem, boa qualidade de bebida e alta produtividade está disponível em publicação. Também conhecida por clonagem, a técnica foi desenvolvida pela Embrapa Café e Fundação Procafé, instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, em parceria com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa para o Desenvolvimento Agronômico (Cirad) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Para acessar a Circular Técnica Custo de Produção de Mudas Clonais de Café Arábica Produzidas por Embriogênese Somática, clique aqui.

Barbosa defende importância do Judiciário na efetivação do direito à saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225516.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, defendeu ontem (03/06/13) o papel do Judiciário na efetivação do direito à saúde dos brasileiros. Segundo ele, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), em um "grande número de casos" a garantia de acesso aos serviços depende da intervenção desse Poder.

Tomate ecológico é destaque nos projetos desenvolvidos pela Embrapa Solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225515.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Uma pesquisa recente da Embrapa Solos está ganhando evidência este ano, quando se comemoram os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Trata-se do tomate ecológico. Os pesquisadores desenvolveram um modo de plantar o tomate, envolvendo diversas técnicas que diminuem o impacto do uso de pesticidas.

Receita libera nos próximos dias consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225513.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Receita Federal libera nos próximos dias a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. A data de início da consulta ainda está sendo definida pelo órgão, mas o dinheiro das restituições referentes ao primeiro lote estará no banco no dia 17 de junho. Confira ao lado a calendário de restituição.

Justiça dá novo prazo para que terenas deixem fazenda onde índio foi morto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225511.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O grupo de índios terenas que, no dia 31 de maio de 2013, voltou a ocupar a Fazenda Buriti, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul (MS), tem prazo até hoje (04/06/13) para deixar a propriedade pacífica e voluntariamente. Na sentença judicial expedida no dia 2 de junho, a juíza federal substituta Raquel Domingues do Amaral, de plantão, concedeu prazo de 48 horas para que a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) convençam os índios a deixar o local.

Pesquisar este blog