Selecione o dia...

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Produção agrícola da safra 2013/2014 ameaçada por pragas, alerta CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225791.htm
[ ECONOMIA ] A produção agrícola do país, na safra 2013/2014, poderá ser afetada devido à forte incidência de três pragas de difícil controle. São os casos da lagarta helicoverpa armigera, da "mosca branca" e da "ferrugem asiática" que atacam e afetam a produtividade de culturas como as da soja, algodão, feijão e milho, em diferentes regiões produtoras do país. Esse é o diagnóstico preliminar da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em reunião realizada no final de junho de 2013, na sede da entidade, em Brasília (DF).

Abelhas geram renda extra e elevam produtividade agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225790.htm
[ TECNOLOGIA ] A apicultura tem potencial para ser fonte de renda alternativa ao produtor rural, aumentando o aproveitamento econômico da sua propriedade. Um dos seus principais benefícios está no incremento da produtividade a partir da polinização. De acordo com Breno Magalhães Freitas, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), a maioria das plantas cultivadas necessita da visita de seres vivos as suas flores para a transferência de pólen entre elas. Quanto mais visitas, maior será o vingamento dos frutos e a produtividade do cultivo. "As abelhas são os principais polinizadores", explica.

Produção brasileira de grãos pode crescer 49% em 10 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225789.htm
[ ECONOMIA ] A produção de grãos no Brasil deverá chegar 222,3 milhões de toneladas nos próximos 10 anos podendo até chegar a 274,8 milhões de toneladas, de acordo com o estudo Projeções do Agronegócio 2012/13 a 2022/23, divulgado no dia 27 de junho de 2013 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Baixe aqui o estudo Projeções do Agronegócio 2012/13 a 2022/23 (arquivo PDF - 5,1 Mb).

Tamanho real do meio rural é questionado em debate no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225787.htm
[ POLITICA ] O tamanho do meio rural brasileiro foi questionado no debate sobre as transformações no campo, realizado no dia 28 de junho de 2013 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. A professora Tania Bacelar de Araujo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirmou que os dados que medem o meio rural brasileiro, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), têm por base o arcabouço legal que define o meio urbano; o meio rural é concebido como áreas remanescentes, ou seja, é percebido como um resíduo do urbano.

Parceria entre Embrapa e IAC é reconhecida na solenidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225796.htm
[ TECNOLOGIA ] O Instituto Agronômico (IAC) completa 126 anos e comemora com parceiros que contribuíram com sua atuação e pesquisas no campo da agropecuária brasileira. A Embrapa é um desses parceiros e recebeu a Medalha Franz Wilhem Dafert do IAC, em reconhecimento aos trabalhos conjuntos e pelos 40 anos de contribuição da Empresa para o País. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Ladislau Martin Neto, recebeu a homenagem na solenidade realizada na sede do IAC, em Campinas (SP), no dia 28 de junho de 2013.

Brasil desenvolve tecnologia inédita na fabricação de fibra de carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225795.htm
[ TECNOLOGIA ] O Brasil desenvolveu uma tecnologia inédita com fibra de carbono, mais barata e tão resistente quanto às comercializadas no mercado internacional. A pesquisa foi desenvolvida pelo Exército Brasileiro, em parceria com a Petrobras, e usa o piche de petróleo para a criação do material. Muito usada na indústria da aeronáutica e automobilística a fibra de carbono diminui o peso dos materiais sem perder a resistência.

Pesagro-Rio investirá R$ 1,2 milhão em pesquisa para beneficiar produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225794.htm
[ TECNOLOGIA ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), vinculada à Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (Seapec), investirá R$ 1,2 milhão no desenvolvimento de 11 projetos de pesquisas para beneficiar o produtor rural fluminense. Com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj), os projetos integram o programa de Apoio à Pesquisa Agropecuária no Estado do Rio de Janeiro e visam aumentar a produtividade nas culturas e criações, além de melhorar a qualidade dos alimentos ofertados à população.

"Carne bovina não pode ficar fora da dieta", diz nutricionista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225793.htm
[ ECONOMIA ] Mau humor, deficiência cognitiva, anemia, aumento de colesterol e problemas cardíacos são apenas alguns dos sintomas de quem retira a carne bovina da alimentação. Estes e outros dados foram apresentados no dia 27 de junho, durante o último painel do Congresso Internacional da Carne 2013 com o tema: Carne como alimento funcional.

Governo organiza agenda para ampliar debate com movimentos sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225792.htm
[ POLITICA ] O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse no dia 29 de junho de 2013 que o governo pretende conversar com mais representantes de movimentos sociais no início de julho. A finalidade é continuar a debater as reivindicações defendidas nos protestos que ocorrem em todo o país. Ele esteve no dia 29 com a presidente Dilma no Palácio da Alvorada.

Comissão de deputados e senadores deve definir o termo "trabalho escravo"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225788.htm
[ POLITICA ] Um acordo de tramitação permitiu que a PEC do Trabalho Escravo fosse aprovada no dia 27 de junho de 2013 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. A proposta, que permite a expropriação de terras onde houver exploração de trabalhadores, ainda passará por votação no Plenário da Casa. O acordo prevê a criação de uma comissão de deputados e senadores para analisar dois projetos: um para definir o que é trabalho escravo e outro para regulamentar os processos de desapropriação.

Pesquisar este blog