Selecione o dia...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Modelo atual de financiamento de passagens é insustentável, diz Ipea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225835.htm
[ ECONOMIA ] As mais de 50 milhões de pessoas que usam ônibus, trens, metrôs e barcas diariamente no Brasil são as responsáveis pelo custeio do serviço de transporte público urbano. O modelo de arrecadação por meio das tarifas cobradas ao passageiro - adotado em quase 100% das cidades brasileiras - não é sustentável e não há margem para investimentos em expansão e melhoria. Além disso, entre 2000 e 2012, a tarifa de ônibus subiu em torno de 65% acima da inflação, enquanto o transporte privado vem ficando mais barato.

Estado brasileiro é "inchado" e precisa ser reduzido, afirmam especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225836.htm
[ POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff anunciou em 24 de junho de 2013 um pacto com cinco medidas para atender às principais reivindicações da onda de protestos que recentemente tomou as ruas no Brasil. Entre elas está a responsabilidade fiscal nas contas públicas das esferas federal, estadual e municipal. Mas especialistas ouvidos pela DW Brasil defendem que o governo federal pode começar "cortando na própria carne", ou seja, fazendo uma reforma administrativa que simplifique a estrutura do Executivo.

Governo de Minas abre seleção para três vagas de mestrado na Holanda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225831.htm
[ CURSOS ] O Governo de Minas, por meio da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEX), abriu inscrições para a seleção de estudantes que queiram cursar mestrado no Unesco-IHE - Instituto de Educação para as Águas, em Delft, na Holanda. O edital para o processo de seleção foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais na edição do dia 28 de junho de 2013. A Unesco-HidroEX é vinculada ao sistema operacional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Controle biológico de pragas ganhará aliado na aviação agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225828.htm
[ TECNOLOGIA ] As crescentes infestações de novas pragas e de espécies já comuns aos agricultores nas lavouras de milho, soja e algodão no Brasil -- como a Helicoverpa armigera -- têm motivado as empresas de pesquisa a concentrar esforços em alternativas de controle biológico e em mudanças no manejo, como a aplicação dos conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a utilização da área de refúgio em lavouras transgênicas.

Simpósio vai reunir experiências em conservação e uso sustentável de recursos genéticos no centro-oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225827.htm
[ EVENTOS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) promovem, nos dia 22 e 23 de outubro de 2013, em Brasília (DF), o I Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste (I SRGCO). O evento é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de universidades e empresas publicas e privadas com o objetivo de incentivar a troca de experiências em recursos genéticos de plantas, animais e micro-organismos, culminando na estruturação da Rede de Recursos Genéticos do Centro Oeste.

Paraíba tem única fábrica de sanfona da América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225834.htm
[ ECONOMIA ] A única fábrica de sanfonas ou acordeons profissionais do Brasil completa dez anos em plena expansão. Os instrumentos Leticce são a prova de que um serviço artesanal pode evoluir em escala industrial. Localizada em Campina Grande, na Paraíba (PB), a empresa possui atualmente 20 funcionários. À frente dela, um empreendedor que saiu dos palcos para a marcenaria: o sanfoneiro Amazan. O poeta sertanejo, que mora na cidade há décadas, foi pioneiro no país ao montar a fábrica de acordeons Leticce.

Cartilha ensina como uma alimentação equilibrada pode proteger o coração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225833.htm
[ TECNOLOGIA ] Elaborada pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP e LatinMed - ELM Marketing e Editora Médica, a cartilha "Meu Prato Saudável" ensina como uma alimentação equilibrada pode proteger o coração. Neste link, você tem acesso à cartilha e pode inclusive imprimir o material, que contém dicas, sugestões de cardápio e receitas saudáveis.

Produtores de grãos têm alternativa ecológica para controle de fungos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225832.htm
[ TECNOLOGIA ] Desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp de São Jose do Rio Preto, a tecnologia propõe um biofungicida natural. Composto de matéria-prima abundante e renovável e com baixa toxicidade (bastante abaixo dos fungicidas químicos) o produto é biodegradável e pode ser aplicado facilmente sobre os grãos armazenados, evitando a contaminação e proliferação de fungos.

Parlamento Europeu muda regras do comércio de emissões de CO2

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225830.htm
[ POLITICA ] A União Europeia (UE) aprovou uma reforma do comércio de emissões de CO2, na tentativa de conter a queda de preços das licenças para emissão de poluentes e assim recuperar o estímulo político à proteção do clima. O princípio do comércio europeu de emissões é simples: quem emite dióxido de carbono (CO2), seja uma operadora de usina termelétrica, uma indústria ou uma empresa aérea, tem de pagar para tal, por meio da compra de certificados de emissão.

Goiás é o primeiro estado a adequar legislação ambiental ao Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225829.htm
[ POLITICA ] A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALGO) aprovou o Projeto de Lei que prevê a adequação da legislação ambiental goiana ao Código florestal brasileiro. O Projeto passou, no dia 3 de julho de 2013, pela segunda e última votação na Casa. Dos 38 parlamentares presentes houve apenas um voto desfavorável ao projeto. Com a aprovação, Goiás se torna o primeiro estado brasileiro a ajustar sua legislação ambiental ao Código Florestal nacional, aprovado ano passado.

Pesquisar este blog