Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Para 4 em 5 brasileiros, partidos são corruptos, diz pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225878.htm
[ POLITICA ] Um relatório da organização Transparência Internacional (TI) sobre percepção de corrupção aponta que 81% dos brasileiros acreditam que os partidos políticos são corruptos. Numa escala de 1 a 5, onde cinco é o maior grau de corrupção, as legendas partidárias no Brasil receberam nota de 4,3. No levantamento de 2010, quando os brasileiros também elegeram os partidos como as instituições mais corruptas, a nota foi de 4,1.

O resgate da pequena produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225882.htm
[ ARTIGOS ] Estudos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com os dados do censo agrícola de 2006 não deixam dúvidas: pouco mais de 11% dos produtores rurais brasileiros amealham 87% do valor bruto da produção agrícola. Recém-chegado ao grupo das potências agrícolas, em pouco tempo o Brasil criou enorme concentração de produção e de renda bruta. Semelhante à dos Estados Unidos, maior que a da Europa.

Começam inscrições para programa Jovens Profissionais da ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225880.htm
[ CONCURSOS ] Idade máxima para os candidatos é 32 anos completos até o fim de 2013; áreas selecionadas são administração, finanças, assuntos jurídicos, informação pública e estatística; inscrições são gratuitas. A Organização das Nações Unidas (ONU) abriram as inscrições para o seu programa Jovens Profissionais. Este é o exame de seleção para entrada na Organização. É preciso ter curso superior completo.

Protestos podem voltar mais fortes e incontroláveis, diz sociólogo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225879.htm
[ POLITICA ] Os protestos no Brasil perderam intensidade, mas, se o governo não der uma resposta rápida às reivindicações do povo, podem voltar ainda mais fortes -- e de forma incontrolável. O alerta é do português Boaventura de Sousa Santos, doutor em sociologia pela Universidade de Yale (EUA) e diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal).

FMI reduz previsão de crescimento do Brasil e alerta para desaceleração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225877.htm
[ ECONOMIA ] O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou ontem (09/07/13) para os "riscos elevados" de uma desaceleração nos países emergentes como fator de contenção do crescimento da economia global neste ano. Estes riscos, agora mais fortes do que há apenas três meses, explicam uma diminuição das projeções de crescimento para este ano, junto com a recessão que continua se abatendo sobre a zona do euro e o efeito negativo do aperto fiscal sobre a economia americana, disse o órgão.

Agricultores familiares poderão financiar recuperação de áreas florestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225887.htm
[ ECONOMIA ] Agricultores familiares e assentados poderão financiar a recuperação de áreas florestais em suas propriedades, em assentamentos e em áreas desapropriadas pela União. A medida que foi aprovada ontem (09/07/13), na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, em caráter terminativo (não precisa passar pelo plenário da Casa), poderá beneficiar, principalmente, os produtores com menos recursos, como quilombolas e indígenas. O texto está tramitando há mais de dois anos no Congresso e agora depende da aprovação do Planalto.

Líderes de partidos na Câmara desistem de plebiscito este ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225886.htm
[ POLITICA ] A proposta da presidente Dilma Rousseff de realização de um plebiscito este ano [2013] para debater a reforma política foi substituída ontem (09/07/13), em decisão tomada pela maioria dos líderes partidários na Câmara dos Deputados, pela proposta de criação de um grupo de trabalho para debater o tema, com a possibilidade de ser promovido posteriormente um referendo.

Quase 80% dos brasileiros querem mais mulheres no poder

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225885.htm
[ POLITICA ] Oito em cada dez brasileiros ouvidos pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão (78% dos entrevistados) para uma pesquisa sobre a presença de mulheres na política, defenderam a obrigatoriedade de uma divisão com o mesmo número de candidatos e candidatas nas listas partidárias para eleições. Para 1,6 mil entrevistados, essa composição meio a meio da lista de candidatos deveria ser obrigatória nas eleições para o Legislativo municipal, estadual e federal. Os dados fazem parte do estudo Mais Mulheres na Política, divulgado ontem (09/07/13) em Brasília (DF).

Milho é o destaque da safra recorde de 185,05 milhões de toneladas, diz Conab

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225884.htm
[ ECONOMIA ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, ontem (09/07/13), estudo com o décimo levantamento da safra de 2012/2013 que indica um novo recorde, com uma produção nacional de grãos de 185,05 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 11,4% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando chegou a 166,17 milhões de toneladas.

Safra deve chegar a 185,7 milhões de toneladas este ano, prevê IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225883.htm
[ ECONOMIA ] A estimativa de junho de 2013 da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas prevê uma produção de 185,7 milhões de toneladas para este ano. Caso se confirme a previsão, a produção de 2013 será 14,7% maior do que a registrada em 2012 (161,9 milhões de toneladas). O dado é 0,1% menor do que o previsto em maio.

Pesquisar este blog