Selecione o dia...

terça-feira, 16 de julho de 2013

União Europeia quer que líderes ampliem proteção de dados na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225952.htm
[ POLITICA ] A porta-voz da Comissão Europeia (CE), Viviane Reding, apelou ontem (15/07/13) para que os líderes da União Europeia (que reúne 28 países) sigam o exemplo da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que anunciou a adoção de medidas que vão reforçar e uniformizar as regras para a proteção de dados veiculados pela internet. A iniciativa ocorre no momento em que há denúncias de espionagem, por parte dos Estados Unidos, a cidadãos e autoridades estrangeiras, inclusive europeias.

Congresso de Brasileiro de Nematologia recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225948.htm
[ EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o XXXI Congresso Brasileiro de Nematologia, que será realizado ente os dias 19 e 22 de agosto de 2013 no Cenarium Rural, em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. Com o tema "Nematoides: Desafios e Manejo", o evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) e será realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).

Para especialistas, Código Florestal Brasileiro não trouxe avanços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225946.htm
[ POLITICA ] O Código Florestal Brasileiro completou um ano de vigência com poucos avanços. Especialistas ouvidos pela Deutsche Welle acreditam que a lei não trouxe os benefícios esperados. Um dos principais pontos criticados é o atraso na implementação do cadastramento dos imóveis rurais.

Robô esférico inspeciona lavouras em agricultura de precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225945.htm
[ TECNOLOGIA ] Rodas são muito boas para estradas bem conservadas. Mas Juan Hernández e seus colegas da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, queriam construir um robô capaz de andar no meio da lavoura, um agrobot, que fosse bem menor e mais barato do que um trator robotizado.

Inscrições abertas para os Prêmios Santander Universidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225944.htm
[ CONCURSOS ] Estão abertas, até 17 de setembro de 2013, as inscrições para a 9ª edição dos Prêmios Santander Universidades. Há quatro premiações: Prêmio Santander Ciência e Inovação, Prêmio Santander Empreendedorismo, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do. Estudante - Destaques do Ano.

Iniciativa internacional busca conciliar agricultura com sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225951.htm
[ ECONOMIA ] Um grupo de 25 cientistas do mundo inteiro terá dois anos para fazer pesquisas e relatar experiências concretas que conciliem a produção agropecuária sustentável para garantir a segurança alimentar mundial. A iniciativa, lançada no dia 12 de julho de 2013 no Rio, pretende unir pesquisadores, governos e empresas em torno do bem comum. De acordo com Emile Frison, diretor-geral da Bioversity Internacional, organização de pesquisa sem fins lucrativos com sede em Roma (Itália), que lidera o projeto, a novidade da Agriculture and Conservation Initiative é a união entre pesquisadores de sustentabilidade e dos setores produtivos para buscar soluções integradas.

Brasil cozinha superalimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225950.htm
[ TECNOLOGIA ] Em menos de dez anos os consumidores brasileiros terão à mão oito superalimentos desenvolvidos por cientistas do país. A iniciativa-piloto já é aplicada em 15 municípios. A biofortificação é uma melhora genética convencional que eleva as concentrações de micronutrientes em alimentos básicos mediante técnicas de laboratório e de campo. A ideia é simples: combater a deficiência de micronutrientes, que pode causar anemia, cegueira, problemas imunológicos e atraso no desenvolvimento.

Cúpula de Montevidéu evidencia Mercosul em crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225949.htm
[ POLITICA ] A aparente harmonia engana: entre os numerosos problemas da aliança comercial sul-americana, falta de coesão interna é possivelmente o mais grave. Nenhuma das metas foi alcançada, enquanto Aliança do Pacifico avança. Para quem olha de fora, parece um encontro entre grandes amigos. O anfitrião, o chefe de Estado uruguaio, José Mujica, é apelidado "Presidente Pepe". Todos se tratam entre si de "hermana" e "hermano". E não se cansam de assegurar que sua aliança regional, o Mercosul, é, por assim dizer, a única alternativa possível para seus próprios países, assim como para o resto da América Latina e Caribe.

Tecnologia de filtragem lenta de água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225947.htm
[ TECNOLOGIA ] Ter acesso a água de qualidade e em quantidade, nem sempre é tarefa fácil em algumas comunidades rurais. E água de qualidade é necessária não só para o consumo humano, mas também para os animais. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) busca alternativas para garantir o fornecimento de águas para famílias que tem justamente dificuldade de acesso a este recurso tão valioso. E a solução, muitas vezes, é simples. Acompanhe a reportagem para saber como funciona a tecnologia dos filtros lentos na reportagem abaixo.

7º Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225943.htm
[ EVENTOS ] O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) promove, entre 12 e 15 de outubro de 2013, o 7º Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil. O evento ocorre simultaneamente ao 6º Simpósio Nacional sobre Cogumelos Comestíveis e é voltado à produção de cogumelos comestíveis e medicinais, abordando as diferentes formas de cultivo.

Pesquisar este blog