Selecione o dia...

domingo, 21 de julho de 2013

Agricultura familiar: o alimento nosso de cada dia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226001.htm
[ ECONOMIA ] O programa Caminhos da Reportagem traça um perfil dos homens e mulheres que colocam grande parte do alimento que vai para a mesa do brasileiro. O cultivo da mandioca, do feijão, a produção de carne e leite são responsáveis pelo emprego de 77% da mão de obra do campo. E 70% do que é produzido está na alimentação diária do brasileiro. Para fazer a matéria, a equipe do programa foi da região Norte até o sul do país.

Juventude pode debater políticas públicas em ambiente virtual

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226003.htm
[ POLITICA ] Desde o dia 17 de julho de 2013, os jovens passam a contar com um ambiente virtual para trocar conhecimento e contribuir com a formulação de políticas públicas para o país. Inspirado nas redes sociais, o Participatório - Observatório Participativo da Juventude - foi lançado em versão experimental para ouvir a opinião e sugestões dos jovens e dialogar com o governo federal.

Efeitos da seca no Nordeste brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225997.htm
[ ECONOMIA ] Na esperança de evitar a morte do rebanho, ameaçado pela seca que atinge o Nordeste brasileiro, um pecuarista do Rio Grande do Norte briga nos tribunais para transferir os animais para o Tocantins. A viagem foi barrada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que exige uma quarentena antes da viagem. Assista a reportagem abaixo.

Museu Catavento tem nova atração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225996.htm
[ TECNOLOGIA ] Mais uma opção para as férias escolares. Uma nova instalação no Museu Catavento promete ensinar sobre o relevo de vegetações às crianças de uma forma bastante interativa. O espaço Catavento fica no Palácio das Indústrias, avenida Mercúrio sem número, no centro da cidade de São Paulo, próximo ao terminal Parque Dom Pedro II. O local é aberto de terça a domingo das nove da manhã às quatro da tarde. A entrada custa R$ 6. Aos sábados, é de graça. Assista a reportagem abaixo.

Embrapa mostra efeito de fungos na cura de doenças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226002.htm
[ TECNOLOGIA ] A pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra a aplicação de fungos e bactérias na cura de doenças e em vários setores da indústria. Assista a reportagem abaixo.

As características do grafeno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226000.htm
[ TECNOLOGIA ] Ele é mais resistente que o diamante e já é chamado de material do século XXI. Assista o quadro O Futuro é Agora.

Queijeiros de MG enfrentam dificuldades para sair da informalidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225999.htm
[ POLITICA ] O queijo artesanal de Minas Gerais ainda não consegue chegar a outros estados sem ser de forma clandestina. A constatação foi feita na cidade de Sacramento, no Alto Paranaíba, numa audiência da Comissão de Política Agropecuária da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Apesar de uma lei mineira tentar adequar a produção às normas federais, a falta de uma regulamentação por parte do governo e a dificuldade de obter financiamento impedem as adaptações nas queijarias. Assista a reportagem abaixo.

MS ganha centro de pesquisa para o melhoramento genético da cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225998.htm
[ TECNOLOGIA ] Na região sul do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), a cana está tomando espaço da soja. O EStado já é o quinto maior produtor da cultura no país. E agora, o Estado acaba de ganhar um centro de pesquisa para o melhoramento genético da cana. A meta é melhorar a produtividade da cultura. Assista a reportagem abaixo.

Laticínios orgânicos do Sítio Pé na Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225995.htm
[ ECONOMIA ] A família Uebel, de Novo Hamburgo, a 40 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul,produz leite orgânico. Eles são associados a uma cooperativa de produtores ecológicos, o Sítio Pé na Terra. Neste reportagem do programa Rio Grande Rural, você vai conhecer um pouco do trabalho dos Uebel e da cooperativa.

Videocoluna Bioconexões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225994.htm
[ TECNOLOGIA ] A coluna Bioconexões, do biólogo Stevens Rehen, ganha um novo formato, agora em vídeo. A proposta continua a mesma: discutir temas atuais que tangenciam seu campo de pesquisa, apresentar e analisar novos trabalhos realizados na área e compartilhar com o público um pouco de seu cotidiano como cientista.

Pesquisar este blog