Selecione o dia...

terça-feira, 30 de julho de 2013

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal cresce quase 50% em 20 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226096.htm
[ ECONOMIA ] Nas últimas duas décadas, o Brasil aumentou 47,5% o seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), passando de 0,493, em 1991, - considerado muito baixo -- para 0,727, em 2010, o que representa alto desenvolvimento humano, conforme o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Em 1991, 85,5% das cidades brasileiras tinham IDHM considerado muito baixo. Em 2010, o percentual passou para 0,6% dos municípios.

Sistema para monitor desmatamento em quase tempo real deve se tornar global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226093.htm
[ POLITICA ] Um sistema de monitoramento de desmatamento quase em tempo real em breve cobrirá todas as florestas tropicais do mundo, reportaram os pesquisadores por trás da iniciativa. O Terra-i - um projeto colaborativo entre o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) da Colômbia, The Nature Conservancy (TNC), a Escola de Negócios e Engenharia (HEIG-VD) na Suíça, e o Kings College de Londres -- tem testado seu sistema na Ásia tropical, estendendo seu alcance para além de seu reduto na América Central e do Sul.

Embrapa lança nova edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226091.htm
[ LIVROS ] Confirmado para amanhã, dia 30 de julho de 2013, em Florianópolis (SC), o lançamento do livro Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), 3ª edição revista e ampliada, uma das publicações da Embrapa mais vendidas desde 1999, quando foi impressa pela primeira vez. Resultado da parceria entre a Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), responsável pelo conteúdo técnico, e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), a obra já está na terceira edição e continua entre as mais procuradas por pesquisadores, professores e estudantes da área.

UFJF abre quatro vagas para professor substituto em diversas áreas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226090.htm
[ CONCURSOS ] As faculdades de Educação, Engenharia, Letras e o Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abrem inscrições para seleção de professores substitutos a partir do dia 29 de julho de 2013, uma vaga disponível para cada curso. A carga horária semanal para todas as vagas é de 40 horas. Os interessados podem se inscrever nas secretarias das respectivas unidades acadêmicas até o dia sete de agosto.

Cana-de-açúcar poderá ganhar programa de melhoramento genético

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226088.htm
[ TECNOLOGIA ] Os esforços dos últimos anos no Brasil para conhecer melhor o genoma da cana-de-açúcar poderão dar origem, em um futuro próximo, a um programa de melhoramento genético da planta, a exemplo dos já existentes hoje para trigo e milho. A avaliação foi feita por Marie-Anne Van Sluys, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), durante uma mesa-redonda sobre "Desenvolvimentos recentes e desafios da pesquisa em bioenergia no Brasil", realizada na semana passada durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE).

Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados de 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226087.htm
[ EVENTOS ] O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados de 2013, ano da sua 58ª edição. Na área de Crítica Literária, Leyla Beatriz Perrone Moisés, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), foi a contemplada na categoria Vida e Obra, por sua trajetória de pesquisa em literatura brasileira, francesa e portuguesa. Na categoria Juventude, Alexandre André Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciado pelo trabalho em Teoria Literária.

Governo pretende facilitar acesso das indústrias à biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226095.htm
[ POLITICA ] O governo federal pretende aperfeiçoar a regulamentação para a proteção de patentes, especialmente na área de biotecnologia. Além de mudar o regime de propriedade intelectual e o de licenças para pesquisa na área biológica, a ideia é facilitar também o acesso ao patrimônio genético da biodiversidade. No alvo, estão a Medida Provisória 2.186, de 2001, que regulamenta o acesso a recursos naturais, e a Lei 9.279, de 1996, que trata de patentes.

O que são módulos fiscais?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226094.htm
[ ECONOMIA ] Módulo fiscal é um conceito introduzida pela Lei nº 6.746/79, que altera o Estatuto da Terra (Lei 4.504/64), a norma que regula os direitos e obrigações relativos à imóveis rurais, para os fins de execução da reforma agrária e promoção da política agrícola nacional. Trata-se de uma unidade de medida de área (expressa em hectares) fixada diferentemente para cada município, uma vez que leva em conta as particularidades locais como (art. 50, Lei 4.504/64): o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal); a renda obtida com esta exploração predominante; outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; e o conceito de propriedade familiar (art 4º, II, Lei 4.504/64).

Embrapa lança 2ª edição do livro O Agronegócio do Amendoim no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226092.htm
[ LIVROS ] Com o objetivo de reunir as informações geradas em mais de 50 anos de pesquisa sobre a cultura do amendoim, a Embrapa lança a segunda edição do livro O Agronegócio do Amendoim no Brasil. A publicação aborda assuntos como o mercado, melhoramento genético, ecofisiologia, manejo, colheita e pós-colheita, principais doenças e seu controle, manejo de insetos-praga da cultura, aspectos nutricionais do amendoim e aplicação da biotecnologia na cultura.

Produtos ôrganicos melhoram renda em pequenas áreas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226089.htm
[ ECONOMIA ] Numa pequena propriedade é possível produzir muito e com qualidade. Produtos orgânicos, por exemplo, podem ser uma alternativa para melhorar a renda em pequenos espaços. Nós vamos mostrar o exemplo que ocorre na Chácara Seleta, em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Veja na reportagem abaixo.

Pesquisar este blog