Selecione o dia...

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Balança comercial tem pior resultado da história para meses de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226127.htm
[ ECONOMIA ] A balança comercial brasileira registrou déficit (importações maiores do que exportações) recorde tanto no mês de julho quanto no acumulado dos sete primeiros meses deste ano. De acordo com dados divulgados ontem (01/08/13) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), no mês passado, o saldo comercial ficou negativo em US$ 1,89 bilhão. É o pior resultado para meses de julho desde o início da série histórica do Banco Central (BC), em 1959.

Especialistas e produtores analisam concentração no mercado de sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226125.htm
[ POLITICA ] O domínio de grandes grupos multinacionais sobre o mercado de sementes no Brasil será analisado em audiência pública no Senado Federal prevista para o dia 8 de agosto de 2013 na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Autora do requerimento propondo o debate, a senadora Ana Amélia (PP-RS) está preocupada com os impactos da concentração da oferta de sementes sobre a produção de grãos no país.

Mudanças climáticas não põem em risco a existência da Terra, diz cientista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226122.htm
[ TECNOLOGIA ] O rápido aumento da temperatura da Terra, observado no período atual, representa uma ameaça mais para a humanidade em si do que para o planeta, que já passou e sobreviveu a diferentes períodos de mudanças climáticas. A avaliação foi feita pelo climatologista Ulrich Glasmacher, professor da Universidade de Heidelberg, da Alemanha, na conferência que proferiu sobre aspectos geológicos e sociais das mudanças climáticas mundiais no final do mês de julho de 2013, durante a 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE).

Site Cerratinga reúne informações sobre a Caatinga e Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226121.htm
[ ECONOMIA ] O nome do portal Cerratinga é a junção das palavras Cerrado e Caatinga, biomas conhecidos como as "savanas brasileiras". Não poderia ser outro, já que a ideia é reunir informações sobre ambos, fazendo a ponte entre consumidores e produtores locais com foco na preservação dos biomas e na valorização do comércio da região.

Anaeel e Anatel aprovam novas regras para compartilhamento de postes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226126.htm
[ ECONOMIA ] A aprovação de um preço de referência para o compartilhamento de postes entre empresas de energia elétrica e de telecomunicações vai possibilitar a entrada de novas empresas no mercado, especialmente prestadoras de internet, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. As regras foram aprovadas ontem (01/08/13) pelas diretorias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Bicicletas e acessórios poderão ter isenção de IPI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226124.htm
[ POLITICA ] Bicicletas poderão ficar isentas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e terem seus preços diminuídos. É o que estabelece o PLS 17/2013, da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que prevê a isenção de IPI para esses veículos e para peças, acessórios e suas partes integrantes, como guidom, selim, pneus e correntes.

Horta em apartamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226123.htm
[ TECNOLOGIA ] Mesmo com a falta de espaço é possível fazer uma horta no apartamento com produção certa e suficiente para uma família. Assista a reportagem da TV Universidade de Lavras da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Bahia terá centro de excelência para pesquisa em aquicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226120.htm
[ TECNOLOGIA ] Unir assistência técnica, pesquisa e ensino, visando o melhoramento genético de alevinos e a criação de novas alternativas produtivas. Este é o principal objetivo do Centro de Excelência para Pesquisas Aplicadas em Aquicultura, que será implantado no estado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) até o final deste ano (2013).

Bula para medicamentos manipulados passa a ser obrigatória no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226119.htm
[ POLITICA ] As Vigilâncias Sanitárias do Paraná começaram a fiscalizar no dia 31 de julho de 2013 o cumprimento da lei estadual que obriga farmácias de manipulação a fornecerem bulas magistrais junto a seus medicamentos. A medida é pioneira no país e preza pela segurança dos consumidores desse tipo de medicamento, que apresenta os mesmos riscos de intoxicação que os remédios industrializados.

Como a desaceleração chinesa afeta a economia global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226118.htm
[ ECONOMIA ] Os planos do governo da China de "reequilibrar" sua economia e investimentos prometem causar impacto na economia global nos próximos anos. A China seguiu a estratégia de desenvolvimento asiática que teve como pioneiro o Japão, dos anos 50 aos 80, e depois as economias dos chamados "tigres asiáticos": Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong e Cingapura.

Pesquisar este blog