Selecione o dia...

sábado, 3 de agosto de 2013

Expectativa de vida do brasileiro cresce 11,24 anos entre 1980 e 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226130.htm
[ ECONOMIA ] A expectativa de vida do brasileiro cresceu 11,24 anos entre 1980 e 2010. O crescimento entre as mulheres ficou em 11,69 anos, enquanto entre os homens a elevação atingiu 10,59 anos. No mesmo período, na comparação com o restante do Brasil, a Região Nordeste foi a que apresentou maior aumento na expectativa de vida. As informações fazem parte da pesquisa Tábuas de Mortalidade 2010 - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, divulgada ontem (02/08/13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rede Pró-Centro-Oeste abre 60 vagas para doutorado em biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226135.htm
[ CURSOS ] A Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro Oeste) abriu 60 vagas para o curso de doutorado do programa de pós-graduação em biotecnologia e biodiversidade (PPGBB). Os interessados têm até o dia 12 de agosto de 2013 para fazer a inscrição. Segundo o edital, além da formação de recursos humanos, o doutorado busca contribuir para a bioindústria do Distrito Federal e dos três estados da região, por meio do desenvolvimento de produtos, processos e serviços, com ênfase no uso sustentável do potencial da biodiversidade local.

Café e saúde: pesquisas do Incor apontam que café faz bem ao coração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226132.htm
[ TECNOLOGIA ] O tradicional cafezinho é uma das bebidas mais consumidas e apreciada no Brasil e no exterior. Mesmo tendo essa popularidade, as propriedades nutracêuticas do café ainda são vítimas de desinformação. No entanto, estudos recentes mostram que a bebida, se consumida com moderação, é saudável para o ser humano. De acordo com o médico e pesquisador Luiz Antonio Machado César, do Instituto do Coração (InCor), o café não faz mal à saúde se tomado em quantidades moderadas e habituais, ou seja, até quatro xícaras ao dia. Ele avalia os efeitos do café sobre variáveis que envolvem o sistema cardiovascular para saber os efeitos da bebida na pressão arterial e no coração de pacientes que já têm doenças coronárias.

Brasil ocupa 91º lugar em ranking da ONU sobre expectativa de vida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226131.htm
[ ECONOMIA ] A expectativa de vida do brasileiro aumentou 11,24 anos de 1980 (62,52 anos) a 2010 (73,76 anos). O resultado faz parte da pesquisa Tábuas de Mortalidade 2010 - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, divulgada ontem (02/08/13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o gerente de Componentes de Dinâmica Demográfica do IBGE, Fernando Albuquerque, com o resultado de 2010, o Brasil ocupa o 91º lugar no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre expectativa de vida.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupa mais uma fazenda em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226128.htm
[ POLITICA ] Poucas horas após deixarem, por força de uma ordem judicial, a fazenda da Cutrale ocupada em Borebi, no interior paulista, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma outra propriedade na mesma região. As cerca de 300 famílias, que ocuparam ontem (02/08/13) a Fazenda Dadu, são as mesmas que, no dia 31 de julho, ocuparam a Fazenda Santo Henrique, da Cutrale. O grupo deixou a Santo Henrique no final da tarde do dia 1º, depois que a Justiça concedeu uma liminar de reintegração de posse a Cutrale.

Mudanças climáticas pode ser 10 vezes mais rápida do que eventos do passado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226137.htm
[ TECNOLOGIA ] O planeta sempre apresentou alterações no clima. Então qual o problema com o que está acontecendo agora? Por que tanto alarde sobre o aquecimento global se é algo que já ocorreu antes? O alerta que a imensa maioria da comunidade científica vem fazendo nas últimas décadas é que as atuais mudanças estão acontecendo em um ritmo muito mais rápido do que no passado. Uma velocidade que pode ser demais para muitas espécies se adaptar e que ameaça também toda a nossa economia, saúde e segurança.

INPE/CPTEC promovem curso online de interpretação de imagens de satélite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226136.htm
[ CURSOS ] De 12 a 16 de agosto de 2013, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove o Curso de Interpretação de Imagens de Satélite. As aulas serão ministradas a distância e em português, de forma interativa e em tempo real, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Primeiro Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal será inaugurado em MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226134.htm
[ TECNOLOGIA ] Está marcada para o dia 8 de agosto de 2013, às 16 horas, a inauguração do primeiro Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal, no município de Medeiros, na região da Serra da Canastra, Centro-Oeste de Minas Gerais. Por meio do centro, nove agricultores familiares da região poderão comercializar a iguaria em todo o país, respaldados por mecanismo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Dólar mais alto deve impactar inflação, mas melhorar balança comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226133.htm
[ ECONOMIA ] O dólar atingiu o pico de 2,30 reais no dia 1º de agosto de 2013, o maior valor desde 21 de março de 2009. A moeda americana mais cara e o consequente aumento do preço de produtos importados devem gerar pressão sobre a inflação, que já está acima da meta do governo. Por outro lado, a alta deve ajudar a melhorar a balança comercial, que somou um déficit de quase 5 bilhões de dólares nos sete primeiros meses deste ano.

Empresa que vai gerenciar exploração do pré-sal é criada por decreto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226129.htm
[ ECONOMIA ] O governo publicou ontem (02/08/13) o decreto que cria a empresa pública que irá gerenciar a exploração do petróleo do pré-sal. Denominada Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., ou Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), será uma empresa pública federal, sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). O capital social inicial da PPSA é R$ 50 milhões.

Pesquisar este blog