Selecione o dia...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CMN fixa três níveis de juros para financiamentos com recursos da poupança rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226197.htm
[ ECONOMIA ] Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (08/08/13) resolução que estabelece três fatores de ponderação sobre os saldos de operações contratadas com recursos da poupança rural. De acordo com nota divulgada pelo Banco Central (BC), os saldos das operações de "investimento rural", contratadas entre 1º de julho e 31 de dezembro deste ano, têm taxas de juros de 3,5% a 4% ao ano; e os saldos das operações de "custeio rural", contratadas com agricultores familiares entre 1º de julho último e 30 de junho de 2014, têm juros de 1,5% a 3,5% ao ano.

Hortas públicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226196.htm
[ POLITICA ] No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está incentivando a criação de hortas públicas em comunidades de baixa renda. No projeto hortas cariocas, hortaliças orgânicas são cultivadas pelos moradores dessas localidades. O que é produzido serve como fonte de renda e de complemento à alimentação.

Agrifam reúne tecnologia e produção rural em Lençóis Paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226195.htm
[ EVENTOS ] No dia 2 de agosto, a cidade de Lençóis Paulista recebeu a 10ª edição da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural, a Agrifam 2013. Entre a sexta-feira e o domingo, 29 mil pessoas passaram pelo local e conheceram novas técnicas pra melhorar a produtividade no campo. Uma chance de levar tecnologia ao produtor rural mais simples e compartilhar experiências criativas que dão resultado na agricultura e na pecuária. Assista a reportagem.

Iniciativa premia Fazendas Sustentáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226192.htm
[ CONCURSOS ] O Prêmio Fazenda Sustentável foi instituído pela Revista Globo Rural e parceiros para contemplar as propriedades rurais inscritas que apresentem a melhor performance em sustentabilidade. A metodologia para a avaliação e seleção contempla os pilares ambiental, social e econômico, com produção que remunere adequadamente o produtor rural e forneça produtos competitivos, capazes de satisfazer as necessidades humanas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida com o menor impacto ambiental possível e redução do consumo de recursos ao longo do ciclo de vida.

Pós em Ciências Ambientais na Unesp abre inscrições em setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226191.htm
[ CURSOS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus de Sorocaba abrirá entre os dias 16 e 30 de setembro de 2013 as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais.

Apex-Brasil cria programa para facilitar a internacionalização de empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226190.htm
[ ECONOMIA ] A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou, no início do mês de agosto de 2013, em Brasília (DF), o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com). A iniciativa pretende facilitar a operação das empresas brasileiras no exterior para aumentar o número de exportações.

A importância das abelhas na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226188.htm
[ TECNOLOGIA ] Atualmente são conhecidas mais de 20 mil espécies de abelhas. Elas buscam alimentos em flores, e em uma única viagem visitam dezenas de flores de uma mesma espécie viabilizando sua fertilização. Este comportamento - a polinização, é de alta importância agrícola, pois as abelhas são responsáveis por 33% da produção agrícola mundial.

Novo radar vai melhorar vigilância da floresta na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226194.htm
[ TECNOLOGIA ] O sistema de vigilância do desmatamento em tempo de real na Amazônia, o Deter, vai ganhar um reforço. Até o fim de 2013, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vai colocar um radar em operação para detectar as áreas com mais precisão. Isso quer dizer também que a cobertura de nuvens não irá mais restringir o trabalho de monitoramento.

Prêmio Josué de Castro tem inscrições abertas até 23 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226193.htm
[ CONCURSOS ] Promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SP), o objetivo do Prêmio Josué de Castro é promover a alimentação saudável e combater a fome e a desnutrição. Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de outubro de 2013, o Dia Mundial da Alimentação. A iniciativa é para incentivar pesquisas e programas para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Pesquisar este blog