Selecione o dia...

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Câmara conclui votação e projeto dos royalties segue para sanção presidencial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226253.htm
[ POLITICA ] A Câmara dos Deputados concluiu ontem (14/08/13) a votação do projeto de lei que destina 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O projeto segue agora para sanção presidencial. Nas votações dos destaques, o plenário aprovou simbolicamente o destaque do PMDB que retirou do texto a regra que estabelecia em 60% o mínimo de óleo excedente que caberia à União nos contratos de exploração de petróleo da camada pré-sal no regime de partilha. Os demais destaques que pretendiam retomar o texto aprovado pelo Senado Federal foram rejeitados.

Software livre é opção mais segura e barata, afirmam especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226251.htm
[ SOFTWARES ] Mais seguro e mais barato. Esses são os dois principais argumentos repetidos pelos defensores do software livre, nome usado nos meios da informática para designar programas de distribuição gratuita e que, por terem seu código-fonte aberto (open source, em inglês), podem ser livremente modificados por qualquer programador.

Seminário nacional, em setembro, aborda Indicações Geográficas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226250.htm
[ EVENTOS ] Há regiões que, ao longo dos anos, tornam-se conhecidas e mesmo notórias por causa de seus produtos. Como meio para garantir a proteção de tal reputação, essas zonas produtoras diferenciadas podem buscar a condição de Indicação Geográfica (IG) - concedida, no Brasil, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Isso porque a IG delimita a área de produção, restringindo seu uso aos produtores locais (em geral, integrantes de uma associação), e impede que outros usem o nome da região com produtos de qualidade não-controlada, mantendo os padrões locais. As Indicações Geográficas representam, em síntese, uma nova filosofia de produção, voltada para a qualidade e a originalidade.

Senado Federal lança Constituição em formato de livro digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226249.htm
[ LIVROS ] Prestes a completar 25 anos, a Constituição Federal ganhou ontem (14/08/13) uma versão para livros digitais, os chamados e-books, no formato e-pub. O lançamento foi realizado em solenidade na sala de audiências da presidência do Senado Federal. EPUB (abreviação de Electronic Publication - Publicação Eletrônica) é um formato de arquivo digital padrão específico para e-books.

Ovos orgânicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226247.htm
[ ECONOMIA ] No município de Viamão, no Rio Grande do Sul, as produtoras ecologistas Jurema Schneider e Nelci Grando criam galinhas poedeiras de maneira orgânica. As galinhas são criadas com o uso de ração balanceada, métodos naturais de higiene e saúde e são livres para circular na propriedade. Os ovos orgânicos são alimentos mais saudáveis, nutritivos e ecologicamente sustentáveis, ajudando a preservar o meio ambiente.

Conflitos entre produtores rurais e índios é discutido em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226246.htm
[ POLITICA ] Um acordo assinado ontem (14/08/13) em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul (MS) pode por fim aos conflitos agrários entre as duas partes.

Sistemas agroflorestais na região central do Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226255.htm
[ ECONOMIA ] Agricultores de onze municípios da Quarta Colônia, na região central do Rio Grande do Sul (RS), experimentam os sistemas agroflorestais como forma de conservação ambiental. Com a assistência técnica da Emater/RS-Ascar, agricultores são ajudados a fazer a melhor utilização do solo, o reflorestamento de espécies nativas e ao mesmo tempo aproveitamento da mesma área com culturas que melhoram a renda.

Projeto proíbe cantinas escolares de vender alimentos não saudáveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226254.htm
[ POLITICA ] As cantinas instaladas nas escolas de ensino básico serão proibidas de vender bebidas com baixo teor nutricional ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sódio. A decisão foi tomada ontem (14/08/13) no Senado Federal, mas ainda depende da aprovação dos deputados e do Palácio do Planalto para valer como lei. Há quase oito anos, os parlamentares discutem o projeto de lei que estabelece formas de garantir uma alimentação mais saudável nas escolas.

Brasil recebe apoio inglês para projeto de agricultura sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226252.htm
[ POLITICA ] Com o objetivo de reduzir a emissão de carbono, além de recuperar e proteger florestas de áreas rurais nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, o governo federal lançou ontem (14/08/13) o Projeto Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural, que vai beneficiar diretamente mais de 3.700 produtores rurais de 70 municípios brasileiros em sete estados: Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Robô aéreo contribui para agricultura de precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226248.htm
[ TECNOLOGIA ] Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), o aluno de doutorado Rafael Coronel Bueno Sampaio desenvolveu um sistema inteligente que permite a um robô aéreo quadrirrotor executar manobras de maior complexidade, alcançando locais de difícil acesso, com menor consumo de energia (bateria). A tecnologia é voltada à agricultura de precisão, com foco em um gerenciamento mais detalhado do sistema de produção. O projeto, pioneiro, faz parte do Aerial Robots Team (ART), do Laboratório de Robótica Móvel do Departamento de Engenharia Mecânica, e é orientado pelo professor Marcelo Becker.

Pesquisar este blog